Colégio Infante de Sagres

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Colégio Infante de Sagres é uma instituição de ensino de Portugal.[1]

História[editar | editar código-fonte]

No ano de 1923, a família Palma Leal muda a sua residência de Beja para Lisboa, para a Quinta das Palmeiras, um largo terreno situado perto do Jardim Zoológico e do Palácio das Laranjeiras, na Calçada Palma de Baixo Nº5.

Havendo a necessidade de educar uma família numerosa e rentabilizar um tão grande espaço da quinta, surge a ideia de fundar o Colégio Infante Sagres neste terreno. Assim, no dia 7 de Outubro de 1928, por volta das 16:00 da tarde foi inaugurado o Colégio Infante Sagres pela mão do Senhor Marechal António Óscar Fragoso Carmona, Presidente da República e pelo Senhor Engenheiro Duarte José Pacheco, então Ministro da Instrução, sendo o director e proprietário o Doutor Manuel de Ataíde da Veiga Pavão da Silva Leal, casado com Maria Emília Laranjo Gomes Palma.

Inicialmente o Palácio setecentista da Quinta das Palmeiras servia de residência para a família e alunos, uma vez que era um colégio para alunos internos. Rapidamente o número crescente de alunos levou à necessidade de aumento das instalações. As primeiras obras foram a construção do ginásio, tão grande que sem grande prejuízo de espaço, mais tarde foi aí construída a primeira piscina coberta de Lisboa e ainda um palco para as aulas de teatro dos alunos.

Ao longo dos tempos, foi construído na mata da quinta um lago com barcos para praticar remo, construída a casa para o diretor para que todo o edificio pudesse ser apoveitado pela crescente afluência de alunos e foram sendo feitas novas instalações como salas de aula, laboratórios, museu de história natural. Mais tarde, abre a seção infantil para netos e filhos de antigos alunos.

Sob o lema “Talent de bien faire”, inspirado no seu patrono, Infante de Sagres, o colégio procurava incutir nos seus alunos um forte sentido de disciplina no qual a educação física, intelectual, moral, cívica, religiosa e artística eram a grande preocupação.

No dia 26 de Outubro de 1962, Manuel de Ataíde da Veiga Pavão da Silva Leal, diretor do colégio morre deixando o cargo de direção ao seu filho Jorge Manuel Palma Leal, nascido em 1922.

Referências

  1. «Site da instituição». Consultado em 22 de maio de 2010. Arquivado do original em 21 de junho de 2009 
Ícone de esboço Este artigo sobre escolas ou colégios é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.