Colégio Nossa Senhora do Rosário (Porto Alegre)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Colégio Marista Rosário
Dados e estatísticas da escola
Localização Porto Alegre, RS
Endereço Praça Dom Sebastião, 2. Porto Alegre - RS
Data de abertura 1904
Tipo particular
Director(a) Onorino Moresco,fms
Número de alunos 2780
Website www.maristas.org.br

O Colégio Marista Rosário é uma tradicional escola particular da cidade de Porto Alegre. Foi o berço da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).[1]

Atualmente possui mais de 2780 estudantes e conta com o trabalho de aproximadamente 330 educadores.[2]

Missão: Educar crianças e jovens, comprometidos com um mundo justo e fraterno, promovendo formação integral de excelência, à luz do Carisma Marista.

Visão: Ser referência nacional em educação integral de excelência, com a marca da inovação e da gestão sustentável.

Valores: Amor ao trabalho, Audácia, Espírito de Família, Espiritualidade, Presença, Simplicidade e Solidariedade.

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundado em 1904 pelos irmãos maristas Louis-Bernard e Ambroise-Michel, e as primeiras aulas ocorreram nas dependências da Igreja do Rosário, em um espaço simples.[2] A escola foi transferida para diversos lugares provisórios até que, em 1927, foi inaugurado o prédio em que se localiza atualmente, na Avenida Independência, bairro Independência, próximo a Praça Dom Sebastião.[3] O prédio faz parte do patrimônio histórico e arquitetônico da cidade.[4]

Em 2003, o Marista Rosário conquistou dois importantes reconhecimentos: o Top of Mind como a marca mais lembrada na educação em Porto Alegre, e o Top Cidadania, como instituição socialmente responsável.

Em 2010, um novo prédio foi inaugurado, após quatro anos de construção. Praticamente ao lado do colégio, consiste em um espaço para a integração dos alunos e o aprimoramento das formas de ensino.[2] No mesmo ano, a escola passou a oferecer a opção de Turno Integral para Educação Infantil e Anos Iniciais.

Acesse aqui um Tour Virtual: http://colegiomarista.org.br/rosario/arq/tour/

Biblioteca Marista Rosário

Em 2016, a escola inaugurou sua nova Biblioteca com o dobro do tamanho anterior. O espaço foi planejado com recursos inovadores e criativos para leitura e construção de conhecimentos. Com a inauguração, os usuários passaram a utilizar os novos recursos tecnológicos e rede wi-fi. Entre os diferenciais, estão tablets acoplados nas estantes para pesquisa e um miniauditório com isolamento acústico e vídeo wall - estrutura montada com diversos monitores digitais, semelhante ao equipamento utilizado pelo Centro Integrado de Comando de Porto Alegre. Criado para palestras e aulas expositivas, o espaço possui paredes retráteis, que ampliam as possibilidades para os diversos eventos promovidos pelo colégio. Outro destaque é a área infantil, que conta com decoração lúdica e com uma estrutura de mais de três metros de altura para simular uma casa na árvore.

Prêmio Marcas de Quem Decide: 2016, 1º lugar na categoria Ensino Médio como a marca mais lembrada e 2º como marca preferida.

2015 e 2014: 1º lugar como a marca preferida e 2º lugar como a mais lembrada. | 2013: 1º lugar como a mais lembrada e 2º lugar preferência | 2012: 1º lugar como a marca mais lembrada.

Níveis de ensino[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Referência bibliográfica[editar | editar código-fonte]

  • Colégio Marista Rosário – Lições para a vida inteira, de Nadir Bonini Rodrigues.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]