Colégio Presbiteriano Agnes Erskine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Colégio Presbiteriano Agnes Erskine [1], ou mais popularmente Colégio Agnes, é uma instituição tradicional de ensino de confissão presbiteriana, localizado no Recife, capital de Pernambuco. Localizado atualmente na Zona Norte do Recife, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, bairro nobre da cidade, é vizinho de outros colégios históricos da cidade como o Colégio Damas, o Marista São Luís, o Colégio Vera Cruz, e após o fim da Avenida Rui Barbosa, já na Praça Parque Amorim, o Colégio Americano Batista. Primeiramente administrado por estadunidenses, é atualmente subordinado à Igreja Presbiteriana do Brasil e parte da rede de ensino do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Fundação[editar | editar código-fonte]

Fundado com o nome de Colégio Americano de Pernambuco em 16 de agosto de 1904 num sobrado no Parque Amorim [2]. Funcionou nos seus primeiros anos como internato feminino (assim como o Damas e o Colégio Vera Cruz)[3], passando mais tarde a ser um colégio misto.

O Colégio Americano de Pernambuco foi fundado por uma missionária americana Miss Eliza More Reed, natural de Pleasant Hill (Missouri), onde nasceu em 1857, enviada pelo Board da Igreja Presbiteriana do Sul dos Estados Unidos da América.

A instituição começou inicialmente como colégio misto, recebendo crianças católicas e protestantes, brasileiros, ingleses e holandeses, sendo os alunos originais: Olga Nóbrega, Maria Carolina, Jacinto de Melo, Noemi Marinho, Otoniel Marinho, Helcias Marinho, Judite Andrade, Samuel Andrade, George Henderlite, Langdon Henderlite, Maria de Souza Leão, Angelita de Souza Leão, Diógenes de Souza Leão, Augusto Costa, Corina Carneiro, Leonilda Amaral e Agnes Cooper [4].

Em 1920, o Colégio foi transferido para o sítio da Avenida Rui Barbosa, 704, atual endereço, sendo uma doação do casal norte-americano Mr. e Miss Hugh B. Sproul, passando a instituição a denominar-se Colégio Evangélico Agnes Erskine, em homenagem a Mrs. Agnes Erskine B. Sproul [4].

Em 1997, por decisão da Comissão Executiva do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, o Agnes mudou de nome pela segunda e última vez, perdendo a denominação Evangélico para passar-se a chamar Colégio Presbiteriano Agnes Erskine. [4]

Campus[editar | editar código-fonte]

O Campus localiza-se no bairro das Graças, com portão principal na Avenida Rui Barbosa, e portão secundário na Rua Amélia. No Campus é composto por prédios diversos, sendo o principal voltado para a Rui Barbosa, prédio da chácara doada pelo casal Sproul. O tombamento desse imóvel já foi recomendado pelo Ministério Público do Estado de Pernambuco [5].

Ensino Universitário[editar | editar código-fonte]

O colégio é polo do Ensino a Distância (EaD) da Universidade Presbiteriana Mackenzie de cursos de graduação e pós-graduação[6]. E do Sistema Ari de Sá - (SAS) Plataforma de educação ligada ao Colégio Ari de Sá Cavalcante.

Referências

  1. «Página oficial» 
  2. http://www.agnes.com.br/colegio.html  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  3. FREYRE, Gilberto (2007). Guia prático, histórico e sentimental da cidade do Recife. Recife: Global. p. 184. ISBN 9788526010673 
  4. a b c SOUZA, José Roberto de; DIAS, Júlio César Tavares (dezembro de 2015). «A Educação Protestante no Brasil: O Caso do Colégio Agnes». Revista de Teologia e Ciências da Religião. 4 (187-103): 96-98 
  5. [1]
  6. [2]