Colégio Santo Antônio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde setembro de 2015).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Se procura o colégio homônimo em Feira de Santana, veja Colégio Santo Antônio (Feira de Santana).

Colégio Santo Antônio é um colégio franciscano brasileiro, situado na região da Savassi de Belo Horizonte.

História[editar | editar código-fonte]

Foto do Colégio Santo Antônio em 1950!

O colégio foi fundado na cidade de São João del-Rei, em Minas Gerais, no ano de 1909, pela Ordem dos Frades Menores. Firmou-se como referência em educação, recebendo estudantes de diversas regiões brasileiras, atraídos pela imagem de excelência acadêmica e de sólida formação humana e religiosa.

Em 1950 os dirigentes da escola resolveram expandir suas a atividades para a capital do estado com o objetivo de melhor preparar seus alunos para o ingresso em escolas superiores de Minas Gerais e de outros estados. A missa inaugural foi celebrada no dia 17 de fevereiro de 1950, pelos frades Bertrando van Breukelen e Pedro Schretlen, numa pequena capela improvisada, na Rua Pernambuco, 880, no Bairro Funcionários, em Belo Horizonte. Naquele mesmo ano, funcionaram as primeiras sete turmas do então curso científico; dois anos depois, surgiram as turmas do ginásio.

Em 1954, a primeira turma de formandos do curso científico teve elevado índice de aprovação nos exames vestibulares da capital mineira e conquistou três importantes primeiros lugares: Guilherme Cabral Filho (Medicina, UFMG), Nilton Baeta (Ciências Econômicas, UFMG) e José de Oliveira Campos (Medicina, Universidade Católica).

Em 1968, após um grande incêndio ocorrido nas dependências da unidade de São João del-Rei, os frades optaram por fechar a unidade definitivamente, repassando toda a infraestrutura remanescente para o município. O Governo do Estado de Minas Gerais providenciou os recursos necessários para a incorporação do patrimônio e, em 1972, iniciou as atividades no prédio a Fundação Municipal de São João del-Rei, uma das instituições formadoras da Universidade Federal de São João del-Rei.

O Colégio Santo Antônio estabeleceu uma tradição pedagógica que o torna conhecido pela excelência acadêmica e pela formação humanista que proporciona. Ao longo de mais de um século de história, passaram pela instituição alunos, professores e funcionários que deixaram sua marca no colégio e na sociedade, levando para a vida os inconfundíveis traços da educação inspirada nas utopias de São Francisco de Assis.

Após o falecimento de frei Bertrando, o primeiro diretor, assumiram a frente da instituição outros franciscanos que ajudaram a construir a sua história: Freis Félix Neefjes, Hubertino Backes, Eduardo Copray, Aristides Kasbergen, Hildeberto Polman, Dario Campos, Salvador Tonino, Hilário Meekes, José Roberto Garcia, Gilberto Teixeira da Silveira, Francisco de Carvalho Neto, Flávio Silva Vieira, Adilson Corrêa da Silva, Jacir de Freitas Faria, Alexsandro Rufino da Silva e Juvenil Batista da Cruz. Atualmente, a Diretoria é formada por frei Vicente da Silva Lopes (Geral e Pedagógico); frei Jonas Nogueira da Costa (Pastoral) e frei Saulo José Duarte (Administrativo e Financeiro).

Freis CSA.png

Cronologia[editar | editar código-fonte]

Perfil educacional[editar | editar código-fonte]

A educação oferecida pelo Colégio Santo Antônio tem como base norteadora a pedagogia franciscana. A fonte de inspiração pedagógica foi herdada de São Francisco de Assis, haja vista que, através de seu modo de viver, pregou à sociedade o respeito mútuo, a solidariedade humana, o cuidado com o próximo e com os animais; e a paz entre os homens.

Projeto Político Pedagógico Pastoral[1] [editar | editar código-fonte]

A proposta pedagógica do Colégio Santo Antônio está pautada na formação humana inspirada no exemplo de Francisco de Assis, baseada nos princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum; nos princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; nos princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais; nos princípios humanos e cristão-franciscanos pautados pela paz e pela solidariedade.

A organização institucional segue as orientações emanadas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN nº 9394/96; Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio; e orientações do Conselho Estadual de Educação.

Para o Colégio Santo Antônio, educar significa conceber a inspiração franciscana como elemento norteador da relação professor-aluno. Esse princípio tem se destacado como uma das características mais marcantes do CSA, uma vez que o educador, sem se destituir de seu papel de articulador de saberes, mantém com o educando uma convivência pontuada pelo afeto e pela sensibilidade.

A prática filosófico-pedagógica do Colégio Santo Antônio tem como fundamentos os seguintes enfoques metodológicos: educação contextualizada, identificando o que pretendemos como algo integrante de um determinado contexto cultural/espacial/temporal; integração das áreas de conhecimento, discutindo o objeto de estudo e/ou investigação, relacionando-o com o contexto geral; currículo integrado, compreendendo a integração do desenvolvimento afetivo, emocional, cognitivo e social; pensamento crítico, desmitificando a verdade única e imutável; aprender a aprender, consolidando o conhecimento científico por meio da relação teoria/prática.

Fachada "Coleginho" 1970.png

O Colégio Santo Antônio opta pela formação centrada nos aspectos biopsíquico,econômico, social, político, religioso e cultural, estruturada no eixo pessoal, valorizando a originalidade e o potencial criativo de cada educando, e plural, visando ao enriquecimento cultural da comunidade e da sociedade.

A utopia dessa instituição é fazer ingressar na sociedade um ser humano pleno, capaz de reflexão permanente, dotado de sensibilidade para as diferenças e para as injustiças; capaz de exercer sua profissão com ética e fazer de sua ação um meio de crescimento e consolidação dos valores humanos.

O Colégio Santo Antônio acredita que o projeto político pastoral pedagógico está sempre em processo inconcluso, uma etapa em direção a uma finalidade que permanece como horizonte da escola. Esse horizonte aponta para a educação como construção contínua da pessoa humana, do seu saber, dos seus valores, das suas aptidões e da sua capacidade de discernir e agir.

Identidade Franciscana[2] [editar | editar código-fonte]

O Colégio Santo Antônio, como instituição educacional franciscana, procura orientar sua ação pedagógica à maneira de São Francisco de Assis. O Colégio Santo Antônio baseia a sua ação na espiritualidade franciscana, que considera três aspectos fundamentais: a Justiça, a Paz e a Integridade da Criação. Norteados pela fraternidade, esses três fatores orientam a vida daqueles que querem viver a fidelidade a Deus nos passos de São Francisco de Assis.

Por ser uma escola católica franciscana, o Colégio Santo Antônio abre-se ao diálogo, à , ao testemunho, à ciência, estando a serviço de alunos, familiares e educadores. São Francisco é a fonte de inspiração, o exemplo a ser seguido enquanto homem do acolhimento, do encontro com todas as criaturas de Deus. Assim, o colégio prioriza a educação para o encontro, para o amor, para o gesto concreto de solidariedade e compromisso ético.

A meta maior do Colégio Santo Antônio é envolver toda a comunidade escolar em projetos comuns, que contribuem para a construção de uma cultura de solidariedade e comunhão. Só assim é possível promover a fraternidade universal, tão sonhada por São Francisco.

Educar sob a inspiração de Francisco de Assis é despertar no educando a vontade e o compromisso de estender ao outro o melhor que tem dentro de si mesmo; marcar sua presença com o cuidado, com a atenção e com o carinho, pois essas atitudes são ecos de Deus que se manifestam na dimensão humana.

Fundamental I[3] [editar | editar código-fonte]

Igreja Santo Antônio no bairro Funcionários em Belo Horizonte (MG)

O Colégio Santo Antônio realiza, no Ensino Fundamental I, uma série de atividades, a fim de proporcionar o amplo desenvolvimento dos alunos, explorando a criatividade, a curiosidade e instigando o aprendizado. Nessa etapa, o objetivo maior é a formação básica da criança: inserindo-a no caminho do conhecimento, estimulando-a a raciocinar, a desenvolver a autonomia, a tomar atitudes de solidariedade e respeito ao próximo, tornando-a capaz de fazer a diferença no mundo. O Ensino Fundamental I tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante

  • o desenvolvimento da capacidade de aprender, por meio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  • o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
  • o desenvolvimento de valores humanos e cristãos.

Algumas atividades desenvolvidas no Ensino Fundamental I do Colégio Santo Antônio são:

Fundamental II[4] [editar | editar código-fonte]

Os conteúdos são trabalhados de modo que o conhecimento abordado em sala esteja contextualizado com a realidade dos alunos, socializando as descobertas entre todos os envolvidos. No Ensino Fundamental II, a proposta pedagógica do Colégio Santo Antônio está voltada para a valorização das atividades investigativas, ou seja, os nossos alunos são preparados para desenvolver o raciocínio e para defender suas ideias com argumentos bem construídos.

Algumas atividades desenvolvidas no Ensino Fundamental II são:

  • Excursões pedagógicas
  • Feira medieval;
  • Feira das religiões;
  • Semana da língua;
  • Oficina de Convivência e Cidadania.
  • ONU

Ensino Médio[5] [editar | editar código-fonte]

O Ensino Médio do Colégio Santo Antônio busca a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, a preparação básica para o trabalho e a cidadania, para que o jovem possa continuar aprendendo, sendo flexível e capaz de se adaptar às novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores, que lhes serão cobrados na vida adulta na qual está prestes a ingressar.

Além disso, nessa etapa, os alunos recebem os elementos necessários para enfrentar com excelência os desafios dos vestibulares e da prova do ENEM. São instruídos quanto ao desenvolvimento da escrita dissertativo-argumentativa, exigida na redação do ENEM e nas propostas de texto de outros vestibulares, e também quanto ao aprimoramento da escrita de texto em outras modalidades.

A proposta do Colégio Santo Antônio visa ao crescimento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

Algumas das atividades desenvolvidas no Ensino Médio do Colégio Santo Antônio são:

  • CSA Avançado;
  • Excursões pedagógicas;
  • Simulados do ENEM;
  • Simulação Santo Antônio (SISA);
  • Festival de bandas;
  • Oficina de políticas para a juventude;
  • Alemão na grade curricular.

Organização e Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Espaço[editar | editar código-fonte]

Entrada "Colejão"

O colégio é dividido em duas unidades: a Unidade de Ensino Fundamental I (1ª a 5ª séries do Ensino Fundamental), conhecida como “Coleginho” e a Unidade de Ensino Fundamental II e Ensino Médio (6ª a 9ª séries, além das três séries do Ensino Médio), chamada de “Colejão”.

Coleginho[editar | editar código-fonte]

O atual prédio do "Coleginho" está localizado na Rua Pernambuco, 732 - Funcionários e foi inaugurado em 1998. Ele conta com o prédio, onde ficam as salas de aula, o Auditório Frei Hildeberto Polman, secretaria e cantina. Há ainda as quadras e o Parque do Fradinho. Além disso, os alunos do “Coleginho” têm à disposição sala de artes, brinquedoteca, biblioteca direcionada, quadra poliesportiva, auditório e outros espaços apropriados para a aprendizagem.

Colejão[editar | editar código-fonte]

O Colejão está localizado na Rua Pernambuco, 880, no bairro Funcionários onde há uma  infraestrutura completa de laboratórios (química, física, biologia e informática), biblioteca, salas de estudo, salas de multimeios, quadras de esportes.  O Colégio Santo Antônio conta, ainda, com dependências como teatro, estúdio de rádio, estúdio de música, sala de jogos, recepção, secretaria, enfermaria, cantinas, gráfica, serviço social, capela e escaninhos.

No Colejão vigora, há alguns anos, a política da liberdade com responsabilidade. Os portões ficam abertos para que os alunos do Ensino Médio possam sair do Colégio na hora do recreio para lanchar ou passear pelas imediações.

Bibliotecas[6] [7] [editar | editar código-fonte]

O Colégio Santo Antônio possui duas bibliotecas: a Biblioteca Central e a Biblioteca Infantil.

A Biblioteca Central Mauro Villela, no “Colejão”, guarda um acervo com cerca de 60 mil livros, além de revistas em quadrinhos, documentos eletrônicos (vídeos, CDs, DVDs), revistas e jornais. Além disso, a Biblioteca Mauro Villela conta com os serviços de cabines de estudos, reserva de material, exposições de novas aquisições e indicação de leituras. O acervo está classificado dentro dos padrões universais da Biblioteconomia (código de classificação CDD). Sendo assim, os livros estão indexados por assunto e cada livro recebe uma cor para auxiliar o aluno a localizá-lo no acervo.

Mauro Villela, que dá nome à biblioteca, fez parte da primeira turma de professores que inaugurou o Colégio Santo Antônio em Belo Horizonte. Lecionou até o início da década de 90. Além de professor, Mauro Mendes Villela, conhecido como Fichinha, foi escritor, tradutor, grande admirador dos livros, compositor e poeta.

Já a Biblioteca Infantil Frei Salvador Tonino atende alunos do Ensino Fundamental I (“Coleginho”). Os alunos utilizam a biblioteca em horários pré-agendados com os professores. As atividades desenvolvidas na biblioteca infantil enfatizam o contato lúdico e prazeroso com a leitura e orientam os primeiros passos para a pesquisa.

As obras literárias estão selecionadas por faixa etária, respeitando a evolução do grau de leitura de cada série. Os livros estão classificados conforme os padrões universais da Biblioteconomia, e a organização é totalmente informatizada.

O objetivo da biblioteca infantil é estimular a leitura. O acompanhamento didático e de pesquisa é realizado em sala de aula. A biblioteca dá suporte aos professores.

Frei Salvador Torino, que dá nome à biblioteca, foi vice-diretor e tesoureiro do Colégio Santo Antônio em 1974. Possuía uma dedicação marcante pelos livros e pela educação.

Mantenedora[editar | editar código-fonte]

O Colégio Santo Antônio é uma das unidades da Associação Franciscana de Educação e Assistência Social, rosto civil e jurídico da atuação educacional e socioassistencial da Ordem dos Frades Menores da Província Santa Cruz. Sua direção é composta de três diretores, que são os representantes legais da Mantenedora perante a comunidade e a Província Santa Cruz, social e juridicamente.

Serviço Social[8] [editar | editar código-fonte]

Como instituição franciscana atenta à realidade do país, a Associação Franciscana de Educação e Assistência Social, por meio do Colégio Santo Antônio, atua no campo da educação, desenvolvendo programas e projetos para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social.

 Sua atuação consiste no planejamento e execução de programas e projetos de atendimento, tendo as seguintes atribuições:

  • Elaborar, implementar, executar e avaliar os programas e projetos sociais no Colégio Santo Antônio;
  • Integrar, articular e fortalecer a rede de atendimento da Associação Franciscana, bem como a rede de atendimento ao público-alvo dos projetos sociais em Belo Horizonte e Região Metropolitana;
  • Orientar os indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais na identificação de recursos comunitários para o atendimento de suas demandas e na defesa de seus direitos;
  • Realizar estudos, visitas e entrevistas socioeconômicas com os beneficiários para inclusão nos programas e projetos do Colégio Santo Antônio;
  • Realizar atendimentos individuais e de grupo para acompanhamento dos beneficiários e suas famílias;
  • Divulgar e orientar sobre a política de atendimento do Colégio Santo Antônio.

Psicologia Educacional[9] [editar | editar código-fonte]

O Colégio Santo Antônio conta com uma equipe de profissionais da Psicologia que atua de forma integrada junto aos alunos, pais, professores, coordenadores e funcionários, com o objetivo de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo.

Atividades da equipe:

Orientação de Estudos: O Setor prepara e confecciona, em parceria com os coordenadores de turma e professores, um material específico de orientação de estudo, de acordo com cada segmento, buscando instrumentalizar pais e alunos para a construção de uma rotina saudável que garanta condições necessárias para a prática de estudo diário.

A Orientação de Estudos propicia a aquisição e o desenvolvimento de competências básicas, como a organização e a distribuição do tempo, o estabelecimento de prioridades, o planejamento de atividades, a definição de objetivos, a clareza de direitos e deveres, a forma como se apreendem os conteúdos, enfim, um conjunto de habilidades que buscam impactar positivamente no rendimento escolar.

Grupos de Apoio: O Grupo de Apoio é uma atividade coletiva, breve, de caráter psicopedagógico destinada ao 1º ano do Ensino Fundamental. Chamado carinhosamente de “Grupinho”, é um espaço de caráter transformador que visa ao desenvolvimento de habilidades pedagógicas e psicossociais nas crianças, propiciando sua integração e seu desenvolvimento saudável.

Orientação Profissional: O projeto de Orientação Profissional destina-se aos alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e tem como objetivo instrumentalizá-los para um processo de escolha consciente e autônoma. Durante o processo, são enfocados aspectos fundamentais como autoconhecimento, conhecimento do sistema político-econômico vigente, das possibilidades ocupacionais e do mercado de trabalho. Como atividade complementar, são desenvolvidas visitas às universidades/faculdades, ocasião em que os alunos são convidados a dialogar com profissionais das diversas áreas do conhecimento.

Recepção de alunos novatos: A recepção de alunos novatos é um projeto realizado com os alunos do Colejão (Ensino Fundamental II e Ensino Médio). Têm como objetivos acolher os alunos novatos, ouvir suas expectativas e anseios, visando aproximar e favorecer o conhecimento e a integração com a escola e os novos colegas. Constitui-se também como momento de informação aos alunos sobre o funcionamento da escola.

Grêmio Estudantil[10] [editar | editar código-fonte]

O Grêmio do Colégio Santo Antônio é bastante ativo e recebe apoio da direção e dos professores. No período de eleições, o Grêmio realiza um trabalho de conscientização dos alunos, promovendo o debate entre candidatos a cargos eletivos e convidando juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG) para dar palestras.

No setor cultural, o Grêmio e seu Departamento de Relações Internas (DRI) desenvolvem projetos como o “Cinema em Debate” e “Leitura dos Clássicos”. Ele promove ainda o Festival de Bandas, no horário do intervalo das aulas. Os alunos votam nas melhores bandas e as vencedoras tocam no “Festival do Sorvete”, também promovido pelo Grêmio.

Pastoral[11] [editar | editar código-fonte]

Pela Pastoral, espaço de evangelização e formação humana, o Colégio Santo Antônio propõe uma espiritualidade que perpassa todo o fazer educativo e objetiva a formação de gerações críticas, conscientes e comprometidas com a dimensão profética da Palavra de Deus.

Algumas atividades desenvolvidas pela Pastoral no Colégio Santo Antônio são:

Esportes[12] [editar | editar código-fonte]

O Colégio Santo Antônio oferece uma série de atividades extracurriculares que contribuem para uma formação mais abrangente dos alunos que participam dessas atividades.

A realização de atividades extracurriculares representa uma diferença significativa no desempenho escolar. Elas enriquecem a formação e possibilitam aos alunos adquirirem conhecimentos de interesse para sua formação pessoal e profissional, constituindo um meio de ampliação de seu currículo, com experiências e vivências.

As atividades extracurriculares trabalham a memorização, o processo cognitivo, mas também a disciplina. A motivação e a alegria de estar na escola também são diferentes quando existe um trabalho como esse. Estudos apontam, por exemplo, que atividades como o xadrez ampliam a capacidade do aluno de trabalhar com a matemática e disciplinas que contenham cálculo.

O aluno é sempre orientado para que o seu desempenho esportivo seja compatível com o desempenho escolar. A proposta é possibilitar o desenvolvimento do esporte, compreendendo-o como um fenômeno cultural, formando o aluno para organizar e praticar esportes. As atividades esportivas oferecidas pelo Colégio Santo Antônio são as seguintes:

Artes[13] [editar | editar código-fonte]

A valorização das artes já é uma tradição do Colégio Santo Antônio. O estudo da música, do teatro e da dança trazem grandes benefícios para os alunos, que desenvolvem a sensibilidade, a criatividade e ampliam seu círculo de amizades. Além disso, o aluno é sempre orientado para que o seu desempenho artístico seja compatível com o desempenho escolar.

Todas as atividades extras oferecidas pelo Colégio Santo Antônio também possibilitam ao aluno estabelecer relações com o conhecimento adquirido através do currículo formal e o conhecimento prático, efetivando uma formação mais plena, mais completa. As atividades artísticas oferecidas no Colégio Santo Antônio são as seguintes:

Escolas Conveniadas[14] [editar | editar código-fonte]

As escolas conveniadas com o Colégio Santo Antônio são as seguintes:

  • Instituto Educacional Aquarela Mágica
  • Instituto da Criança
  • Instituto Educacional Despertar
  • Mundo Feliz
  • Escola Lúcia Casasanta
  • Instituto Educacional Cecília Meireles
  • ETH – Escola Theodor Herzl
  • Colégio Balão Vermelho
  • Vila da Criança
  • Escola Infantil Villa Cata Vento
  • Trilha da Criança Centro de Educação Infantil
  • Sistema Educacional Primeiros Passos
  • República do Baby
  • Passo a Passo Centro Integrado da Criança
  • NUPI Núcleo Pedagógico Infantil
  • Néctar Escola Infantil
  • Miudinhos Centro Educacional
  • Instituto Pingo de Luz
  • Instituto Monteiro Lobato
  • Instituto La Fontaine
  • Escola Bilboquê
  • Gaivotas Educação Infantil
  • Escola Infantil Corujinha
  • Escola Infantil Visconde de Sabugosa
  • Viva Educação Infantil
  • Escola de Educação Infantil Terra do Saber
  • Escola Infantil Barquinho de Papel
  • Barquinho Amarelo Centro de Educação Infantil
  • Escola Galileo Galilei
  • Escola Casa da Gente
  • Criativa Idade
  • Chez L'Enfant Centro de Integração da Criança
  • CETIM
  • Castelo Mágico Educação Infantil

Para estudar no Colégio Santo Antônio[editar | editar código-fonte]

O processo de admissão para o Colégio Santo Antônio acontece no final de setembro. As datas, horários, critérios para aprovação são divulgados no site oficial. As inscrições poderão ser feitas a partir da segunda semana de agosto.

Referências

  1. Comunicação CSA. "Projeto Político Pastoral Pedagógico". Colégio Santo Antônio. Consult. 14/09/2015. 
  2. Comunicação CSA. "Compromisso Franciscano". Colégio Santo Antônio. Consult. 14/09/2015. 
  3. Comunicação CSA. "Fundamental I". Colégio Santo Antônio. Consult. 14/09/2015. 
  4. Comunicação CSA. "Fundamental II". Colégio Santo Antônio. Consult. 14/09/2015. 
  5. Comunicação CSA. "Ensino Médio". Colégio Santo Antônio. Consult. 14/09/2015. 
  6. Comunicação CSA. "Biblioteca Central Mauro Villela". Colégio Santo Antônio. Consult. 14/09/2015. 
  7. Comunicação CSA. "Biblioteca Infantil Frei Salvador Tonino". Colégio Santo Antônio. Consult. 14/09/2015. 
  8. Comunicação Csa. "Serviço Social CSA". Colégio Santo Antônio. Consult. 14/09/2015. 
  9. Comunicação CSA. "Psiscologia". Colégio Santo Antônio. Consult. 14/09/2015. 
  10. Comunicação CSA. "Grêmio Estudantil". Colégio Santo Antônio. Consult. 14/09/2015. 
  11. Comunicação CSA. "Pastoral". Colégio Santo Antônio. Consult. 14/09/2015. 
  12. Comunicação CSA. "Esporte". Colégio Santo Antônio. Consult. 14/09/2015. 
  13. Comunicação CSA. "Artes". Colégio Santo Antônio. Consult. 14/09/2015. 
  14. Comunicação CSA. "Escolas Conveniadas". Colégio Santo Antônio. Consult. 14/09/2015. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]