Colégio de São Clemente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Colégio de São Clemente
Colexio de San Clemente
Colégio de São Clemente
Fachada do colégio
Tipo Colégio universitário
Estilo dominante Maneirista
Arquiteto Ginés Martínez
Engenheiro Xácome Fernández, Leonel de Avalle
Início da construção 1607
Fim da construção 1609
Proprietário inicial Universidade de Santiago de Compostela
Função atual Instituto de Educação Secundária Rosalía de Castro
Geografia
País Espanha
Cidade Santiago de Compostela
Coordenadas 42° 52' 40" N 8° 32' 48" O

O Colégio de São Clemente (em galego: Colexio de San Clemente é um edifício civil de estilo maneirista do início do século XVII situado na cidade de Santiago de Compostela, Galiza, Espanha, nas imediações da Porta Faxeira e do lado norte do Parque da Ferradura.

História e descrição[editar | editar código-fonte]

O colégio foi fundado pelo arcebispo Juan de Sanclemente em 1601, para pasantes ou graduados que, após terminarem os seus cursos universitários, pudessem ampliar os seus estudos, mas só começou a funcionar em 1630. Desde os primeiros tempos que a aparição deste novo colégio despertou a adversão do Colégio de Fonseca. As disputas entre ambos pelo títitulo de único "colégio maior" da Universidade de Santiago de Compostela foram apresentadas perante a justiça real, e só em 1730 é que um decreto do rei Filipe V acabou com a desavença ao conceder o título de "maior" exclusivamente ao Colégio de Fonseca. O Colégio de São Clemente foi extinto como tal em 1809 e atualmente é uma escola secundária, o Instituto de Educação Secundária Rosalía de Castro, depois de até há alguns anos ter sido o "instituto feminino" de Santiago, nome pelo qual ainda é conhecido.

A obra deve ter sido encomendada a Ginés Martínez, segundo Bonet Correa, e foi executada em estilo maneirista entre 1607 e 1609 por Xácome Fernández e Leonel de Avalle, quando Martínez já se tinha ausentado de Santiago. O local onde foi construído fazia parte da carballeira (carvalhal) de Santa Susana, encontrando-se por isso fora da área urbana compostelana — a porta mais próxima era a Faxeira.

Martínez adotou uma planta retangular, com pátio central, erigindo uma edificação de dois corpos de altura, sóbria, de linhas retas, que só são interrompidas no portal, articulada de forma similar à do Colégio de Fonseca — algo que deve ter sido aconselhado por Juan de Sanclemente — mas com menos elementos decorativos, seguindo uma organização de tipo arco do triunfo, mas fazendo uso de elementos classicistas: nichos coroados, colunas classicistas nas laterais e com um frontão triangular que remata o conjunto. O uso de pedestais, sapatas, arquitraves e cornijas salientes dá uma certo dinamismo e produz jogos de sombras que são mais caraterísticos do maneirismo.

Notas e bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Bonet Correa, Antonio (1965), La arquitectura en Galicia durante el siglo XVII (em espanhol), Madrid 
  • Chamoso Lamas, M. (1980), Santiago de Compostela (em espanhol), Corunha: Imprenta Moret