Colégio dos Jesuítas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Março de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


CJ
Colégio dos Jesuítas
Lema Fides et Scientia
Localização Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
Bairro São Mateus
Endereço Avenida Presidente Itamar Franco nº 1.600
Orientação religiosa Catolicismo

O Colégio dos Jesuítas integra a "Rede Jesuíta de Educação", formada por aproximadamente 1.500 centros de aprendizagem, em mais de 60 países.

Obra Apostólica da Companhia de Jesus no Brasil, contribui há 61 anos com a ação evangelizadora da Igreja por meio da excelência na educação, desenvolvendo e integrando as dimensões afetiva, ética, social, cognitiva, esportiva, comunitária e espiritual de seus alunos, à luz de uma concepção cristã do ser humano, preparando-os para a vida e para uma presença transformadora na sociedade.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Com área de aproximadamente 80 mil metros quadrados na região central de Juiz de Fora, entre os quais cerca de 40 mil metros quadrados de Mata Atlântica, utilizada para caminhadas ecológicas e para o ensino de Ciências e Biologia, o Colégio dos Jesuítas possui um dos mais completos conjuntos educacionais da região da Zona da Mata mineira.

Os novos espaços didáticos, com salas amplas e modernas, áreas de convivência, biblioteca, três laboratórios de informática, laboratórios de física, biologia, química e línguas estrangeiras, parquinho infantil e os centros poliesportivos com ginásio, piscina coberta e aquecida, quadras cobertas e campo de futebol, foram todos concebidos para contemplar processos pedagógicos que ocorrem além dos limites das salas de aula, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Essa estrutura física personalizada permite a atuação conjunta dos professores e profissionais das diversas equipes da escola, desenvolvendo os estudantes em todas as suas dimensões, por meio de projetos interdisciplinares e da vivência de práticas desportivas, encontros de formação, estágios sociais, ações de voluntariado, projeto de liderança cristã e coral, entre outras atividades.

Escudo[editar | editar código-fonte]

Construído a partir do conceito de "Less is more" ("Menos é mais"), que busca identificar o essencial para transmitir a mensagem desejada, o escudo do Colégio dos Jesuítas apresenta elementos como o lírio (flor que simboliza a pureza e também a "Imaculada Conceição de Nossa Senhora", padroeira e protetora do Colégio), o "Cruzeiro do Sul" e o "JHS" (ou "IHS"), monograma usado pelos jesuítas desde o tempo de Santo Inácio de Loyola, remetendo ao latim "Jesus Hominum Salvator", que significa "Jesus Salvador da Humanidade".

Completando o desenho, foi incorporada ao escudo a frase em latim "Fides et Scientia" ("Fé e Ciência"), base da formação jesuítica.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]