Colônia (comunidade)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Flag of Brazil.svgGnome-globe.svg
Esta página ou seção está redigida sob uma perspectiva principalmente brasileira e pode não representar uma visão mundial do assunto.
Por favor aperfeiçoe este artigo ou discuta este caso na página de discussão.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Uma colônia ou comunidade colonial é um acomunidade, resultante do processo de migração ou de imigração. O termo geralmente continua sendo usado mesmo após muitas décadas, para designar as localidades que surgiram desta forma e conservam as tradições do passado.

No início a maioria das colônias possuem nas atividades rurais a base da sua economia. Com o passar dos anos e o crescimento da colônia outras atividades podem ganhar importância significativa.

Muitas destas comunidades crescem e tornam-se e cidades. Muitas colônias dão origem a outras comunidades no entorno, em função do crescimento demográfico, aliado à estrutura fundiária formada por minifúndios.

Nas colônias são marcantes os traços culturais dos antepassados. Nestas comunidades a maioria das famílias dedicam-se à mesma atividade.

Em muitos casos a maioria da população pertence a uma mesma etnia ou origem e possui a mesma religião. O núcleo de agregação da colônia pode ser uma casa de comércio ou uma igreja. No entorno destes também podem existir a escola, um salão para festas, um bar ou mercearia.

As comunidades coloniais formadas por descendentes de imigrantes europeus são a base da organização social em muitas áreas rurais no Sul do Brasil e em algumas partes do Sudeste. Estas regiões receberam grandes contingentes de imigrantes, no Século XIX e início do Século XX. Estes imigrantes eram provenientes principalmente da Alemanha e Itália, e em menor quantidade da Polônia, Ucrânia, Prússia e outros.

Na Região Norte do Brasil as colônias ocupam geralmente as margens dos rios. São formadas principalmente por seringueiros, geralmente de origem nordestina.

Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um sociólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.