Colapso da Idade do Bronze

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Invasões e movimentos populacionais no Mediterrâneo oriental durante o final da Idade do Bronze

O colapso da Idade do Bronze foi uma período de transição na região do Mar Egeu, Sudoeste da Ásia e no Mediterrâneo Oriental desde a Idade do Bronze tardia até a Idade do Ferro caracterizado por uma idade das trevas que os historiadores acreditam ter sido violenta, repentina e culturalmente perturbadora. A economia do palácio da região do Egeu e da Anatolia, que caracterizou o final da Idade do Bronze, foi substituída, após um hiato, pelas culturas isoladas da vila da Idade das Trevas Grega.

Entre c. 1200 e 1150 aC, o colapso cultural da Civilização Micênica, do Império Hitita na Anatolia e na Síria[1] e do Império Novo do Egito na Síria e Canaã[2] interromperam as rotas comerciais e reduziram gravemente a alfabetização.[3] Na primeira fase deste período, quase todas as cidades entre Pylos e Gaza foram violentamente destruídas e muitas vezes deixadas desocupadas depois: exemplos incluem Hattusa, Micenas e Ugarit. De acordo com Robert Drews: "Em um período de 40 a 50 anos no final do século XIII e início do século XII, quase todas as cidades significativas do mundo do Mediterrâneo Oriental foram destruídas, sendo que muitas delas nunca mais foram reocupadas".[4]

O fim gradual da Idade das Trevas que se seguiu viu a eventual ascensão dos estados sírio-hititas estabelecidos na Cilícia e na Síria, reinos arameus de meados do século X aC no Levante, a eventual ascensão do Império Neo-Assírio e, depois do período de orientalização do Egeu, a Grécia Clássica.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. For Syria, see M. Liverani, "The collapse of the Near Eastern regional system at the end of the Bronze Age: the case of Syria" in Centre and Periphery in the Ancient World, M. Rowlands, M.T. Larsen, K. Kristiansen, eds. (Cambridge University Press) 1987.
  2. S. Richard, "Archaeological sources for the history of Palestine: The Early Bronze Age: The rise and collapse of urbanism", The Biblical Archaeologist (1987)
  3. Russ Crawford (2006). «Chronology». In: Stanton, Andrea; Ramsay, Edward; Seybolt, Peter J; Elliott, Carolyn. Cultural Sociology of the Middle East, Asia, and Africa: An Encyclopedia. [S.l.]: Sage. p. xxix. ISBN 978-1412981767 
  4. Drews, 1993, p. 4

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.