Série Vaga-Lume

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Coleção Vaga-Lume)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Série Vaga-Lume
Livros
Autor Marcos Rey
Lúcia Machado de Almeida
Luiz Puntel
Idioma original Português
Publicado entre 1973-atualmente
Editora Brasil Editora Ática
País  Brasil
Gênero Literatura infanto-juvenil

A Série Vaga-Lume é uma coleção de livros lançada pela Editora Ática a partir de janeiro de 1973. As obras são principalmente voltadas para um público infanto-juvenil. A coleção ao longo do tempo teve algumas alterações no seu formato, mas, são inesqueciveis suas capas clássicas e suas imagens, onde os objetos ou pessoas ficam para fora do quadro tanto na capa e também no miolo. Escolhida em muitas escolas, sem esquecer que possui um suplemento de trabalho com várias atividades para o leitor.

Vaga-Lume Júnior[editar | editar código-fonte]

A Série Vaga-Lume traz também livros especiais para o público infantil e adolescente. Neles se notam textos mais curtos, fontes bem maiores e ilustrações coloridas.

Breve História[editar | editar código-fonte]

A série Vaga-lume nasceu na virada do ano de 1972 para 1973, com um objetivo: oferecer literatura de qualidade para o público juvenil e, assim, promover o gosto pela leitura, principalmente para aquelas crianças e jovens que buscam aventuras literárias.

Quando o projeto surgiu os autores foram convidados a participar, e até mesmo autores conhecidos por obras de outros gêneros ou voltados a outros públicos foram chamados. Todos os originais passam até hoje por uma avaliação de qualidade, pois há a necessidade da narrativa estra de acordo com a proposta da série.

Até 2013, a coleção tinha um total de 91 obras, divididas na série Vaga-lume, com 69 livros, e a Vaga-lume Jr., com 22. Dentre as obras do primeiro grupo, as mais vendidas são A Ilha PerdidaO Escaravelho do DiaboAçúcar AmargoDeu a Louca no Tempo e A Turma da Rua Quinze.

Mesmo que já tenham se passado quatro décadas da primeira edição, pouco mudou, mantendo as principais características.

"Desde o seu lançamento, a série passou por quatro reformulações, mas a maioria dos livros ainda hoje tem a mesma ilustração de capa da já clássica primeira edição”, ressaltou a editora de livros juvenis da Ática, Carla Bitelli. [1]

A coletânea segue sendo uma das principais usadas em escolas embalando gerações.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Oliveira, Fernanda (3 de abril de 2014). «A importância da coleção Vaga-lume na formação de novos leitores». Saraiva Conteúdo. Consultado em 18 de maio de 2016. 
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.