Colecionador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Colecionador (desambiguação).
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Colecionador é o indivíduo ou instituição que faz coleção dos mais variados objetos, tais como selos e moedas. Exemplos: a biblioteca é uma colecionadora de livros, um museu coleciona diversas objetos.

História[editar | editar código-fonte]

Não se sabe o período certo de quando o ser humano começou a colecionar objetos. A hipótese mais aceita é que tenha começado com objeto que os homens pré-históricos poderiam utilizar, mais tarde.

Um dos mais famosos colecionadores em todo mundo é o museu, que pode ser desde uma sala até uma enorme construção. O mais famoso museu é o Museu do Louvre em Paris. Desde sua fundação na era napoleônica até os dias atuais. Um dos mais famosos objetos de sua coleção é Mona Lisa pintada por Leonardo da Vinci.

Outra instituição que é um colecionador (geralmente ninguém percebe) é a biblioteca, que coleciona livros antigos ou novos no seu acervo. Uma das mais famosas bibliotecas do mundo foi a Biblioteca de Alexandria a qual, segundo lendas, conteria a fórmula da imortalidade.

Outro exemplo famoso é da estilista milanesa Biki que montou uma sala refrigerada na sua casa para conservar chocolates comprados no mais diversos lugares do mundo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre entretenimento é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.