Colettive

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Este artigo foi proposto para eliminação por consenso. Você é encorajado a melhorar o artigo, mas não remova este aviso, o que seria considerado vandalismo.

Dê a sua opinião e caso ela seja transformada numa votação após uma semana, vote (se tiver direito ao voto) na discussão.

Se aprovada, a eliminação ocorrerá a partir de 18 de julho.

Colettive é uma banda de rock alternativo brasileiro criada em 2006, em Mogi das Cruzes (SP). É formada por Manno Chaves (voz) Felipe Chaves (guitarra), Karin Takagaki (violoncelo e teclado), Leandro Zeiroldt e Will Colettive (baixo e guitarra) e Rogério Martins (bateria).

História Criada em 2006, a Colettive nasce de um ensaio frustrado da Má Cria, banda de hardcore em que tocavam Leandro, Rogério e Will. Com a falta de outros integrantes, o grupo gastou as horas de estúdio tocando versões de bandas como Pato Fu, Los Hermanos, entre outras, com a presença de Cris Morais. Ela permaneceu como vocalista da Colettive por 11 anos, anunciando sua saída em março de 2018. Além de Cris Morais, o grupo contou com uma rápida passagem de Eddi Castilho, segundo vocalista. O nome Colettive (coletivo, em italiano) representa um sentido de comunidade e foi escolhido pelo baterista Rogerio Martins como forma de abarcar o desejo do grupo de, além dos músicos fixos, incluir outros artistas como participantes em suas composições, arranjos, etc. Dozepor36 é o nome do EP lançado em 2007. Com seis músicas (Deus do Cinza, Cúmplide de Espetáculo, Lucy – Jardim de Outono, Catarina e Trilhos), reúne as primeiras canções compostas pela formação original. É marcado por uma experiência traumática para a banda após ter de ser finalizado em outro local e ter a produção interrompida por mais de dois meses em consequência do desentendimento entre os proprietários do estúdio onde começou a ser gravado.

Faz parte da coletânea digital Bandas Independentes do Brasil.

Reações Adversas Primeiro disco da banda, Reações Adversas foi gravado no Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM) da Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes, após ser aprovado em edital de concorrência pública.

Produzido por Rômulo Brosco, Reações Adversas passou também pelas mãos de Vitor Farias, que assina trabalhos como Bloco do Eu Sozinho (Los Hermanos), Cabeça Dinossauro (Titãs), Benjor (Jorge Ben) e Saudade do Brasil (Elis Regina), na mixagem no estúdio VSF (RJ), e de Ricardo Garcia (já trabalhou com Barão Vermelho, O Rappa, Gilberto Gil, Zé Ramalho, Djavan, entre outros), na masterização, no Magic Master (RJ). O lançamento do álbum ocorreu no Theatro Vasques, em 28 de julho de 2017, durante o Festival de Inverno da Serra do Itapety. Com 11 canções que compilam a primeira década de existência da banda, o disco é marcado por letras fortes, músicas marcantes e diferentes texturas. O disco está disponível em todas as plataformas digitais. A identidade visual é assinada pelo designer Thiago Siqueira.

Novos integrantes É durante as gravações do disco que o grupo conhece a violoncelista e pianista Karin Takagaki, minutos antes de entrar em estúdio para ensaiar. Notada por estar com a bag do cello nas costas, Karin aceita o convite para ouvir as músicas e gravar o instrumento em, a princípio, uma das canções do disco. Os ensaios dela com o quarteto começaram em outubro de 2016 e o convite para que integrasse a banda não demorou a ser formalizado, tamanha a identificação geral.

Vocalista, principal letrista da banda e dona de um talento indescritível, Cris Morais deixa a banda em março de 2018.

A chegada dos irmãos Fagner (Manno) e Felipe Chaves ocorre na sequência. A dupla da banda TV República, de Guarulhos, passa então a compor a formação atual da Colettive.

Os primeiros shows do sexteto ocorreram no Espaço Cultural Opereta (Poá-SP) e no Digi Club (Mogi das Cruzes-SP), em julho de 2018.

Integrantes Ex-integrantes
  • Fagner Chaves (Manno) – Voz
  • Cris (Crica) Morais - Voz
  • Felipe Chaves – Guitarra
  • Eddi Castilho – Voz e flauta doce
  • Karin Takagaki – Violoncelo, violão, teclados
  • Leandro Zeiroldt – Contrabaixo, guitarra
  • Rogerio Martins - Bateria
  • Willian Almeida (Will) – Guitarra, baixo

Discografia

(EP)[editar | editar código-fonte]

  • Dozepor36 (2007)

Álbum[editar | editar código-fonte]

  • Reações Adversas (2017)

Singles[editar | editar código-fonte]

  • "Bilhete da Sorte" (2012)

Coletânea[editar | editar código-fonte]

  • Bandas Independentes do Brasil (2010)

Referências Digestivo Cultural - https://www.digestivocultural.com/pressreleases/pressrelease.asp?codigo=10228&titulo=Banda_Colettive_une_protesto,_amor_e_musica,_em_Poa

Jornal Diário de Suzano - https://www.diariodesuzano.com.br/cultura/colettive-lanca-dia-28-novo-album-durante-festival-de-inverno/37792/

Jornal O Diário de Mogi - http://www.odiariodemogi.net.br/ele-e-barbeiro-musico-e-empresario/

Portal G1 - http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2016/12/festival-dezembro-independente-comeca-nesta-sexta-em-mogi.html

Balcão D'Arte - https://www.balcaodarte.com.br/2017/10/musica-reacoes-adversas-por-banda.html

Portal News - http://www.portalnews.com.br/_conteudo/2017/12/variedades/69369-mogi-recebe-o-9-festival-dezembro-independente.html

Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes - http://www2.cultura.pmmc.com.br/index.php?option=com_content&view=section&layout=blog&id=2&Itemid=99&limitstart=168&el_mcal_month=9&el_mcal_year=2014

Portal G1 - https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/festival-de-inverno-de-mogi-das-cruzes-tera-show-e-espetaculo-teatral-nesta-sexta-feira.ghtml