Colina dos Pardais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uma vista da Colina dos Pardais.

A Colina dos Pardais (em russo: Воробьёвы горы), conhecida como Colina Lênin entre 1935 e 1999, é uma colina na margem direita do rio Moskva e um dos pontos mais altos de Moscou, atingindo uma altura de 220 m acima do nível do mar, ou 60 a 70 m acima do nível do rio.

A plataforma de observação, que dá uma vasta vista panorâmica da cidade, está em um banco íngreme de 85 m acima do rio, ou 200 m acima do nível do mar. O Estádio Luzhniki (antigo Estádio Lenin), onde se realizaram as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 1980, encontra-se logo abaixo, atravessando o Rio Moskva. Junto a ele está o Convento de Novodevichy, com suas torres barrocas de Naryshkin.

Não muito longe da plataforma de observação está a Ponte do Metrô de Luzhniki. A ponte de metrô de dois níveis atravessa o rio para ligar Komsomolsky Prospekt à Vernadsky Prospekt. A ponte é ferroviária, servindo o Metrô de Moscou, e rodoviária. A estação de metrô com paredes de vidro Varobiovy Gory está no nível mais baixo da ponte.[1]

Alexandre I da Rússia quis construir ali a Catedral de Cristo Salvador mas seu sucessor paralisou as obras de construção e a catedral eventualmente foi erguida perto do Kremlin.[2]

Os principais edifícios da colina são a Universidade Estatal de Moscou (que já foi o mais alto edifício da Europa) e a Igreja da Trindade.

Leituras[editar | editar código-fonte]

  • Собрание государственных грамот и договоров, хранящихся в коллегии иностранных дел. ч.1 стр.192. Москва, в типографии Н. С. Всеволожского, 1813
  • Тихомиров М. Н. Древняя Москва (XII-ХV вв.) : Моск. гос. ун-т им. М. В. Ломоносова М. : Изд-во МГУ, 1947
  • Тихомиров М. Н. Труды по истории Москвы. Москва, Издательство: Языки славянской культуры, 2003 — ISBN 5-94457-165-9

Referências

  1. Собрание государственных грамот и договоров, хранящихся в коллегии иностранных дел. ч.1 стр.192. Москва, в типографии Н. С. Всеволожского, 1813 (em russo)
  2. Тихомиров М. Н. Труды по истории Москвы. Москва, Издательство: Языки славянской культуры, 2003 — ISBN 5-94457-165-9(em russo)
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.