Collie (tipo de cão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cão do tipo collie, raça Bearded Collie.

Collie é uma categoria peculiar de cães de pastoreio, incluindo muitas raças puras e landraces. Inclui as raças Border Collie, a Rough Collie famosa pela personagem Lassie, entre outras. O tipo Collie teve origem na Escócia e Norte da Inglaterra.

Características[editar | editar código-fonte]

Os collies são de porte médio, bastante leve, com um focinho pontudo. Muitos tipos têm um distinto padrão de branco sobre os ombros. Collies são muito ativos e ágeis, e a maioria das raças de collies têm um forte instinto de pastoreio. As raças collies espalharam-se por muitas partes do mundo (especialmente na Austrália e América do Norte) e diversificaram-se em muitas variedades, algumas vezes com mistura de outros tipos de cães. Algumas raças collie mantiveram-se como cães de trabalho, utilizados para o pastoreio de gado, ovelhas e outros rebanhos, enquanto outros são mantidos como animais de estimação, cães de exposição ou para esportes caninos, em que eles exibem grande agilidade, vigor e treinabilidade. Enquanto o AKC tem o Rough Collie que chamam apenas de "Collie", na verdade collie é um tipo peculiar de cão de pastoreio, incluindo muitos landraces e raças puras. Geralmente, há grandes distinções entre cães de exposição e aqueles criados para pastorear ou para esportes. Eles normalmente exibem grande agilidade, vigor e treinabilidade e, mais importante a sagacidade.

Nome[editar | editar código-fonte]

A exata origem do nome "collie" é incerta, pode derivar do Escocês , a palavra "coal."[1] Como Alternativa, ele pode vir de uma palavra relacionada coolly, referindo-se ao black-faced mountain sheep da Escócia.[2] O nome collie normalmente refere-se a cães de origem Escocesa, que se espalharam em muitas outras partes do mundo, sendo muitas vezes chamado de pastor ou ovelheiro em outros lugares.[3]

Collie: tipos e raças[editar | editar código-fonte]

Cão do tipo Collie chamado dr. Williams, fotografado por volta de 1885.

Cães de pastoreio do tipo collie têm sido muito difundidos na grã-Bretanha, e estas podem ser consideradas como landrace a partir do qual uma série de outras raças e tipos derivam, tanto na grã-Bretanha e em outros lugares. Muitos deles estão trabalhando como cães de pastoreio, mas alguns foram criados para conformação e como animais de estimação, às vezes, perdem o seu instinto de trabalho ao decorrer Colliede seleção pela aparência ou um mais subjugado temperamento.[4]

Raças do tipo collie[editar | editar código-fonte]

Algumas raças do tipo Collie:

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Oxford English Dictionary, Oxford University Press, 1933: Collie, Colly
  2. Hubbard, C L B, Dogs in Britain, A Description of All Native Breeds And Most Foreign Breeds in Britain. Macmillan & Co Ltd, 1948.
  3. Iris Combe (1987). Herding Dogs: Their Origins and Development in Britain. [S.l.: s.n.] 
  4. Iris Combe & Pat Hutchinson, The ancestral relationships of contemporary British herding breeds, 2004. Arquivado em junho 14, 2009[Erro data trocada], no Wayback Machine. Chart of relationships between various British herding dog breeds, and outline of their history.