Passo de montanha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Colo (geografia))
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde junho de 2013). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
O passo do Grande São Bernardo, ainda com neve em Junho, é uma das principais rotas através dos Alpes
Neste perfil, o passo ou portela é o ponto vermelho, e a linha verde mostra o caminho de menor elevação através do passo de montanha.

Um passo, colo, porto[carece de fontes?] ou portela[1][2] é uma local de transposição de uma montanha ou de uma cadeia de montanhas.

Existem milhares de passos no mundo, como Grande São Bernardo (2 473 m, nos Alpes), passo Khyber (1 027 m, entre o Afeganistão e o Paquistão), o passo Khunjerab (4 733 m, entre o Paquistão e a China) e o Khardung La (5 539 m, no Ladaque, Índia), o Semo La (5 565 m, no Tibete Ocidental) ou o Ticlio (5 565 m, nos Andes peruanos). Os passos mais altos do mundo situam-se nos Himalaias.[carece de fontes?]

Portugal, não sendo um país de altas montanhas não possui passos notáveis, mas muitos topónimos de freguesias e lugares são compostos pelo termo 'portela' ou 'porto' quando as povoações se localizam junto destes acidentes geográficos, como as freguesias de Portela do Fojo, Portela Susã, Porto da Carne ou Porto de Ovelha.

O Brasil tampouco é um país de grandes cordilheiras ou elevadas altitudes, mas alguns passos da serra da Mantiqueira tiveram importância histórica no povoamento do interior do país e são importantes no acesso às regiões vizinhas. Dentre esses passos, destacam-se a garganta do Embaú (1 133 m), entre as cidades de Cruzeiro (São Paulo) e Passa Quatro (Minas Gerais), e a garganta do Registro (1 669 m), entre Engenheiro Passos (Rio de Janeiro) e Itamonte (Minas Gerais).


Lista dos mais altos passos abertos à circulação automobilística[editar | editar código-fonte]

Alpes[editar | editar código-fonte]

Andes[editar | editar código-fonte]

Brasil (Serra da Mantiqueira)[editar | editar código-fonte]

Cordilheira dos Bálcãs[editar | editar código-fonte]

Himalaias / Caracórum[editar | editar código-fonte]

Cordilheira Safid[editar | editar código-fonte]

Jura[editar | editar código-fonte]

Pirenéus[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «portela». Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora. Infopédia 
  2. «portela». Dicionário Caldas Aulete da Língua Portuguesa. aulete.uol.com.br 


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.