Comanche (1956)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Comanche
Comanche[1] (BRA)
 Estados Unidos
1956 •  cor •  87 min 
Direção George Sherman
Roteiro Carl Krueger
Elenco Dana Andrews
Kent Smith
Nestor Paiva
Género faroeste
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Comanche é um filme western estadunidense de 1956, dirigido por George Sherman. Filmado em CinemaScope na região de Durango (México) [2] para maior autenticidade histórica, conforme os letreiros iniciais. O roteirista e produtor Carl Krueger gastou de cinco a seis anos pesquisando os fatos históricos. Ele disse que recusou 30.000 dólares pelo roteiro pois queria independência e que as filmagens fossem realizadas no México [3].

A história é sobre Quanah Parker, um famoso cacique comanche, sendo que o diretor Sherman, em filme anterior de 1955, já contara a vida de Cavalo Louco, outro lendário guerreiro índio. A canção-tema do filme "A Man Is As Good As His Word" [4] interpretada por The Lancers, é ouvida várias vezes durante a exibição.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em 1875, a poderosa tribo liderada pelo comanche Quanah Parker faz vários ataques a povoados fronteiriços mexicanos, num deles raptando a bonita aristocrata espanhola Margarita, e depois os índios atravessam o Rio Grande e se refugiam em território estadunidense. Representantes do México exigem do governo americano providências contra os Comanches. O político Ward, comissário do Presidente Grant, quer ir à guerra contra os índios e procura o general da Cavalaria Nelson A. Miles no Novo México, adepto da paz com os nativos. Tentando ganhar tempo, o general Miles convoca o batedor Jim Read para ir até o acampamento secreto de Quanah, negociar um tratado de paz. Mas o bando de comanches de Nuvem Negra não aceita as negociações e continua com os ataques aos brancos e mexicanos, dando o pretexto que Ward queria para começar a guerra. Ele se alia ao batedor e caçador de escalpos Art Downey, rival de Read, e iniciam uma perseguição aos comanches.

Portal A Wikipédia tem o portal:

Referências

  1. EWALD FILHO, Rubens (1975). Os filmes de hoje na TV. São Paulo: Global Editora. p. 51 
  2. Drama: Film Vividly Portrays Indians' Mexican Raid Schallert, Edwin. Los Angeles Times (1923-arquivo atual) [Los Angeles, Calif] 30 de março de 1956: 24
  3. War Whoops Again Fill Old Durango Schallert, Edwin. Los Angeles Times (1923-Arquivo atual) [Los Angeles, Calif] 23 de outubro de 1955: D1.
  4. Schwartz, Dennis, film review, Ozus' World Movie Reviews, 5 de agosto de 2005. Acessado em 3 de julho de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.