Comando Militar do Oeste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde agosto de 2013).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Comandos Militares do Brasil
CMO
Comando Militar do Oeste
Região Militar 9ª Região Militar
Ano de criação 1934
Comandante Gen Ex Gerson Menandro Garcia de Freitas[1]
Localização Av. Duque de Caxias, 1628 - Bairro Amambai
Campo Grande
 Mato Grosso do Sul
Página oficial http://www.cmo.eb.mil.br/
Abrangência Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Aragarças (GO)
Entrada da Sede do Comando Militar do Oeste.

O Comando Militar do Oeste (CMO) é um dos comandos militares do Brasil. É situado em Campo Grande (MS), e é o Comando da 9ª Região Militar, que compreende os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além da cidade de Aragarças, em Goiás.

História[editar | editar código-fonte]

A história do Comando Militar do Oeste se confunde com a própria história dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, uma vez que remonta ao período de expansão das fronteiras do Brasil em direção ao Oeste.

A primeira tropa militar a entrar na Região Oeste do Brasil foi conduzida pelo Capitão-General Rolim de Moura Tavares no ano de 1748. Formada por uma Companhia de Dragões, o efetivo era responsável por guarnecer as novas fronteiras.

Posteriormente, o Capitão-General Mello e Cáceres iniciou a defesa das fronteiras contra incursões externas, criando os Fortes de Coimbra, Corumbá, Cáceres, e, depois, o Forte Príncipe da Beira, estabelecendo, assim, postos defensivos que favoreceram a ocupação e a manutenção de nossos limites territoriais.

Em 1891, foi criado o 7º Distrito Militar, que, em 1908, evoluiu para 13ª Região de Inspeção Permanente. Posteriormente, em 1915, para 1ª Circunscrição Militar e, finalmente, para 9ª Região Militar, em 1934. Nessa evolução, a 9ª Região Militar teve como sedes as cidades de Corumbá, Cuiabá, Aquidauana e, finalmente, Campo Grande.

A 9ª Região Militar passou por outras transformações, num passado ainda recente. Em 1980, foi transformada em 9ª RM/DE, e, em 1985, com a criação do Comando Militar do Oeste foi aglutinada por aquele Comando Militar de Área e transformada em CMO/9ªRM/DE.

Ao longo dos anos de seu desenvolvimento o atual Comando Militar do Oeste recebeu as seguintes denominações: Governo das Armas da Província de Mato Grosso, 7º Distrito Militar, 13ª Região de Inspeção Permanente, Circunscrição Militar de Mato Grosso, 1ª Circunscrição Militar, 9ª Região Militar/9ª Divisão de Exército, CMO/9ª RM/DE, CMO-9ª DE e, finalmente, CMO[2].

Área de atuação[editar | editar código-fonte]

Hoje, o Comando Militar do Oeste abrange uma área superior a um milhão de quilômetros quadrados, mantendo fronteiras com o Paraguai e Bolívia e englobando o Pantanal, considerado uma das mais ricas e cobiçadas reservas biológicas do mundo.

Organização[editar | editar código-fonte]

O CMO atende os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e é constituído por:

Organizações Militares Subordinadas[editar | editar código-fonte]

Estrutura do Comando Militar do Oeste e 9ª Divisão de Exército.

Lema[editar | editar código-fonte]

O pantanal, o campo, o cerrado e a selva nos unem

A defesa das nossas riquezas nos motiva

Bem vindos ao Comando Militar do Oeste!!!

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências