Comando Militar do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Comandos Militares do Brasil
Comando Militar do Sul
CMS
Comando Militar do Sul
Região Militar 3ª RM, 3ª DE, 5ª RM, 5ª DE e 6ª DE
Fundação 1953
Comandante Gen Ex Hertz Pires do Nascimento[1]
Localização Rua dos Andradas, 562, 4º andar, Centro
Porto Alegre
 Rio Grande do Sul
Página oficial Página oficial
Abrangência Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina

Sediado na capital gaúcha, o Comando Militar do Sul é um dos comandos militares de área do Exército Brasileiro, enquadrando sobre seu comando direto: a 3ª Região Militar - "Região Dom Diogo de Souza", sediada em Porto Alegre; a 5ª Região Militar - "Região Heróis da Lapa", sediada em Curitiba; a 3ª Divisão de Exército - "Divisão Encouraçada", sediada em Santa Maria; a 5ª Divisão de Exército - "Divisão Marechal José Bernardino Bormann", sediada em Curitiba e a 6.ª Divisão de Exército - "Divisão Voluntários da Pátria", sediada em Porto Alegre.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1921, foi criada a Inspetoria de Regiões, com área de abrangência sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso. Em 1944, as inspetorias foram transformadas em Grupos de Regiões Militares, sendo que o 1º Grupo de Região Militar, agora compreendendo apenas os estados da Região Sul do Brasil.

Em 1952, é transformado em Zona Militar Sul. Em 1956, o Exército é reestruturado e as Zonas Militares são transformadas em quatro exércitos, sendo que o III Exército ficou sediado em Porto Alegre. Em 1961, sob o comando do general Machado Lopes, se empenhou em defender a legalidade constitucional da posse de João Goulart, na crise causada pela renúncia de Jânio Quadros, quando os três ministros militares do então ex-presidente se opuseram radicalmente à posse de seu vice.

Em 1985, novamente é reestruturado o Exército, com a criação dos Comandos Militares de Área, passando a Região Sul a se subordinar ao Comando Militar do Sul.

Organização[editar | editar código-fonte]

Efetivos[editar | editar código-fonte]

O Comando Militar do Sul possui um efetivo de 50.000 militares. O Comando e subdivido em 162 Organizações Militares e 20 Tiros de Guerra.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]