Comercial Esporte Clube (Pesqueira)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Comercial-PE
Nome Comercial Esporte Clube
Alcunhas
Principal rival União PEC
Fundação 5 de abril de 1959 (60 anos)
Localização Pesqueira, Brasil
Competição Amador - Licenciado
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Comercial Futebol Clube (conhecido como Comercial de Pesqueira ou simplesmente conhecido como Comercial[1]), é um clube desportivo brasileiro sediado na cidade de Pesqueira, no estado de Pernambuco. Fundado em 5 de abril de 1959, clube que representou bem o nome de Pesqueira no Amadorismo Futebolístico de Pernambuco, que passaram grandes jogadores é um dos clubes mais vitoriosos de Pesqueira.

Um dos grandes clubes da LDP (Liga Desportiva de Pesqueira), foi três vezes campeão Pesqueirense, sendo único tri-campeão e conquistando ainda um bi-campeonato consecutivo. O clube também Campeão invicto do Torneio da Amizade no ano de 1999, campeão do Campeonato de Pesqueira, conquistando a vitória contra o seu maior rival, o União Peixe. Em 2000, o clube foi Vice-Campeão da Copa do Interior de Pernambuco, atual Terceira divisão Pernambucana de futebol. Foi o 1º time amador a participar da Copa Pernambuco de Profissionais. Atualmente o clube se encontra licenciado de competições oficiais, voltando suas atividades apenas para o futebol amador.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado em 05 de abril de 1959,[1] Clube que representou bem o nome de Pesqueira no Amadorismo Futebolístico de Pernambuco, que passou grande jogadores, que emocionou os seus diretores e torcedores, que teve como o seu maior rival o União Peixe Esporte Clube, que quando se encontravam a torcida prestigiava e enchia o estádio Joaquim de Brito, tendo como fundadores o saudoso Antônio Avelino Pereira Filho, Genésio Tenório Gouveia, Demóstenes Correia, Walter Jorge de Freitas e outros. Presidentes: Antônio Avelino, Jonas Paixão, Barros, José Maria Campos, Evandro Barbosa, EdvaldoValença, Marcos Contador, Alexandre e outros. Treinadores: Arthur Fonfon, Laércio Valença, Arnaldão, José de Freitas (Zé Pretinho), Antenor Pezão, Wilson da Celpe, Geraldo Santana, Maximino, Evandro Barbosa, Assis Bezerra, Antônio Batista do Amaral (Gordurinha), Paulo Sarrafo, Walter Gomes, George e outros. A 1ª sede na Rua Barão de Vila Bela, centro, no antigo prédio J.Freitas, que hoje é o 1º andar do Supermercado Bonanza, e em poucos anos foi para a atual, na Rua Enedino de Freitas, Centro, onde ainda hoje se estabelece, suas cores são o vermelho e branco, coleciona muitas vitórias e títulos. Foi Campeão por 03(três) vezes, sendo o único Tri-Campeão Pesqueirense, conquistando ainda 02 Bi-Campeonatos.

Destaca-se que foi Campeão invicto do Torneio da Amizade no ano de 1999, campeão do Campeonato de Pesqueira[2], conquistando a vitória contra o seu maior rival, o União Peixe. Em 2000, foi Vice-Campeão da Copa do Interior de Pernambuco, atual Terceira divisão Pernambucana de futebol. Foi o 1º time amador a participar da Copa Pernambuco de Profissionais.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Esta é a lista dos mais importantes títulos do Comercial.

MUNICIPAIS
Competição Títulos Temporadas
Bandeira-pesqueira-pernambuco.jpg Campeonato Pesqueirense de Futebol 3 1986, 1987 e 1999
Bandeira-pesqueira-pernambuco.jpg Torneio da Amizade 3 1991, 1992 e 1999Cscr-featured.png

Cscr-featured.png Campeão Invicto

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

Comercial Esporte Clube
Torneio Campeão Vice-campeão Terceiro colocado Quarto colocado
Pernambuco Campeonato Pernambucano - Série A3 0 (não possui) 1 (2000) 0 (não possui) 0 (não possui)
Bandeira-pesqueira-pernambuco.jpg Campeonato Pesqueirense 3 vezes (Última em 1999) 0 (não possui) 0 (não possui) 0 (não possui)
Bandeira-pesqueira-pernambuco.jpg Taça da Amizade 3 vezes (Última em 1999) 0 (não possui) 0 (não possui) 0 (não possui)

Participações[editar | editar código-fonte]

Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P Aumento R Baixa
Pernambuco Campeonato Pernambucano - Série A3 1 Vice-campeão 2000 2000
Bandeira-pesqueira-pernambuco.jpg Campeonato Pesqueirense Campeão (3 vezes)
Taça da Amizade Campeão (3 vezes)

Ídolos[editar | editar código-fonte]

Ao longo de sua história, o Comercial sempre contou com jogadores e técnicos de grande expressão, que contribuíram para as inúmeras conquistas da equipe no futebol pesqueirense. Além de Jonas Paixão, um de seus primeiros treinadores, a equipe foi representada por outros nomes importantes como: Paulo Rosa, Beto e Vado, herois do bi-campeonato pesqueirense de 1987. Walter, Nildinho, Bal e Jair, Washington, Tiqueta e Tico, herois do bi-campeonato da Taça da Amizade de 1992.

Rivalidades[editar | editar código-fonte]

O maior rival do Comercial, é o União Peixe Esporte Clube, outro clube de Pesqueira e maior campeão municipal, detentor de dez conquistas no campeonato da liga. Outro rival é o Palmeirinha do Xucurus, que detêm um bi-campeonato pesqueirense.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Comercial(P)/PE BRA». Publicado em Futebol Nacional. 17 de janeiro de 2012. Consultado em 4 de julho de 2019 
  2. «Futebol de Pesqueira - Relembrando o passado, prestigiando o presente e idealizando o futuro.». Consultado em 4 de julho de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]