Comercial Futebol Clube (Ribeirão Preto)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Comercial de Ribeirão Preto)
 Nota: Não confundir com Comercial Futebol Clube (São Paulo).
Comercial
Nome Comercial Futebol Clube
Alcunhas Bafo[1]
Leão do Norte
[2]
Torcedor(a)/Adepto(a) Comercialino
Bafudo
Alvinegro
Mascote Leão
Principal rival Botafogo-SP[3][4]
Ferroviária
Fundação 10 de outubro de 1911 (112 anos)[1]
Estádio Rua Tibiriçá (pioneiro)
Costa Coelho (anterior)
Estádio Palma Travassos (atual)
Capacidade 18 277 lugares
Localização Ribeirão Preto, Brasil
Presidente Fausi Henrique[5]
Treinador(a) Fahel Júnior[6]
Patrocinador(a) Dinagro
Material (d)esportivo Ribsilk
Competição São Paulo Campeonato Paulista - Série A2
Copa Paulista
Website comercialfc.com
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Comercial Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol da cidade de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo. Foi fundado em 10 de outubro de 1911, e suas cores são preto e branco.[1]

É conhecido como Leão do Norte por causa de uma famosa excursão ao norte e nordeste brasileiro, em maio e junho de 1920, onde permaneceu invicto. Tem como maior rival o Botafogo-SP, também da cidade de Ribeirão Preto, com o qual disputa o clássico Come-Fogo, um dos mais tradicionais do interior do estado. Centenário e tradicional no futebol paulista, já conquistou importantes feitos, como a quarta colocação no Campeonato Paulista de 1966, rendendo-lhe o título do interior na época, além de participações na elite nacional. É conhecido também por goleadas contra os grandes da capital, como um 5–4 contra o São Paulo no Estádio do Morumbi, em 1986, sendo o único clube na história a marcar cinco gols no São Paulo em seu estádio,[7] além de um 4–0 contra o Corinthians, em 1986, no Estádio Palma Travassos.[8]

Manda seus jogos no Estádio Doutor Francisco de Palma Travassos, que tem capacidade para quase 20 mil pessoas, tendo enfrentado o Santos de Pelé na inauguração, pelo Campeonato Paulista de 1964. O primeiro gol da chamada Joia de Cimento foi marcado pelo atacante comercialino Paulo Bin; já o segundo gol foi marcado pelo maior jogador da história: Pelé, sendo que a partida terminou 3–2 para o time santista.[9] Outro fato marcante relacionado ao estádio do Bafo é que outro lendário jogador, Garrincha (que naquele momento estava jogando pelo Olaria), marcou seu último gol na carreira no estádio comercialino, no empate do Olaria em 2–2 com o Comercial em 23 de março de 1972. Aquele gol foi, inclusive, o único gol de Mané pelo clube.[10]

História[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: História do Comercial
A massa alvinegra em grande número na Joia de Cimento, no jogo do acesso em 2013 contra o Capivariano
A massa alvinegra no Estádio Santa Cruz - Final da Copa Paulista 2011
Tradição em acompanhar os jogos no alambrado

O Comercial é o clube mais antigo em atividade na cidade de Ribeirão Preto. Foi fundado em 10 de outubro de 1911, por comerciantes da cidade, sob o nome de Commercial Football Club.

Entre 1911 e 1936 se tornou um dos principais clubes do interior do Brasil. Em 1920, ganhou o apelido de Leão do Norte graças a uma excursão bem sucedida ao nordeste brasileiro - na época, as regiões Norte e Nordeste eram chamadas apenas de "Norte".

Em seu campo, na época, o Estádio da Rua Tibiriçá - o primeiro do interior a ter grama natural - enfrentou e empatou com a seleção argentina em 1922, quando está veio ao Brasil participar do Campeonato Sul-Americano (atual Copa América), e passou por Ribeirão para se preparar. Ainda fez jogos memoráveis contra grandes times do país, além de ceder o estádio para outros jogos importantes.

O, até então, Commercial, ganhou diversos títulos, foi vice-campeão Paulista do Interior e chegou a contratar jogadores uruguaios para o elenco. Mas foi pego pela Grande Depressão, e em 1936, suspendeu suas atividades, unindo-se a Sociedade Recreativa de Esportes de Ribeirão Preto.

No início da década de 1950, um grupo de torcedores e apaixonados pelo Leão, decidiram reorganizar o clube. Em 3 de abril de 1953, começou oficialmente a mobilização pelo retorno do Commercial, quando anúncios públicos convocavam os torcedores para causa. Após várias reuniões, em 8 de abril de 1954 foram eleitos a nova diretoria do Commercial, que mobilizaria o retorno do clube, que era presidida por Oscar de Moura Lacerda. O nome do clube foi atualizado, passando de Commercial Football Club para a denominação atual: COMERCIAL FUTEBOL CLUBE. Houve ainda, a fusão com o Paineiras Futebol Clube, para que o Comercial garantisse sua vaga e inscrição na Federação Paulista de Futebol (que ainda não existia quando o Comercial foi paralisado).

De lá para cá o Comercial se afirmou cada vez mais como um dos maiores clubes do interior paulista. Ainda em 1954, ano de sua reestreia, foi vice-campeão da segunda divisão paulista e por pouco não chegou a elite estadual. Após alguns anos de luta, finalmente chegou a elite paulista em 1959, após ser Campeão Paulista da 2ª Divisão em 1958.

Na década de 1960, montou uma das maiores e mais temidas equipes do futebol estadual, chegando ao vice-campeonato da Taça São Paulo em 1962 e ao título de campeão Paulista do Interior em 1966. Também, passou do pequeno Estádio Antônio da Costa Coelho, que usava desde sua reestreia, para o imponente Palma Travassos.

Na década de 1970 participou de dois Brasileirões na elite nacional, em 1978 e 1979. Mas não conseguiu repetir os feitos da década de 1960. Na década de 1980 e 1990 o clube enfrentou suas maiores crises. Chegou a conquistar o acesso à elite paulista em 1993, mas perdeu a vaga com a mudança de regulamento do Paulistão em 1994.

Nas décadas de 2000 e 2010 passou por inúmeros acessos e rebaixamentos, sem perder, porém, a paixão, apoio e amor do torcedor comercialino. O Clube passou por uma grande reestruturação interna após 2017,adotando um sistema ético-profissional, readquirindo a credibilidade que o Clube sempre prezou. Com uma logística eficiente, tendo o CT Comercial FC-Santa Iria a disposição, desde as categorias sub 11 ao sub 20, além do profissional. Conta também com veículos próprios e personalizados com as cores e distintivos do Leão do Norte.

Futebol de Base[editar | editar código-fonte]

O Comercial sempre manteve escolas de futebol e equipes de base em Ribeirão Preto. O futebol de base do Leão alcançou o ápice em 2006, quando chegou a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o maior torneio de categorias de base do país. Na época, o Comercial fez uma campanha memorável: se classificou em 2º lugar no grupo B e eliminou o Botafogo-RJ na segunda fase com uma goleada de 6 a 2. A partir das oitavas-de-finais, só avançou ganhando nos pênaltis: nas oitavas eliminou o Paysandu (1 a 1 no tempo normal, 3 a 2 nos pênaltis); nas quartas despachou o Coritiba (3 a 3 no tempo normal, 6 a 5 nos penais); e na semifinal, após um empate em 1 a 1 com o Juventus, venceu nos pênaltis por 7 a 6. No dia 25 de janeiro de 2006, entrou no Pacaembu para disputar o título contra o América de Rio Preto.[11] Por ironia do destino, após empatar em 0 a 0 no tempo normal, perdeu a decisão nos pênaltis por 1 a 3.[12] Curiosamente, dez anos depois daquela final, o goleiro do América, André Zuba, que defendeu duas cobranças comercialinas naquela tarde, vestiu a camisa do Leão.

As equipes de base do Comercial também já representaram a cidade de Ribeirão Preto nos Jogos Regionais, um dos maiores campeonatos do estado de São Paulo.[13][14]

Em 2 de setembro de 2019, o Comercial anunciou oficialmente uma parceria de cinco anos com a empresa I9,[15] para que essa administre suas equipes de base.[16] Junto da parceria,o Leão Norte ainda passaram a usar toda estrutura do CT Comercial FC- Santa Iria para o futebol profissional,alem de toda categoria de base,estrutura que possui 144 apartamentos com banheiros individuais e ar condicionado, 7 gramados,sendo 3 sinteticos e 4 grama natural tipo bermudas,centro de fisiologia,moderna academia, piscinas,amplo estacionamento,e mini estadio con capacidade para 5 mil pessoas,podendo ser usado para jogos do sub 11 ao sub 20.

Comercial Futsal Ribeirão[editar | editar código-fonte]

Desde 2018, o Comercial tem uma equipe de Futsal, em parceria com o Futsal Ribeirão e a Secretaria Municipal de Esportes de Ribeirão Preto. Os diretores da equipe são Borelli Júnior e Marcelo Borelli.

Em 2019, seu segundo ano de existência, o Comercial Futsal/SME Ribeirão Preto deu um passo maior em relação à temporada de estreia. O time se filiou à FPFS (Federação Paulista de Futsal) para disputar a Liga Paulista B, competição que dá acesso à Copa Paulista, tradicional torneio da modalidade. O time também fez sua estreia na Taça EPTV de Futsal, o maior torneio da região de Ribeirão Preto. Além de tudo isso, a temporada 2019 foi coroada com títulos. Primeiro, o clube conquistou o bicampeonato da Copa Ribeirão de Futsal,[17][18] depois, no final do ano, vieram duas conquistas histórias: o primeiro título da Liga SBT de Futsal 1ª Divisão;[19] e o título inédito da Copa Paulista do Interior - o primeiro título estadual da equipe -, quando o Comercial venceu nos pênaltis por 3 a 2 a equipe do Real Madruga de Araçatuba, em final disputada na Cava do Bosque, em Ribeirão Preto.[20][21]

No dia 3 de novembro de 2019, o Comercial Futsal realizou seu primeiro jogo internacional em sua história goleando a Seleção de Cuba pelo placar de 6-1.[22] O amistoso foi realizado no ginásio do Colégio Marista em Ribeirão Preto.[23]

No dia 5 de janeiro de 2020, através de um comunicado em suas redes sociais oficiais (Facebook e Instagram), a equipe do Futsal Ribeirão anunciou que o contrato de parceria firmado entre o time e o Comercial em 2019, e que era de apenas um ano, havia se encerrado sem renovação ou previsão de renovação. No comunicado, a equipe Futsal Ribeirão agradeceu a parceria e trabalho feitos com o Leão do Norte, que rendeu três títulos a equipe e o acesso a elite do futsal paulista, mas lembrou que, agora, era preciso focar nos novos desafios que aguardavam o time. O Futsal Ribeirão, inclusive, também anunciou que voltou a usar seu antigo escudo e suas cores iniciais, azul e branco. Com isso, o Comercial deixa de ter seu time de futsal.

Futsal Down[editar | editar código-fonte]

A partir de 2019, o Comercial passa a ter uma equipe de futsal específica para pessoas com Síndrome de Down. A equipe Comercial Futsal Down, montada através da parceria entre Comercial e Associação Sem Fronteiras, visa elevar o esporte.[24]

Comercial Basketball[editar | editar código-fonte]

Entre 2015 e 2017 o Comercial manteve um time de basquete, como forma de impulsionar a sua marca.[25] A equipe chegou a disputar campeonatos municipais e regionais.[26]

Basquete adaptado[editar | editar código-fonte]

Em 2018, o Comercial, em parceria com a Associação de Amigos Deficientes (ADAD), lançou um time de basquete adaptado. A equipe disputou o campeonato paulista daquele ano.[27]

Rivalidade com o Botafogo[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Come-Fogo
Clássico Come-Ferro de número 119 na Joia de Cimento

O Comercial tem uma rivalidade histórica com o outro time de Ribeirão Preto, o Botafogo-SP, com quem faz o clássico Come-Fogo, um dos mais-famosos do Brasil.

Principais rivalidades[editar | editar código-fonte]

Atualizado em 20 de abril de 2024.

Além do Botafogo, o Bafo tem rivalidade com outros times do interior do Estado, como a Ferroviária de Araraquara, a Francana de Franca, o XV de Piracicaba, e o Guarani e a Ponte Preta, ambos de Campinas. Mas, não é só com times do interior que o Leão do Norte rivaliza. Nos tempos áureos do clube, o Comercial proporcionou rivalidade com os grandes do Estado: Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos.

Histórico de jogos
Adversário Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols pró Gols contra Saldo de gols Último resultado
São Paulo Botafogo-SP 171 49 59 63 211 220 -09 CFC 1–3 BFC (C)
São Paulo Ferroviária 122 42 37 43 78 82 -04 CFC 1–1 AFE (C)
São Paulo Guarani 83 24 23 36 101 137 -36 CFC 1–0 GFC (C)
São Paulo Palmeiras 62 12 16 34 64 126 -62 CFC 0–2 SEP (C)
São Paulo Francana 60 26 16 18 65 55 10 CFC 1–0 AAF (F)
São Paulo Paulista 60 19 15 26 61 86 -25 CFC 2–1 PFC (C)
São Paulo Santos 58 9 8 41 58 141 -83 CFC 0–2 SFC (F)
São Paulo Corinthians 56 18 10 28 53 87 -34 CFC 0–3 COR (F)
São Paulo Portuguesa 52 09 15 28 54 78 -24 CFC 1–2 POR (F)
São Paulo Noroeste 52 16 16 20 66 68 -02 CFC 1–1 NOR (F)
São Paulo XV de Piracicaba 51 11 22 18 45 56 -11 CFC 1–4 XVP (C)
São Paulo América-SP 47 12 16 19 49 61 -12 CFC 1–1 ARP (F)
São Paulo São Bento 48 18 12 18 57 59 -02 CFC 0–3 SBS (F)
São Paulo São José-SP 40 12 17 11 35 40 -05 CFC 0–4 SJC (F)
São Paulo Ponte Preta 39 10 12 17 37 53 -16 CFC 0–3 PON (F)
São Paulo São Paulo 37 3 5 29 36 123 -87 CFC 0–1 SAO (F)
São Paulo Marília 34 13 14 7 35 28 07 CFC 2–2 MAR (F)
São Paulo Inter de Limeira 33 11 8 14 40 52 -12 CFC 3–2 INT (C)
São Paulo XV de Jaú 28 8 13 7 35 29 06 CFC 3–0 XVJ (C)
São Paulo Taubaté 21 8 6 7 31 31 00 CFC 0–1 TAU (C)

Rivalidades recentes[editar | editar código-fonte]

Nos últimos anos, após os descensos do Leão para as últimas séries do futebol paulista (A3 e Segunda Divisão), o time começou a enfrentar novos adversários, e criou algumas rivalidades com times que nunca tinha enfrentado anteriormente. O maior exemplo dessas novas rivalidades, nasceu dos duelos contra o Primavera de Indaiatuba.

Comercial e Primavera se enfrentaram pela primeira vez em 2016, quando o Comercial venceu o jogo por 2 a 1, em Indaiatuba. Contudo, as equipes chegaram ao ápice do duelo em 2018, quando disputaram a final do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, onde o Comercial tinha a vantagem do empate pela melhor campanha na competição, mas, acabou perdendo o título em casa, de virada, em um jogo que estava ganhando, com os dois gols do Primavera saindo nos acréscimos do segundo tempo (a partida terminou 2 a 1). Depois disso, os clubes disputaram uma vaga nas semifinais da série A3, em 2020, onde o Comercial acabou eliminando o Primavera, e tirando as chances do time de Indaiatuba de subir.

Panorama do Estádio Dr. Francisco de Palma Travassos, no jogo válido pelo Campeonato Paulista de Futebol de 2022 - Série A3

Torcedores e Torcidas Organizadas[editar | editar código-fonte]

GRTO Mancha Alvinegra
Batalhão Alvinegro & Zona Leste
Bafo Chopp

O Comercial foi pioneiro em torcidas organizadas no interior de São Paulo. Salim Nassif foi, por muitos anos, o torcedor símbolo do Comercial. Ele entrava no gramado sagrado do Palma Travassos sempre junto com o time e oficializou a formação da TUC - Torcida Uniformizada do Comercial, que existiu até o final dos anos 80.

Em 2020, durante a paralisação dos jogos por causa da pandemia da COVID-19, o Comercial recebeu grande apoio de seu torcedor, que aderiu em massa aos eventos que o clube fez para arrecadação de dinheiro e manutenção do elenco. Além da venda de variados tipos de comidas, aos domingos, pelo sistema drive thru - onde o torcedor entrava com o carro no Estádio Palma Travassos para retirar o seu kit -, um modelo de camisa retrô também foi vendido pelo clube, além de outros itens. A adesão do imortal torcedor comercialino garantiu números expressivos de vendas, e ajudou o Leão na difícil fase da Pandemia.[28]

Mancha Alvinegra

O Grêmio Recreativo Torcida Organizada Mancha Alvinegra, também chamada de Maior de Ribeirão, foi fundada em 5 de abril de 1986, e é a maior torcida organizada do Comercial.

Tendo como chefe, Adélio Gomes, conhecido popularmente como Paraná. Paraná teve o estimulo de fundar o Gremio Recreativo Mancha Alvinegra em função da homenagem a Salim Nassif, um comercialino nato que era chefe de umas das maiores e melhores torcidas do Brasil. Trata-se da T.U.C., a Torcida Uniformizada do Comercial.[29]

O embalo da torcida comercialina é visível nos últimos anos, pela tentativa de "dar a volta por cima", e o êxito é a palavra certa para entendermos essa excelente fase da Torcida Mancha Alvinegra e excepcionalmente tratando-se de Comercial.[30]

B.A.F.O. - Batalhão Alvinegro Força Organizada

O Batalhão Alvinegro', também conhecida como Resistência Popular Comercialina, é a segunda maior torcida organizada do Comercial, e foi fundada em 23 de abril de 2002.

Bafo Chopp

O Grêmio Recreativo Cultural Social e Esportivo Torcida Bafo Chopp popularmente conhecida como BAFO CHOPP foi fundada em 07 de setembro de 2018 pelos ex-integrantes da Torcida Mancha Alvinegra: Wendel Cristiano Freitas Moraes, Luiz Gustavo Brito Guerra (Mussarela) e Wellington Henrique Candido e Silva (Tom).

Títulos[editar | editar código-fonte]

NACIONAIS
Competição Ano
Seletiva da CBD para o Campeonato Brasileiro 1977
INTERESTADUAIS
Competição Temporada
Copa Ribeirão Preto 1965 e 1967³
Quadrangular Interestadual do Norte[31] 1976
Taça Castellões[32] 1917
Taça Besquizza[33] 1917
Taça Café Pinho[33] 1918
Taça Hotel Modelo[33] 1918
Taça Clark[33] 1918
ESTADUAIS
Competição Temporada
Campeonato Paulista do Interior 1966[1]
Campeonato Paulista de Futebol - Série A2 1958[1]
Torneio dos Finalistas[33] 1958
Grupo Vermelho do Campeonato Paulista[34] 1981
Torneio José Ermírio de Moraes 1973 e 1981
MUNICIPAIS
Competição Temporada
Troféu Marechal Castelo Branco 1970
Taça Welson Gasparini 1992
Taça Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.[33] 1918
TOTAL
Competição Temporadas
Títulos oficiais 1 Internacional, 8 Interestaduais, 6 Estaduais e 3 Municipais/Regionais

Conquistas Internacionais[editar | editar código-fonte]

¹ Troféu Carlos Joel Nelli - Título dividido com o Peñarol, e descrito no livro Comercial - Uma Paixão Centenária (Igor Ramos)[35][editar | editar código-fonte]

NOTAS IMPORTANTES:

Seletiva da CBD para o Campeonato Brasileiro - Título descrito no livro Comercial - Uma Paixão Centenária (Igor Ramos)[35]
Copa Ribeirão Preto de 1967 - Título dividido com o Botafogo-SP e Ferroviária de Araraquara Na Torneio dos Finalistas - Fase eliminatória, o Comercial foi colocado no "Grupo João Havelange", onde, após 10 jogos, sagrou-se campeão do grupo com 13 pontos, e conquistou o direito de jogar a final da competição contra o EC Corinthians, que havia sido campeão de seu grupo, o "Grupo Paulo Machado de Carvalho", no "Torneio dos Finalistas". Na final o Comercial goleou por 4–0 o EC Corinthians, em jogo realizado no Estádio do Pacaembu. Quadrangular Interestadual do Norte - Em 1976, o Leão venceu o Quadrangular Interestadual do Norte, torneio amistoso realizado no estado do Paraná, que contou com a participação dos clubes: Londrina, Maringá e Atlético Paranaense, além do próprio Comercial. Grupo Vermelho do Campeonato Paulista - Comercial e América foram declarados campeões da fase de classificação, conseguindo vaga na fase final do primeiro turno.

Vice-campeão[editar | editar código-fonte]

ESTADUAIS
Competição Vice Ano
Campeonato Paulista do Interior 2 1918 e 1921
Copa Paulista 1 2011
Campeonato Paulista de Futebol - Série A2 2 1954 e 1993
Campeonato Paulista de Futebol - Série A3 2 2022
Campeonato Paulista de Futebol - Segunda Divisão 1 2018
Taça São Paulo 1 1962
REGIONAIS/MUNICIPAIS
Competição Vice Ano
Taça 24 de Outubro (Torneio Início Regional) 1 1931
Taça Café do Estado - Torneio Início da Liga Regional de Football 1 1935
Troféu Jornalista Renê Andrade 1 2014
Troféu Ribanco 1 1969
Taça Ribeirão Preto 1 1974
Troféu Eduardo José Farah 1 1996

Categoria de base[editar | editar código-fonte]

ESTADUAIS
Competição Títulos Ano
Campeonato Paulista Sub-20 - 2ª Divisão 1 1992
Campeonato Paulista Sub-21 - F.P.F.A. 1 2003
Jogos Regionais 2 2013,[36] 2019

Vice-campeão[editar | editar código-fonte]

NACIONAIS
Competição Vice Ano
Brasil Copa São Paulo de Futebol Júnior 1 2006
ESTADUAIS
Competição Vice Ano
São Paulo Jogos Regionais 1 2015[37]

Outros esportes[editar | editar código-fonte]

ESTADUAIS
Competição Títulos Anos
São Paulo Copa Paulista do Interior¹ 1 2019[38]
MUNICIPAIS/REGIONAIS
Competição Títulos Anos
Copa Ribeirão Preto de Futsal¹ 2 2018 e 2019[17]
Liga SBT de Futsal 1ª Divisão¹ 1 2019[19]

Vice-campeão[editar | editar código-fonte]

ESTADUAIS
Competição Títulos Anos
São Paulo Jogos Regionais¹ 1 2018[39][40]

Medalha de Bronze[editar | editar código-fonte]

ESTADUAIS
Competição Títulos Anos
São Paulo Jogos Abertos do Interior¹ 1 2019[41]
MUNICIPAIS/REGIONAIS
Competição Títulos Anos
Copa Record de Futsal¹ 1 2019[41]

¹ Todos essas conquistas aconteceram da parceria do Comercial com o Futsal Ribeirão, que durou de 2018 à 2019.

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Participações em 2023
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última A Aumento R Baixa
São Paulo Campeonato Paulista 31 4º colocado (1966) 1927 2014 4
Campeonato Paulista - Série A2 31 Campeão (1958)[1] 1954 2024 3 3
Campeonato Paulista - Série A3 7 Vice-campeão (2022) 2010 2022 2 1
Campeonato Paulista - Segunda Divisão 1 Vice-campeão (2018) 2018 1
Copa Paulista 18 Vice-campeão (2011) 1999 2023
Brasil Campeonato Brasileiro 2 14º colocado (1979) 1978 1979
Campeonato Brasileiro - Série B 2 6º colocado (1980) 1980 1981
Campeonato Brasileiro - Série C 4 34º colocado (1996) 1996 2003
Ver artigo principal: Come-Fogo

Comercial no Brasileirão[editar | editar código-fonte]

Ao todo, o Comercial participou 8 vezes do Campeonato Brasileiro, disputando três das quatro divisões do futebol nacional. Suas participações foram: duas vezes na Série A (1978 e 1979); duas vezes na Série B (1980 e 1981); e quatro vezes na Série C (1996, 2000, 2002 e 2003). O time ainda não disputou apenas a Série D, criada recentemente.

Considerando em negrito as melhores campanhas de cada série; em negrito e itálico a melhor campanha no geral; e apenas em itálico a pior campanha no geral; suas participações em Brasileiros foram:

Ano Série Colocação
1978 Série A 42º
1979 Série A 14º
1980 Série B
1981 Série B 31º
1996 Série C 34º
2000 Série C 107º
2002 Série C 39º
2003 Série C 84º
Série A

Na Série A, a principal divisão do futebol nacional, o Comercial estreou em 1978, após vencer uma Seletiva organizada pela CBD. A vitória na Seletiva de 1977, em cima do seu maior rival, o Botafogo-SP, garantiu o acesso do Leão à elite nacional.

Em 1979, o Comercial repetiu sua participação em Brasileirão da Série A, disputando o torneio que teve, até agora, o maior número de participantes da história, 94 times. Apesar da boa campanha que o Bafo obteve no final, terminando em 14º entre os 94 participantes, o clube enfrentou problemas no decorrer da competição, principalmente com o técnico Daltro Menezes,[42] que acabou demitido, e teve que ver um jogador de linha, Pedro Omar, assumir as funções de jogador e técnico.

Apesar de não ser rebaixado em 1979, o clube acabou indo disputar a Série B em 1980, com a reorganização do futebol nacional. Assim, na Série A, o time teve as seguintes participações:

Todas as campanhas do Comercial no Brasileiro Série A
Edição PG J V E D PE GP GC SG Eliminação Posição/Participantes Artilheiro do time no campeonato
42 Brasileiro 1978 16 19 4 7 8 1 14 19 -5 2ª Fase 42º/74 Jáder (5 gols)
14 Brasileiro 1979 10 10 4 2 4 11 15 -4 10 3ª Fase 14º/94 Anselmo e Luís Alberto (3 gols)
Série B

Vindo da Série A após a reestruturação do futebol nacional, o Leão jogou a Série B em 1980 e 1981. Chegou ao 6º lugar em 1980, mas não conseguiu repetir o feito no ano seguinte. Depois desse torneio, ficaria 15 anos fora do Brasileirão.

Série C

A volta do Comercial a um Brasileirão aconteceu na Série C em 1996, mas o time acabou em 34º lugar. Em 2000, entrou na disputa do Módulo Branco da Copa João Havelange. Acabou ficando em 107º entre os 116 times participantes no geral - a Copa João Havelange considerou todos os times participantes na classificação final, sem distinção de módulos. O Bafo ainda voltou a disputar nacionais da Série C em 2002 e 2003, sem conseguir acessos. Desde então, não participou mais do Brasileirão.

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Commercial Football Club[editar | editar código-fonte]

Presidente Início Término
Brasil Antídio de Almeida 1911 1911
Brasil Carlos Tritsch 1911 1912
Brasil Jefferson Nogueira 1913 1915
Brasil Luís Ferreira Gomes 1915 1919
Brasil Antônio Uchoa Filho 1919 1920
Brasil Alberto Seixas 1920 1922
Brasil Abílio Sampaio 1922 1924
Brasil Antônio Uchoa Filho 1924 1925
Brasil Camilo de Mattos 1925 1927
Brasil Artur Maciel 1928 1930
Brasil Osvaldo Urioste 1930 1932
Brasil Alvino Grota 1933 1936

De 1936 a 1954, o Comercial FC esteve ligado a Recreativa.

Comercial Futebol Clube[editar | editar código-fonte]

Presidente Início Término
Brasil Oscar de Moura Lacerda 1954 1955
Brasil Belmácio Pousa Godinho 1955 1955
Brasil Júlio Ferreira da Costa 1955 1955
Brasil José Franco do Amaral 1955 1956
Brasil Plínio de Castro Prado 1956 1957
Brasil Belmácio Pousa Godinho 1957 1958
Brasil Jamil Jorge 1958 1959
Brasil Romero Barbosa 1959 1961
Brasil Mario Ricci 1961 1962
Brasil Raimundo Penaforte C. Durão 1962 1963
Brasil Antonio Gouveia Veludo 1963 1965
Brasil Mario Ricci 1965 1966
Brasil Romero Barbosa 1966 1967
Brasil Mario Ricci 1967 1967
Brasil Roberto Luís Nogueira 1967 1968
Brasil José Fernando de Athayde 1968 1970
Brasil Major Armando Emílio Ristow 1970 1970
Brasil Galba Stênio Teixeira 1970 1970
Brasil Major Armando Emílio Ristow 1970 1972
Brasil José Pena Firme da Luz 1972 1972
Brasil Milton de Abreu Machado 1972 1973
Brasil Ítalo Baruffi 1973 1974
Brasil José Pena Firme da Luz 1974 1974
Brasil Paulo Régines Gomes 1974 1976
Brasil Abib Salim Cury 1976 1978
Brasil Breno Augusto Spinelli Martins 1978 1980
Brasil Milton de Abreu Machado 1980 1981
Brasil Mário Baldin 1981 1981
Brasil José Carlos Mársico 1981 1981
Brasil Abib Salim Cury 1981 1983
Brasil Mario Ricci 1983 1983
Brasil Oswaldo de Carvalho 1983 1983
Brasil José Fernando de Athayde 1983 1984
Brasil Miguel Cury 1984 1985
Brasil Coronel Edgard Pereira 1985 1986
Brasil Miguel Said Netto 1986 1987
Brasil José Fernando de Athayde 1987 1988
Brasil Oswaldo de Carvalho 1988 1991
Brasil Miguel Said Netto 1991 1993
Brasil João Batista de Campos 1993 1996
Brasil José César Ricci 1997 1997
Brasil João Batista de Campos 1997 1998
Brasil José César Ricci 1998 1998
Brasil Luiz Joaquim Antunes 1998 1999
Brasil Guilherme Scatena Neto 1999 2000
Brasil Paulo Cristino 2000 2000
Brasil Antônio Campanelli Fernandes 2000 2001
Brasil João Paulo de César 2001 2001
Brasil Otto Terra 2001 2001
Brasil Adelino Simões Galla 2001 2001
Brasil Odair Bodini 2001 2001
Brasil Santino Soares da Silva Júnior 2001 2007
Brasil José Fernando de Athayde 2007 2009
Brasil Eduardo Mauro Baptista 2009 2009
Brasil Rangel Antonio Scandiuzi 2009 2010
Brasil Nelson Lacerda da Silva 2010 2015[43]
Brasil David Isaac 2015 2015
Brasil Breno Augusto Spinelli Martins 2015 2017
Brasil Ademir Chiari 2017 2023
Brasil Fausi Henrique Pintão 2023 2024
Brasil Gustavo Guerra[44] 2024 presente

Os grandes ídolos[editar | editar código-fonte]

Anos 1910, 20 e 30[editar | editar código-fonte]

O jogador e musicista, Belmácio Pousa Godinho, foi um dos ídolos do Commercial nos anos 1920, e autor da melodia do Hino do clube.
Nac. Jogador Nac. Jogador
Brasil Alvino Grota Brasil Franco Guião
Brasil Quinin (Joaquim Marques de Carvalho) Brasil Geraldo Guião
Brasil Dantas (Antonio Dantas) Brasil Pequitote
Brasil Timóteo Grota Brasil Vespu
Brasil Belmácio Pousa Godinho Brasil Chapa
Brasil João Palma Guião Brasil Augusto Achê
Uruguai Juan C. Bertone Uruguai Augusto Bertone
Brasil João Fernandes Brasil Zé Macaco (Benedito Rodrigues Santos)
Brasil Zico (Sebastião Rodrigues Moraes) Brasil Alberto Lorenzon
Brasil Orestes Moura Pinto Brasil José Guimarães
Brasil Lourenço Parera Brasil A. Oliveira

Anos 1950 até o presente[editar | editar código-fonte]

Emerson Leão foi revelado pelo Comercial na década de 60.
Diego Ribas iniciou sua trajetória na escolinha do Poli Esportivo do Comercial.
Alex Muralha é um dos ídolos mais recentes do Comercial.
Nac. Jogador Nac. Jogador
Brasil Hilson Souza Brasil Carlos Cézar
Brasil Rostain Brasil Jáder
Brasil Lessi Brasil Almeida
Brasil Cassiano Brasil Benê
Brasil Ferreira[45] Brasil Marco Antônio
Brasil Rosan[45] Brasil Pascoalim
Brasil Guina Brasil Pedro Omar
Brasil Jair Gonçalves[46] Brasil Didi[46]
Brasil Raul Pratalli[46] Brasil Beto Cano[46]
Brasil Lúis Alberto Brasil Anselmo
Brasil Jair Bala Brasil David Aparecido Avelar dos Santos
Brasil Tadeu Ricci Brasil Piter
Brasil Vagner Brasil Paulinho
Brasil Paulo Bin Brasil Emerson Leão
Brasil Alemão Brasil Ademirzinho
Brasil Vital Brasil Tomires
Brasil Toninho Moura Brasil Ziquita
Brasil Mauricinho Brasil Rômulo
Brasil Glauco Brasil Serrano
Brasil Alexandre Villa Brasil Juliano Koagura
Brasil Daniel Chocão Brasil Gleison
Brasil Juninho Brasil Diego
Brasil Éder Luís Brasil Elionar Bombinha
Brasil Marcio Ambrósio Brasil Acleison
Brasil Fabão[47] Brasil Leandro[48]
Brasil Macena Brasil Alex Muralha
Brasil Laércio Moacyr Sostena

Estrangeiros[editar | editar código-fonte]

Os jogadores estrangeiros que passaram pelo Comercial.

Nacionalidade Nome Posição Temporada
Uruguai Juan C. Bertone desconhecido Anos 1920
Uruguai Augusto Bertone desconhecido Anos 1920
Argentina Armando Renganeschi Zagueiro Anos 1956
Argentina Miguel Angel Ortiz[49] Goleiro Anos 1970
Japão Yuji Minami[50] Atacante 2002–2003
Argentina Esteban Giglio[51][52][53] Volante 2011
Polónia Brasil Roger Guerreiro[54] Meia 2013
Paraguai Pedro Vera[55][56] Volante 2015
Camarões Samuel Eto'o[57][58] Atacante 2015 (1 jogo amistoso)
Paraguai Herrera[59] Atacante 2024


Os irmãos Augusto e Juan Bertone, ambos uruguaios, foram os primeiros estrangeiros a defender o Leão do Norte, quando o time ainda era amador. Já o argentino Armando Renganeschi, foi o primeiro estrangeiro a vestir a camisa do Comercial na era profissional do futebol. Ele estreou no Bafo, 36 anos depois da passagem dos irmãos uruguaios pelo, na época, Commercial.

Miguel Ortiz foi o único estrangeiro a defender o gol comercialino, até o momento. Ele também foi o goleiro titular do Comercial, nas duas vezes em que o clube disputou a primeira divisão do Brasileiro, em 1978[60] e 1979. Ortiz foi ainda, o primeiro goleiro a marcar um gol, em partida oficial, com a camisa comercialina. O tento aconteceu durante um jogo contra o XV de Jaú, válido pelo Campeonato Paulista de 1978. O gol de Ortiz foi de pênalti, aos 17 minutos do segundo tempo. O pênalti havia sido sofrido pelo lateral-direito do Bafo, Marco Antônio. O goleiro do XV era Marola. Com o gol de Ortiz, o Comercial chegou ao empate em 2 a 2, placar que acabou se mantendo até o final do jogo.

O japonês Yuji Minami foi o primeiro estrangeiro não sul-americano a vestir a camisa do Comercial.[61] Ele também foi o primeiro jogador asiático a marcar um gol vestindo a camisa do clube, em jogo realizado no Palma Travassos, no dia 5 de outubro de 2002, na derrota do Comercial por 2–3 para o Rio Branco-SP de Americana, pelo Grupo 2 da Copa Mauro Ramos. Ele ainda marcou mais um gol pelo Comercial, no dia 26 de outubro de 2002, pelo mesma Copa Mauro Ramos, desta vez, porém, no empate do Comercial em 3–3 com a Matonense.

O argentino, Esteban Giglio, era o último estrangeiro a vestir a camisa do Comercial em uma partida oficial,[52], quando jogou pelo Campeonato Paulista Série A2 de 2011; já que o polaco-brasileiro Roger Guerreiro e o paraguaio Pedro Vera, contratados depois de Giglio, não chegaram a atuar em partidas oficiais[62] pelo clube; e o camaronês Eto'o, fez apenas um jogo amistoso promocional.

O camaronês Samuel Eto'o atuou num Come-Fogo amistoso,[63] realizado no Estádio Santa Cruz, em 22 de dezembro de 2015.[63] Eto'o atuou 40 minutos pelo Comercial, e aos 39 minutos do primeiro tempo marcou um gol pelo Leão do Norte.[64] O restante do jogo, Eto'o atuou pelo Botafogo, e marcou dois gols.

Mas, em 28 de janeiro de 2024, o Comercial voltou a ter um estrangeiro atuando em uma partida oficial pelo clube. O atacante paraguaio, Herrera, entrou no segundo do tempo do clássico Come-Ferro[65], pela 4ª rodada do Campeonato Paulista Série A2 2024, mas não marcou nenhum gol. O jogo terminou empatado, com o placar de Comercial 1x1 Ferroviária[66].

Jogos Internacionais Históricos[editar | editar código-fonte]

Seja no campo ou em quadra, o Comercial fez, ao longo de sua história, alguns jogos internacionais e históricos, segue a lista:

Jogos Internacionais do Comercial FC (Campo profissional)
Data e horário Confronto Estádio Cidade Tipo de jogo
25/10/1922 - ? Comercial 1 x 1 Argentina Estádio da Rua Tibiriçá Brasil Ribeirão Preto Amistoso
01/07/1928 - ? Comercial 2 x 0 Peñarol Universitario Estádio da Rua Tibiriçá Brasil Ribeirão Preto Amistoso
14/07/1965 - ? Comercial 1 x 1 Peñarol Palma Travassos Brasil Ribeirão Preto Troféu Carlos Joel Nelli
31/05/1966 - ? Comercial 2 x 4 Brasil Estádio José Araújo Cintra Brasil Amparo Amistoso
30/06/2011 - 13:00 FC Gratkorn 1 x 3 Comercial FC Lankowitz Stadium Áustria Maria Lankowitz Amistoso
02/07/2011 - 13:00 LASK Linz 3 x 1 Comercial Puchenau Arena Áustria Puchenau Amistoso
04/07/2011 - 13:45 FC Steaua București 2 x 2 Comercial Sankt Michael Stadium Áustria Sankt Michael in Obersteiermark Amistoso
06/07/2011 - 13:30 Kapfenberger SV 1 x 3 Comercial FC Lankowitz Stadium Áustria Maria Lankowitz Amistoso
10/07/2011 - 13:30 Anzhi Makhachkala 1 x 2 Comercial[67] USC Rogner Bad Blumau Áustria Bad Blumau Amistoso
Jogos internacionais do Comercial Ftsal (Profissional)
Data e horário Confronto Ginásio Cidade Tipo de jogo
03/11/2019 - 16h Comercial 6 x 1 Asociación de Fútbol de Cuba Ginásio do Colégio Marista Brasil Ribeirão Preto Amistoso

Técnicos históricos[editar | editar código-fonte]

Nacionalidade Nome
Brasil Alfredo Sampaio Filho
Argentina Uruguai Alcides Mañay
Argentina Armando Renganeschi[68]
Argentina José Guillermo Agnelli[69]
Brasil Otto Glória
Brasil Varlei de Carvalho
Brasil Afrânio Riul
Brasil Márcio Fernandes
Chile Roberto Rojas[70]
Brasil Geninho
Brasil Pinho[71]

Uniformes[editar | editar código-fonte]

Desde que surgiu, o Comercial adotou o preto e branco como cores oficiais. Oficialmente, o uniforme número um do clube é todo branco, já o segundo uniforme contém camisa listrada em preto e branco, calções e meiões pretos.

Fornecedores de materiais esportivos[editar | editar código-fonte]

Fornecedora de Material Período Patrocinador Máster
Brasil Penalty 1974–1977 não houve
Alemanha Adidas 1978–1986 Não houve de 1978–1983
Chap Chap Construtora (1983)
Consórcio Gasplan (1983–1984)[72]
Laguna Autopeças (1985–1986)[73]
Auto Retifica Nacional (1986)[73]
Brasil Topper 1987–1990 Laguna Autopeças (1987–1988)
PAFIL (1989)
Laguna Autopeças (1990)
Brasil Kyalami 1991–1995 Auto Americano (1991–1993)
Luwasa (1993)[74]
R Consórcios / Ford (1993)[75]
Basilar (1994–1995)[76]
Hidromao (1995)
Inglaterra Umbro 1996 Biscoitos Mabel (1996)
Brasil Addit 1996–1998 Biscoitos Mabel (1996–1997)[77]
Não houve em 1998
Brasil Geração Sport 1998–1999 Não houve em 1998[78]
Kiss (1999)
Brasil Atem[79][80] 1999 Não houve
Brasil Geração Sport 2000 Colégio Anglo (2000)
Café Jordão (2000)[81][82]
Brasil Atem 2001 Não houve
Inglaterra Umbro 2001 Copa Coca-Cola (2001)
Brasil Geração Sport 2001–2006 Geração Sport (2001)[83]
SIMM (2002)
Pet Shop Au Au (2003)
Não houve em 2004[84]
Ourofino (2005)[85]
Labordiesel (2006)[86]
Alemanha Uhlsport[87] 2006 Ourofino
Brasil Geração Sport 2007 Embratel[88]
Brasil Ribsilk 2008–2009 Passaredo Linhas Aéreas (2008)[89]
Coca-Cola (2009)[90]
Brasil Geração Sport 2010–2012 Noblle Créditos Tributários (2011)[91]
Noblle Créditos Tributários / UBP (2011)[92]
Embratel (2012)
Brasil No Stress 2012 Embratel (2012)
Noblle Créditos Tributários (2012)
Brasil Geração Sport 2013–2014 HF Equipamentos (2013)
Claro (2014)
Brasil Aktion 2014–2015 Lacerda Sports (2014)
Noblle Precatórios (2015)
Brasil Geração Sport 2015 Twiter (2015-2015) - 1 jogo[93][57]
Brasil Uniex[94][95] 2016 Dinagro
Brasil Geração Sport 2017–2020 Cenourão Super Varejão (2017)
Dinagro (2018)
UNIMED / Dinagro / COAL / Sicredi[96] / Casa Damasco / Poty (2019)[97][98]
Brasil Muraca 2021–atualmente Comercial-SP vestirá Muraca Sports em 2021 (2021)[99]

Ranking da CBF[editar | editar código-fonte]

Atualizado em 14 de novembro de 2011.[100]

  • Posição: 95º
  • Pontuação: 112 pontos

Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d e f «Com acesso garantido, Comercial busca 1º título de uma divisão de Paulista em 64 anos». ge. Consultado em 7 de abril de 2023 
  2. Há 100 anos Comercial ganhava a alcunha de Leão do Norte
  3. FPF determina torcida única em clássicos Come-Fogo em 2023
  4. Botafogo-SP e Comercial voltam a jogar após 3º maior período sem Come-Fogo; confira números
  5. [1]
  6. "Fomos valentes", diz Fahel após Comercial buscar empate duas vezes contra Marília
  7. «Comercial é o único time a marcar cinco gols no São Paulo em pleno Morumbi». Consultado em 25 de novembro de 2018 
  8. «Globo Futpédia». Consultado em 5 de maio de 2013 
  9. «14/10/1964 - Comercial RP 2x3 Santos - Campeonato Paulista». Consultado em 28 de outubro de 2018 
  10. «Goleiro que sofreu último gol de Garrincha se surpreende com descoberta». Consultado em 28 de outubro de 2018 
  11. https://trivela.com.br/sete-revelacoes-em-finais-da-copinha-que-nao-vingaram-como-profissionais/
  12. https://rgdogol.webnode.com.br/news/comercial-e-botafogo-na-copa-sao-paulo/
  13. https://www.maisribeiraopreto.com.br/noticias/futebol-masculino-vence-na-estreia-dos-jogos-regionais-6942
  14. https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/J332/noticia/43466
  15. https://globoesporte.globo.com/sp/ribeirao-preto-e-regiao/futebol/times/comercial-sp/noticia/comercial-oficializa-parceria-com-i9-evolvendo-a-base-e-uso-de-ct.ghtml
  16. https://thathi.com.br/esporte/parceria-entre-comercial-e-i9-promete-potencializar-contratos-de-jovens-jogadores/
  17. a b https://thathi.com.br/esporte/comercial-futsal-e-bicampeao-da-copa-ribeirao/
  18. Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (12 de fevereiro de 2019). [Futsal Ribeirão assina parceria com o Comercial Futebol Clube «Futsal Ribeirão assina parceria com o Comercial Futebol Clube»] Verifique valor |url= (ajuda). Consultado em 12 de fevereiro de 2019 
  19. a b http://www.futsaldeprimeira.com/noticias/futsal-sp-campeao-comercial-futsal-conquista-a-taca-da-liga-sbt
  20. https://ligapaulistafutsal.com.br/2019/12/06/comercial-futsal-decide-o-titulo-estadual-da-copa-paulista/
  21. https://www.cbnribeirao.com.br/noticias/cidades/NOT,0,0,1468486,futsal+do+comercial+conquista+copa+paulista+do+interior.aspx
  22. https://ligapaulistafutsal.com.br/2019/11/04/comercial-de-ribeirao-preto-goleia-cuba-em-jogo-amistoso/
  23. https://www.tribunaribeirao.com.br/site/comercial-futsal-goleia-cuba-em-amistoso-internacional/
  24. https://www.revide.com.br/noticias/esporte/comercial-tem-parceria-firmada-com-equipe-de-futsal-down/
  25. https://www.revide.com.br/noticias/esporte/para-impulsionar-marca-comercial-apresenta-novo-time-de-basquete/
  26. http://www.oimparcialmontealto.com.br/noticias/basquete-de-monte-alto-se-garante-na-final-da-copa-revelar/
  27. https://www.revide.com.br/noticias/esporte/basquete-adaptado-do-comercial-supera-quatro-linhas-da-quadra/
  28. https://globoesporte.globo.com/sp/ribeirao-preto-e-regiao/futebol/times/comercial-sp/noticia/comercial-se-reinventa-na-pandemia-e-consegue-arrecadacoes-superiores-a-de-jogos.ghtml
  29. Comercial Futebol Clube (22 de abril de 2011). «Torcidas do Comercial». Consultado em 22 de abril de 2011 
  30. Mancha Alvinegra (22 de abril de 2011). «GRTO Mancha Alvinegra». Consultado em 22 de abril de 2011 
  31. Mendes, Renato Cruz; Montibeler, Everlam Elias (1 de abril de 2018). «Além das Quatro Linhas: Uma Perspectiva Financeira dos Clubes Desportivos do Estado do Rio de Janeiro». PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review (1): 145–160. ISSN 2316-932X. doi:10.5585/tlsr.v7i1.243. Consultado em 5 de março de 2024 
  32. «Primeiras conquistas». Wikipédia, a enciclopédia livre. 27 de setembro de 2022. Consultado em 5 de março de 2024 
  33. a b c d e f «História do Comercial Futebol Clube (Ribeirão Preto)». Wikipédia, a enciclopédia livre. 27 de setembro de 2022. Consultado em 5 de março de 2024 
  34. «Campeonato Paulista de Futebol de 1981». Wikipédia, a enciclopédia livre. 1 de fevereiro de 2024. Consultado em 5 de março de 2024 
  35. a b http://www.plataformaverri.com.br/index.php?bib=1&local=book&letter=R&idCity=24&idCategory=20&idBook=1435
  36. http://globoesporte.globo.com/sp/ribeirao-preto-e-regiao/noticia/2013/07/com-campanha-perfeita-comercial-vence-matao-e-conquista-regionais.html
  37. http://globoesporte.globo.com/sp/ribeirao-preto-e-regiao/noticia/2015/07/barretos-derrota-o-comercial-na-final-dos-jogos-regionais-e-fica-com-titulo.html
  38. https://ligapaulistafutsal.com.br/2019/12/09/comercial-futsal-e-campeao-da-copa-paulista/
  39. http://portalmorada.com.br/esporte/esportes/68726/futsal-masculino-e-bicampeao-dos-jogos-regionais
  40. http://www.federacaopaulistadefutsal.com.br/novo/ribeirao-preto-e-araraquara-se-enfrentam-na-final-dos-jogos-regionais-de-matao/
  41. a b https://www.revistaribeiraopreto.com.br/esporte/futsal/a-copa-paulista-e-de-ribeirao-preto-comercial-futsal-e-campeao-estadual/
  42. https://books.google.com.br/books?id=fMCEdGVOmFYC&pg=PA18&lpg=PA18&dq=daltro+menezes+demitido+do+comercial&source=bl&ots=V6M4Ea_nw2&sig=ACfU3U3TcGAV6HtjewKKEOijW4MsRnCVAg&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjLgJv66LXjAhW-FLkGHYnXDSE4ChDoATAAegQICRAB#v=onepage&q=daltro%20menezes%20demitido%20do%20comercial&f=false
  43. http://www.jornalacidade.com.br/esportes/comefogo/comefogo_internaNOT.aspx?idnoticia=1063295
  44. https://www.acidadeon.com/ribeiraopreto/esportes/presidente-comercial-renuncia-ao-cargo-veja-quem-assume/
  45. a b http://globoesporte.globo.com/sp/ribeirao-preto-e-regiao/futebol/times/comercial-sp/noticia/2017/04/lateral-do-comercial-de-66-ferreira-pede-seriedade-e-cre-em-reorganizacao.html
  46. a b c d https://www.revide.com.br/noticias/mestres-da-bola-que-fizeram-historia-do-leao/
  47. http://www.futebolinterior.com.br/futebol/Comercial-SP/noticias/2012-01/Comercial-contrata-zagueiro-Fabao
  48. http://esporte.ig.com.br/futebol/leandro/l1237865265763.html
  49. http://terceirotempo.bol.uol.com.br/que-fim-levou/ortiz-2243
  50. http://forums.bigsoccer.com/threads/not-so-famous-japanese-players-abroad-r.285190/page-24
  51. https://www.transfermarkt.pt/esteban-giglio/profil/spieler/81603
  52. a b https://www.futebolinterior.com.br/futebol/Comercial-SP/noticias/2011-03/A2:-Esteban-Giglio-pode-estrear-com-a-camisa-do-Comercial-neste-domingo
  53. https://esportes.estadao.com.br/noticias/geral,estrangeiros-sao-opcao-ate-para-os-clubes-pequenos-imp-,798024
  54. http://globoesporte.globo.com/sp/ribeirao-preto-e-regiao/noticia/2013/11/comercial-contrata-meia-roger-guerreiro-ex-corinthians-diz-jornal.html
  55. http://www.jornalacidade.com.br/esportes/comefogo/comefogo_internaNOT.aspx?idnoticia=1036492
  56. http://globoesporte.globo.com/sp/ribeirao-preto-e-regiao/noticia/2015/02/comercial-anuncia-volante-paraguaio-com-passagens-por-olimpia-e-libertad.html
  57. a b http://globoesporte.globo.com/sp/ribeirao-preto-e-regiao/futebol/noticia/2015/12/etoo-brilha-com-tres-gols-no-classico-e-come-fogo-termina-sem-vencedor.html
  58. http://espn.uol.com.br/noticia/566273_passagem-de-etoo-pelo-brasil-teve-jatinho-e-carnes-nobres-mas-com-show-de-humildade
  59. https://ge.globo.com/sp/ribeirao-preto-e-regiao/futebol/times/comercial-sp/noticia/2024/01/26/atacante-paraguaio-e-regularizado-e-pode-estrear-pelo-comercial.ghtml
  60. http://www.gazetapress.com/pauta/6919/historia_do_comercial_sp#
  61. http://www.bigsoccer.com/threads/not-so-famous-japanese-players-abroad.285190/page-49
  62. https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2017/10/04/ele-fez-gol-em-eurocopa-se-desiludiu-com-futebol-e-virou-motorista-de-uber.htm
  63. a b http://globoesporte.globo.com/sp/ribeirao-preto-e-regiao/noticia/2015/12/etoo-agrada-torcidas-ajuda-rai-e-diz-aguardar-proposta-para-jogar-no-brasil.html
  64. http://globoesporte.globo.com/sp/ribeirao-preto-e-regiao/jogo/22-12-2015/botafogo-comercial/
  65. https://www.futebolinterior.com.br/comercial-ferroviaria-empatam-4-rodada/
  66. http://2016.futebolpaulista.com.br/sumulas2.php?cat=44&cam=74&jog=32&ano=2024
  67. http://trivela.uol.com.br/comercial-vence-amistoso-contra-anzhi-na-austria/
  68. https://books.google.com.br/books?id=hKRGAFIH9BoC&pg=PA49&lpg=PA49&dq=renganeschi+t%C3%A9cnico+do+Comercial&source=bl&ots=e64yR5aOqH&sig=_b_QSjyvZp0Trvrqk3P9xcmXkmM&hl=pt-BR&sa=X&ved=0CB4Q6AEwAGoVChMIm-iwv6_dxgIViZUNCh14qAmN#v=onepage&q=renganeschi%20t%C3%A9cnico%20do%20Comercial&f=false
  69. http://terceirotempo.bol.uol.com.br/que-fim-levou/jose-agnelli-2161
  70. http://terceirotempo.bol.uol.com.br/que-fim-levou/roberto-rojas-3589
  71. https://globoesporte.globo.com/sp/ribeirao-preto-e-regiao/futebol/times/comercial-sp/noticia/rei-do-acesso-pinho-e-contratado-para-tirar-comercial-da-quarta-divisao.ghtml
  72. http://www.gazetapress.com/busca/fotos/?q=torneio+in%C3%ADcio+do+campeonato+paulista+1984#
  73. a b http://www.gazetapress.com/pauta/4767/nene#
  74. http://www.gazetapress.com/busca/fotos/?q=divis%C3%A3o+intermedi%C3%A1ria
  75. http://www.gazetapress.com/busca/fotos/?q=divis%C3%A3o+intermedi%C3%A1ria#
  76. https://rgdogol.webnode.com.br/camisas/#comercial-fc-1995-jpg
  77. https://rgdogol.webnode.com.br/camisas/#comercial-fc-1997-jpg
  78. https://rgdogol.webnode.com.br/camisas/#comercial-fc-1998-jpg
  79. https://rgdogol.webnode.com.br/camisas/#comercial-fc-1999-uniforme-1-jpg
  80. https://rgdogol.webnode.com.br/camisas/#comercial-fc-1999-uniforme-2-jpg
  81. https://rgdogol.webnode.com.br/camisas/#comercial-fc-2000-jpg
  82. https://rgdogol.webnode.com.br/camisas/#comercial-fc-2000-uniforme-de-treino-jpg
  83. https://rgdogol.webnode.com.br/camisas/#comercial-fc-2001-especial-90-anos-jpg
  84. https://rgdogol.webnode.com.br/camisas/#comercial-fc-2004-enviada-por-ze-ari-jpg
  85. https://rgdogol.webnode.com.br/camisas/#comercial-fc-2005-enviada-por-comercial-fc-jpg
  86. https://rgdogol.webnode.com.br/camisas/#comercial-fc-2006-enviada-por-comercial-fc-jpg
  87. https://rgdogol.webnode.com.br/camisas/#comercial-fc-2006-enviada-por-goleiro-anderson-moraes-jpg
  88. https://rgdogol.webnode.com.br/camisas/#comercial-fc-2007-enviada-por-alexsandro-goiano-jpg
  89. https://rgdogol.webnode.com.br/camisas/#comercial-fc-2008-enviada-por-eduardo-mauro-baptista-jpg
  90. https://rgdogol.webnode.com.br/camisas/#comercial-fc-2009-enviada-por-eduardo-mauro-baptista-jpg
  91. https://rgdogol.webnode.com.br/camisas/#comercial-fc-2010-especial-99-anos-enviada-por-comercial-fc-jpg
  92. https://rgdogol.webnode.com.br/camisas/#comercial-fc-2011-autografada-enviada-por-comercial-fc-jpg
  93. https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2015/12/22/etoo-faz-tres-e-xingado-e-amistoso-come-fogo-termina-empatado.htm
  94. http://www.showdecamisas.com.br/2016/06/comercial-anuncia-parceria-com-uniex.html
  95. https://mantosdofutebol.com.br/2016/07/camisas-comercial-fc-2016-2017-uniex/
  96. https://www.sicredi.com.br/html/parquedasaraucarias/noticias/sicredi-patrocinadora-comercial-fc/
  97. https://www.revide.com.br/noticias/esporte/comercial-lanca-linha-de-uniformes-para-temporada-de-2019/
  98. https://mantosdofutebol.com.br/2019/01/camisas-comercial-2019-geracao-sport/
  99. https://www.mantosdofutebol.com.br/2021/03/comercial-sp-vestira-muraca-sports-em-2021/
  100. «Ranking da CBF» (PDF). CBF. Consultado em 14 de novembro de 2011. Arquivado do original (PDF) em 31 de janeiro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]