Comissão Búlgara para os Topônimos Antárticos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bulgária na Antártica
Base São Clemente de Ohrid
Campo Academia
Expedição Tangra 2004/05
Topônimos búlgaros na Antártica
Comissão Búlgara para os Topônimos Antárticos
H.H. Benedict XVI presented with the 2005 Bulgarian map of Livingston Island.
Marcador topográfico aprovado pela Comissão.
Trabalho no terreno para a Comissão.

A Comissão Búlgara para os Topônimos Antárticos foi estabelecida pelo Instituto Antártico Búlgaro em 1994, e desde 2001 é uma instituição associada com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bulgária. A Comissão aprova nomes búlgaros para os lugares geográficos na Antártica, quais são dados formalmente pelo Presidente da República de acordo com a Constituição Búlgara e com prática internacional estabelecida.

O selo que comemora o décimo aniversário da cartografia antártica búlgara ao serviço da Comissão.

Os nomes geográficos reflectem a história e a prática de exploração da Antártica. As nações implicadas na investigação antártica dão novos nomes à objectos geográficos anónimos para as finalidades da orientação, logística, e de cooperação científica internacional. Há aproximadamente 19000 topônimos antárticos diferentes, incluindo mais de mil dadas pela Bulgária. Porque a base antártica búlgara é situada nas Ilhas Shetland do Sul, a maioria dos nomes geográficos búlgaros são concentrados nesta região.

Em 1995 a Comissão desenvolveu as suas próprias Directivas Toponímicas, que introduziram também o Sistema direto para a transliteração da língua búlgara qual foi adotado subseqüentemente para o uso oficial em Bulgária, e codificado finalmente pela Lei búlgara da transliteração de 2009.[1]

O trabalho da Comissão usa a informação geográfica e a cartografia que resultam das medições topográficos na Antártica, como o levantamento topográfico de 1995/96 na Ilha Livingston e a expedição topográfico Tangra 2004/05. A Comissão publicou o primeiro mapa topográfico búlgaro da IIlha Livingston e Ilha Greenwich em 2005.

A Comissão Búlgara para os Topônimos Antárticos coopera com outras autoridades nacionais para topônimos da Antártica e com o Comité Científico para Investigación Antártica (SCAR). A informação detalhada para os topônimos antárticos búlgaros é publicada regularmente no sítio web da Comissão, e também ao Índice dos nomes geográficos da Antártica mantida pelo SCAR.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Mapas publicados pela Comissão[editar | editar código-fonte]

Relações externas[editar | editar código-fonte]