Saltar para o conteúdo

Comissão Militar Central (China)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Comissão Militar Central do Partido Comunista da China
中国共产党中央军事委员会
Zhōngguó Gòngchǎndǎng Zhōngyāng Jūnshì Wěiyuánhuì
Zhōnghuá Rénmín Gònghéguó Zhōngyāng Jūnshì Wěiyuánhuì

Emblema nacional da China
Resumo da agência
Formação
  • 28 setembro 1954; há 70 anos (partido)
  • 18 junho 1983; há 41 anos (estado)
Jurisdição ChinaExército de Libertação Popular
Executivos da agência
Agência mãe Partido Comunista da China
O CMC está instalado no mesmo prédio do Ministério da Defesa Nacional, o 'Edifício 1º de agosto'

A Comissão Militar Central ( CMC ) é a mais alta organização de defesa nacional da República Popular da China . Ele opera dentro do Partido Comunista Chinês (PCCh) sob o nome de "Comissão Militar Central do Partido Comunista da China" e como o ramo militar do governo central sob o nome de "Comissão Militar Central da República Popular da China".

Sob o arranjo de "uma organização com dois nomes", ambas as comissões têm pessoal, organização e função idênticas e operam sob os sistemas partidário e estatal.  A hierarquia paralela da comissão permite que o PCC supervisione as atividades políticas e militares do Exército de Libertação Popular (PLA),  incluindo a emissão de diretrizes sobre nomeações de altos funcionários, envio de tropas e gastos com armas.

O CMC é presidido por Xi Jinping , secretário-geral do Partido Comunista Chinês e líder supremo . Quase todos os membros são generais de alto escalão, mas os cargos mais importantes sempre foram ocupados pelos líderes mais altos do partido para garantir a lealdade das forças armadas.  A CMC controla mais de 6,8 milhões de funcionários.[1]

O CMC está sediado no complexo do Ministério da Defesa Nacional ("Edifício 1º de agosto ou 'Oito-Um'") no oeste de Pequim.

Referências

  1. «BBC NEWS». web.archive.org. 14 de maio de 2017. Consultado em 26 de outubro de 2022