Comissário de bordo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Adicionei a Predefinição:Indice aviador.
Linha 7: Linha 7:


=== Funções ===
=== Funções ===
[[Ficheiro:Garuda_Indonesia_Flight_Attendants_in_Kebaya.jpg|thumb|[[Garuda Airlines]] aeromoça]]
Os comissários são responsáveis pela gestão da [[secção de câmaras]]/[[seção de câmara]] dos navios de passageiros. Quando a secção de câmaras de um navio tem mais de um oficial comissário, o de maior categoria pode ser designado ''comissário-chefe'' ou ''1º comissário''. Conforme o sistema adoptado, os restantes comissários são designados, sucessivamente, ''1º comissário'' ou ''2º comissário'' e ''2º comissário'' ou ''3º comissário''.
Os comissários são responsáveis pela gestão da [[secção de câmaras]]/[[seção de câmara]] dos navios de passageiros. Quando a secção de câmaras de um navio tem mais de um oficial comissário, o de maior categoria pode ser designado ''comissário-chefe'' ou ''1º comissário''. Conforme o sistema adoptado, os restantes comissários são designados, sucessivamente, ''1º comissário'' ou ''2º comissário'' e ''2º comissário'' ou ''3º comissário''.


Linha 49: Linha 48:
[[Categoria:Profissionais ligados à aviação]]
[[Categoria:Profissionais ligados à aviação]]


[[af:Lugwaardin]]
[[da:Purser]]
[[de:Purser]]
[[ar:مضيف (طيران)]]
[[az:Styuard]]
[[fi:Purseri]]
[[fr:Commissariat de la marine]]
[[bg:Стюард]]
[[it:Commissario di bordo]]
[[bo:མཁའ་སྐྱོད་བུ་མོ།]]
[[cs:Stevard]]
[[nl:Purser]]
[[da:Steward]]
[[no:Purser]]
[[pt:Comissário de bordo]]
[[de:Flugbegleiter]]
[[en:Flight attendant]]
[[sv:Purser]]
[[eo:Stevardo]]
[[es:Auxiliar de vuelo]]
[[fa:مهماندار هواپیما]]
[[fi:Lentoemäntä]]
[[fr:Personnel navigant commercial]]
[[he:דייל אוויר]]
[[hi:उड़ान परिचर]]
[[hu:Utaskísérő]]
[[id:Pramugari]]
[[it:Assistente di volo]]
[[ja:客室乗務員]]
[[ko:항공 승무원]]
[[la:Administer aeroplani]]
[[ms:Pramugari]]
[[nl:Steward (luchtvaart)]]
[[nn:Kabinpersonale]]
[[pl:Stewardesa]]
[[ru:Стюард]]
[[simple:Flight attendant]]
[[sv:Kabinpersonal]]
[[tr:Hava hostesi]]
[[uk:Стюард]]
[[vi:Tiếp viên hàng không]]
[[yi:פלי מאנשאפט]]
[[zh:空中乘务员]]
[[zh-yue:空中服務員]]

Revisão das 12h04min de 30 de setembro de 2011

Um comissário de bordo ou simplesmente comissário é um oficial da marinha encarregue da administração, abastecimento e serviço de tripulantes e passageiros, a bordo de um navio. A mesma designação também é aplicada aos profissionais da aviação comercial encarregues da segurança e conforto dos passageiros a bordo de uma aeronave.

Marinha

Na marinha, um comissário é um oficial responsável pela gestão financeira e pela supervisão da administração e abastecimento do serviço de passageiros e tripulantes a bordo de um navio.

Apesar do termo "comissário" se aplicar, sobretudo aos oficiais de administração da marinha mercante, também é utilizado em algumas marinhas de guerra. Na Marinha de Guerra Portuguesa, por exemplo, os oficiais de administração eram designados comissários navais até ao início do século XX, passando depois a ser designados oficiais de administração naval. Já na Marinha do Brasil, os oficiais de administração são designados intendentes.

Funções

Os comissários são responsáveis pela gestão da secção de câmaras/seção de câmara dos navios de passageiros. Quando a secção de câmaras de um navio tem mais de um oficial comissário, o de maior categoria pode ser designado comissário-chefe ou 1º comissário. Conforme o sistema adoptado, os restantes comissários são designados, sucessivamente, 1º comissário ou 2º comissário e 2º comissário ou 3º comissário.

Os pequenos navios de passageiros e os navios de carga, normalmente não embarcam oficiais comissários, ficando a secção de câmaras a cargo de um despenseiro ou mesmo de um cozinheiro.

Como responsáveis pela gestão financeira e pelo serviço de câmaras de um navio de passageiros, os comissários coordenam programas de trabalho e gestão de meios (nomeadamente, orçamentos, despesas e receitas), recrutam e coordenam o pessoal de câmaras (elaborando horários de trabalho e definindo funções), organizam a distribuição dos lugares dos passageiros a bordo, elaboram pareceres sobre a estimativa de movimentos de passageiros e de abastecimentos, orientam e verificam o acondicionamento dos mantimentos e dos materiais dos serviços de alojamento e de restauração, supervisionam os serviços de restaurante, bar, comércio, animação e outros.

As funções de um comissário são muito semelhantes às de um gerente de hotelaria ou de restauração. Assim, sobretudo nos grandes navios de cruzeiro, onde a secção de câmaras está dividida em vários departamentos especializados, os comissários assumem a designação de gerente de hotel, gerente de bar, gerente de casino, etc..

Formação e carreira

Até recentemente, a carreira de comissário da marinha mercante constituía uma profissão regulamentada, à qual só podiam ter acesso profissionais certificados. Para se obter a certificação como comissário, era necessário a frequência de um curso especial numa escola náutica ou de formação de oficiais de marinha mercante.

Atualmente, contudo, a profissão de comissário deixou de ser certificada e regulamentada internacionalmente e na maioria dos países. Assim, cada companhia pode contratar qualquer profissional para exercer as funções de comissário, desde que obedeça a certos critérios mínimos, um dos quais é o de ter um curso superior, normalmente na área da gestão e administração. Por exemplo, hoje em dia, é frequente a contratação de profissionais diplomados com cursos superiores de gestão hoteleira para exercerem a função de comissários.

Em Portugal, por exemplo, a carreira de oficial comissário da marinha mercante incluiu, até 2001, as categorias de praticante de comissário, comissário de 3ª classe, comissário de 2ª classe, comissário de 1ª classe e comissário-chefe. Para se aceder à categoria de praticante de comissário era necessário concluir o bacharelato do Curso Superior de Comissariado da Escola Náutica Infante D. Henrique. Para se atingir a categoria de comissário de 1ª classe ou superior, além da experiência profissional era necessária a conclusão do Curso de Chefias da mesma escola.


Aviação comercial

Ver artigo principal: Pessoal navegante comercial

Um comissário é o profissional que atua a bordo de aeronave, zelando pela segurança e conforto dos passageiros.

Quando do sexo feminino, este profissional é, formalmente, chamado comissária no Brasil e assistente em Portugal ou, popularmente, respectivamente aeromoça e hospedeira do ar.

A categoria de comissário está incluída no grupo profissional designado "pessoal de cabine" ou "pessoal navegante comercial" ou até mesmo "tripulação", quando há um grupo de comissários.

Ver também

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Comissário de bordo


Referências

pt:Comissário de bordo