Comité Olímpico de Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O COP - Comité Olímpico de Portugal MHIH é a entidade máxima do desporto em Portugal. Foi fundado em 26 de outubro de 1909. Foi a 13ª nação a juntar-se ao Movimento Olímpico. É responsável pela organização dos desportos olímpicos e regula as competições que qualificam os atletas para as provas dos Jogos Olímpicos.

História[editar | editar código-fonte]

Apesar de já existir um representante desde 1906, foi apenas em 1909 que foi constituído o I Comité Olímpico Português. Este nasceu da Sociedade Promotora de Educação Física Nacional e tinha como objectivo a participação de Portugal nos Jogos Olímpicos de 1912, em Estocolmo. Em 1919 o Comité foi reconhecido por decreto assinado pelo Ministro da Instrução Pública, Dr. Canto e Castro, e foi-lhe concedido um subsídio.[1]

A 27 de Maio de 2015 foi feito Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.[2]

Membros[editar | editar código-fonte]

O Comité Olímpico de Portugal é composto por Federações Olímpicas, Federações Não Olímpicas e Membros Extraordinários.[3]

Referências

  1. Comité Olímpico de Portugal. História do Comité Olímpico de Portugal Comiteolimpicoportugal.pt. Visitado em 30 de julho de 2012.
  2. Presidente Cavaco Silva homenageou Desporto Nacional e condecorou atletas olímpicos e paralímpicos Presidência da República Portuguesa (27 de Maio de 2015). Visitado em 2015-05-27.
  3. Comité Olímpico de Portugal. Membros do Comité Olímpico de Portugal Comiteolimpicoportugal.pt. Visitado em 30 de julho de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.