Como Eu Quero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Como Eu Quero"
Single de Kid Abelha e os Abóboras Selvagens
do álbum Seu Espião
Lado B Homem com Uma Missão
Lançamento 1984 (1984)
Formato(s) 7"
Gênero(s) Balada pop
Duração 04:33
Gravadora(s) WEA
Nº cat.: 12.134
Composição Leoni e Paula Toller
Produção Liminha
Cronologia de singles de Kid Abelha e os Abóboras Selvagens
"Por Que Não Eu?"
(1984)
"Nada Tanto Assim"
(1984)

"Como Eu Quero" é uma canção interpretada pela banda brasileira Kid Abelha e os Abóboras Selvagens em Seu Espião, o álbum de estréia deles lançado originalmente em 1984. Foi lançada como a segunda música de divulgação daquele álbum e, depois de atingir enorme popularidade nas estações de rádio de todo o país, acabou se tornando uma das canções mais reconhecidas da banda.

Informação[editar | editar código-fonte]

Escrita pelos membros da banda Leoni e Paula Toller, a letra de "Como Eu Quero" apresenta uma personagem feminina manipuladora que está comunicando a seu namorado que só continuará com ele se ele for capaz de aceitar as mudanças que ela lhe propõe.

Resposta[editar | editar código-fonte]

Censura e sucesso[editar | editar código-fonte]

A canção, talvez por apresentar uma visão feminina um tanto quanto não-usual para os padrões morais da época, foi censurada pela já inexpressiva ditadura militar assim que foi lançada em 1984. A censura, entretanto, de nada atrapalhou que a canção obtivesse sucesso ao nível nacional, tendo atingido a primeira posição na lista semanal das canções mais executadas nas rádios brasileiras. Na lista das canções mais executadas do ano de 1984, "Como Eu Quero" ficou em segundo lugar, atrás apenas de "Sonífera Ilha" dos Titãs. Este enorme sucesso contribuiu para que a canção se tornasse uma das mais reconhecidas de toda a carreira banda.

Olá, gostaria de fazer uma correção: Essa informação não é oficial, é um engano publicado aqui na Wikipedia. "Como eu quero" nunca foi censurada. As músicas censuradas do Kid não chegaram a ser gravadas. [Produção Paula Toller]

A resposta de Caetano[editar | editar código-fonte]

De acordo com Caetano Veloso, a letra de sua composição "Não Enche", presente no álbum Livro de 1998, foi escrita como uma resposta à personagem maniqueísta de "Como Eu Quero".

Relançamento e reconquista do sucesso[editar | editar código-fonte]

No início da década de 1990, foi gravada uma segunda versão para o álbum "Greatest Hits 80's" da banda: A canção ganhou novo vocal, com a voz de Paula Toller mais afinada do que nunca. Sendo até hoje, a versão mais executada nas rádios. Em 2004, vinte anos após seu lançamento original, a canção foi relançada para as rádios em versão acústica e conseguiu reconquistar parte de seu sucesso inicial.

Regravações/ Covers[editar | editar código-fonte]

  • Em 1995, a cantora Eliana de Lima regravou a canção.
  • Na comemoração dos 20 anos do hit em 2004, Leoni que é um dos compositores da música e ex-integrante da banda Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, regravou para o CD e DVD ao vivo.
  • Em 2007, a cantora e jurada Kelly Key regravou a música para o seu álbum 100%.
  • Em 2010, a dupla sertaneja Maria Cecília & Rodolfo regravou para o DVD e CD "Ao Vivo Em São Paulo".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]