Companhia de Telecomunicações do Estado de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cotesp
Companhia de Telecomunicações do Estado de São Paulo
Razão social Companhia de Telecomunicações do Estado de São Paulo
Atividade Telecomunicações
Fundação 29 de maio de 1964
Encerramento 1 de abril de 1976
Sede São Paulo
Área(s) servida(s)  São Paulo
Proprietário(s) Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE)
Subsidiárias Empresa Melhoramentos de Andradina (EMA)
Antecessora(s) Companhia Telefônica Tupi
Sucessora(s) Telecomunicações de São Paulo (TELESP)

Companhia de Telecomunicações do Estado de São Paulo (COTESP) foi uma empresa operadora de telefonia fixa criada pelo governo estadual no ano de 1964 para atender diversos municípios e regiões que não dispunham até aquela época de serviço telefônico, tanto local como interurbano[1].

Origem[editar | editar código-fonte]

Antecessora[editar | editar código-fonte]

A COTESP teve como antecessora a Companhia Telefônica Tupi, empresa fundada em julho de 1960 e com sede na cidade de Taubaté[2].

Essa empresa prestava os serviços telefônicos no Litoral Norte (São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba), no Vale do Paraíba (Santa Branca, Salesópolis, Paraibuna, Jambeiro, Natividade da Serra, São Luiz do Paraitinga[3] e Cunha)[4] e na cidade de Paraty (RJ)[5], locais onde antes o serviço telefônico era prestado por pequenas empresas deficitárias[6].

Criação da Cotesp[editar | editar código-fonte]

Criada no governo Ademar de Barros, a COTESP originou-se com a compra das ações da Tupi pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) em maio de 1964[7][8]. Iniciou as atividades operacionais em setembro de 1964, com a incumbência da construção e exploração de serviços telefônicos locais e intermunicipais[9].

Começou a atuar de forma emergencial nas áreas que eram atendidas pela Tupi (uma rede com cerca de 6 mil telefones), onde os serviços telefônicos achavam-se em situação de colapso total[10].

Também passou a administrar os serviços que já eram explorados pelo DAEE no Litoral Sul (Registro, Pedro de Toledo, Cananéia e outras cidades) e na Alta Araraquarense (compreendendo áreas desde Fernandópolis até Santa Fé do Sul).

Além disso assumiu os sistemas intermunicipais que estavam sendo construídos pelo DAEE no sul do estado (Serviço Rádio Telefone do Litoral Sul e Alto Ribeira) e oeste paulista (Serviço Telefônico da Alta Araraquarense e Média Noroeste)[11][12].

Expansão[editar | editar código-fonte]

Visita do governador Laudo Natel à COTESP (1971).

Incorporações[editar | editar código-fonte]

Pouco tempo após o início de suas atividades a COTESP assumiu a concessão em algumas cidades e também incorporou serviços telefônicos locais, como a Telefônica Isabelense e a Telefônica Salto de Pirapora[6].

Entre o final da década de 60 e o início da década de 70 incorporou o serviço telefônico da Estrada de Ferro Campos do Jordão[13] e a Central Telefônica de Cachoeira Paulista, e diversos sistemas telefônicos municipais (entre eles o S.M.T.A. Aparecida e a Telefônica Municipal de Caraguatatuba). Além disso tentou incorporar a CTI - Companhia Telefônica de Itanhaém, mas isso nunca se concretizou[14][15].

A COTESP também assumiu a administração da Telefônica Sul Paulista (Capão Bonito) em 1969[16] e da Companhia Telefônica Registro em 1970[17], e tinha como subsidiária a EMA - Empresa Melhoramentos de Andradina.

Só que em 1971 sua situação estava caótica, levando o governador Abreu Sodré, após ouvidos técnicos do estado e da União, a optar pela incorporação da empresa pela Companhia Telefônica Brasileira como única solução[18]. No entanto, antes que se tornasse efetiva a incorporação, o estado passou a ser administrado por Laudo Natel, que rejeitou a proposta, justificando a condição de deficitária da COTESP devido a sua missão social de servir as zonas mais pobres do estado[19][10].

A partir daí a empresa teve sua situação agravada ainda mais, assumindo obsoletos serviços municipais[20][21][22], mesmo o Ministério das Comunicações tendo baixado portarias proibindo transferência de concessões. Em março de 1972 o ministro das comunicações Hygino Corsetti tenta dissuadir o governador Laudo Natel da posição em que se colocara, para efetivar a incorporação da COTESP pela CTB, mas não obteve sucesso[10].

Convênio[editar | editar código-fonte]

Como o Ministério das Comunicações estabeleceu como política básica para realização dos grandes planos de expansão a integração operacional nos estados e territórios, deu entrada na Câmara Federal em junho de 1973 um projeto de lei para desapropriar as ações da COTESP e incorporá-la a Telebrás[23].

Assinatura do convênio COTESP / TELESP no Palácio dos Bandeirantes (1973).

Em outubro de 1973, através de um convênio firmado entre a COTESP (representada pelo presidente Vicente Marques) e a Telecomunicações de São Paulo (TELESP), empresa-pólo da Telebrás no estado e sucessora da CTB (representada pelo presidente Antonio Salles Leite), com a interveniência do governo estadual (representado por Laudo Natel) e da Telebrás (representada pelo presidente Euclides Quandt de Oliveira), o processo de incorporação começou a se concretizar[24][25].

Pelo convênio foram transferidos imediatamente para a TELESP todo seu serviço interurbano e as concessões dos serviços urbanos de 89 localidades. Também foi elaborado em conjunto o Plano Diretor Estadual de Telecomunicações, sob a coordenação da Telebrás, pelo qual até o ano de 1980 a média de telefones no estado deveria ser de 12 por 100 habitantes e que cidades com mais de 10 mil habitantes deveriam estar interligadas ao DDD[23].

Somente permaneceram com a COTESP os serviços urbanos das 86 localidades que faziam parte de seu plano de expansão e automatização[26][27].

Estrutura operacional[editar | editar código-fonte]

Sede administrativa[editar | editar código-fonte]

Sede administrativa da Avenida Paulista (1971).

Sua primeira sede administrativa, inaugurada em setembro de 1964, ficava na Rua Álvaro de Carvalho, 48 - 2° andar - República[28], transferida em janeiro de 1968 para a Avenida Paulista, 1009 - 15º andar - Jardim Paulista[29].

Em novembro de 1971 foi adquirida a sede própria, o edifício da Rua Costa, 55 - Consolação[30][31].

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Terminais telefônicos[editar | editar código-fonte]

Eliminação de zonas mudas[editar | editar código-fonte]

Posto de Serviço (PS) de São Miguel Arcanjo (1974).

Um dos principais objetivos da COTESP era eliminar as chamadas "zonas mudas" (cidades sem nenhuma comunicação telefônica) em sua área de atuação, com a instalação de Postos de Serviços (PS) nessas cidades, interligados a linhas interurbanas que os conectavam a outras cidades que já dispunham de serviços telefônicos[40][41][42][43].

No início de 1972 eliminou as últimas zonas mudas da Região Sul[44][45][46][47], com a inauguração das linhas telefônicas de Barra do Turvo, Juquitiba e São Lourenço da Serra, assim como inaugurou as linhas telefônicas de Jambeiro, Lagoinha, Natividade da Serra e Redenção da Serra, eliminando as últimas zonas mudas do Vale do Paraíba[48].

E em agosto de 1972 a COTESP eliminou a última zona muda da Alta Araraquarense e Média Noroeste, com a inauguração da linha telefônica de Itapura[49].

Telefonia rural[editar | editar código-fonte]

Foi a COTESP que, de forma pioneira, inaugurou o primeiro posto telefônico rural do país, ao instalar uma estação satélite automática no Bairro do Alegre, município de Salesópolis, em 1968[50][51].

Plano de expansão[editar | editar código-fonte]

Central telefônica decádica de Salto de Pirapora, instalada em prédio modulado (1974).

A COTESP elaborou seu plano de expansão, iniciado em 1973, abrangendo serviços locais e interurbanos, dividindo a execução desse plano em duas etapas, levando-se em conta um programa de prioridades ditado pelas necessidades sócio-econômicas das regiões atendidas[26].

O plano consistia, além da ampliação do número de terminais telefônicos, na implantação de centrais automáticas em diversas localidades e de centrais trânsito, e ampliação dos serviços interurbanos, interligando toda a área de concessão da COTESP com as demais do estado[26].

A primeira etapa foi completamente implantada, mas a maior parte da segunda etapa ficou apenas no planejamento. No entanto ambas foram finalizadas pela TELESP[52].

Telefones instalados[editar | editar código-fonte]

No início de 1973 a COTESP possuía cerca de 16 mil telefones, quando funcionava uma rede de quase 1 milhão de telefones no estado de São Paulo, ou seja, a empresa operava apenas 1,3% do total de telefones do estado[10].

Centrais telefônicas[editar | editar código-fonte]

Centrais automáticas[editar | editar código-fonte]

Antes de serem atendidas pela COTESP as cidades de Andradina (1.000 T.), Aparecida (700 T.), Campos do Jordão (1.500 T.)[53][54], Capão Bonito (200 T.), Itararé (320 T.) e Nhandeara (100 T.) já contavam com sistema telefônico automático[11].

A COTESP implantou entre os anos de 1966 e 1973 centrais telefônicas automáticas em várias cidades de sua área de cobertura:[55][22][41][56][57]

Central telefônica provisória decádica de Registro (1971).

Através de seu plano de expansão implantou mais centrais telefônicas automáticas entre os anos de 1974 e 1975:[26][74][75][76]

Central telefônica MFC de Caçapava (1975).
  • inaugurou em 20 cidades centrais decádicas do tipo UD (Philips-Inbelsa), instaladas em prédios padrão modulados, cujas características principais eram o seu custo econômico e a facilidade de instalação a curto prazo, as quais proporcionavam solução rápida à problemas de comunicação em locais de baixa densidade populacional[77][78][79][80]
  • inaugurou centrais decádicas provisórias em Angatuba (200 T.), Auriflama (200 T.) e Nhandeara (200 T.), também instaladas em prédios padrão modulados, que foram substituídas pela TELESP por centrais MFC instaladas em prédios especiais construídos pela COTESP[81]
  • ampliou as centrais decádicas de Itararé (400 T.) e Peruíbe (400 T.), também substituídas pela TELESP por centrais MFC instaladas em prédios especiais construídos pela COTESP[81]
  • substituiu centrais decádicas por novas centrais MFC na cidade de Campos do Jordão (Abernéssia 2.000 T. e Emílio Ribas 1.000 T.), instaladas em prédios especiais[52]
  • também substituiu centrais decádicas já existentes por centrais MFC em Andradina (4.400 T.)[82][83] e Caçapava (2.600 T.), instaladas em prédios especiais[52][84]

Prédios[editar | editar código-fonte]

Diferente de outras companhias telefônicas, os prédios das centrais foram projetados para atender as necessidades locais sem perder de vista os aspectos arquitetônicos, harmonizados com as características urbanísticas de cada cidade[57][76][85].

As maiores cidades receberam prédios especiais de até cinco pavimentos, e nas menores cidades foram utilizados de início prédios simples de alvenaria, e depois prédios padrão modulados com projeto do arquiteto Júlio Katinsky[86].

Central telefônica de Campos do Jordão, projeto de Ruy Ohtake e Júlio Katinsky.

O arquiteto Ruy Ohtake, um dos mais conceituados do Brasil, fez para a COTESP vários projetos, todos inspirados na arquitetura brutalista, entre os quais merecem destaque as centrais telefônicas de Campos do Jordão[87][88][89] e Ibiúna[90][88][91].

De acordo com convênio firmado em 1973, coube a COTESP a parte referente a construção dos prédios, fornecimento de força, engenharia e supervisão das novas centrais telefônicas de Angatuba, Aparecida, Auriflama, Cachoeira Paulista[92], Capão Bonito, Caraguatatuba[93], Cardoso, Ibiúna[94][95][96], Itararé, Nhandeara, Pereira Barreto[82], Peruíbe[97], Piquete e Registro[98][99][100], enquanto a TELESP se encarregou da instalação e ativação dos equipamentos[74][75].

Os prédios das centrais telefônicas são utilizados até hoje pela Vivo, mas são bens imóveis passíveis de reversão (bens reversíveis)[101].

Numeração telefônica[editar | editar código-fonte]

Formatos numéricos[editar | editar código-fonte]

Tendo em vista a realidade da implantação do DDD, em 1971 a COTESP começou a utilizar prefixos telefônicos de um dígito nas centrais automáticas de maior porte que iam sendo inauguradas.

A partir de 1973 em todas as centrais automáticas inauguradas, inclusive nas de pequeno porte, eram utilizados os prefixos telefônicos de um dígito, pois já estavam preparadas para o DDD[80].

Sistemas DDD/DDI[editar | editar código-fonte]

Inauguração do DDD em Campos do Jordão (1974).

Implantação[editar | editar código-fonte]

Campos do Jordão foi a única cidade a receber o sistema de Discagem Direta à Distância (DDD) enquanto era atendida pela COTESP. A inauguração ocorreu em 29 de maio de 1974, data do 10º aniversário de fundação da COTESP, tratando-se da obra mais dispendiosa da empresa em sua história[102].

Já o sistema de Discagem Direta Internacional (DDI) foi inaugurado na cidade pela TELESP[103].

Rotas interurbanas[editar | editar código-fonte]

A COTESP foi a responsável por ampliar os serviços interurbanos interligando as suas áreas de concessão com as demais do estado, através de sistemas de ondas portadoras, UHF e micro-ondas, permitindo a posterior implantação do sistema de Discagem Direta à Distância (DDD)[26].

Foram obras da COTESP:

Torres do sistema de microondas de Ilha Solteira.
  • a ampliação do sistema UHF no Vale do Ribeira, inaugurado em 1960, interligando a torre do Morro da Boa Vista[97][104][105][106] em Pedro de Toledo com a estação repetidora do Morro do Chiqueiro em Itapecerica da Serra, e desta com a torre do Sumaré[107] em São Paulo. Foi desativado em 1977 com a inauguração do sistema micro-ondas[108][109]
  • a implantação dos troncos de micro-ondas Campos do Jordão-Taubaté e Caraguatatuba-Taubaté, sendo eles interligados ao tronco São Paulo-Rio de Janeiro da Embratel[108]
  • o planejamento dos troncos de micro-ondas Registro-São Paulo[110], Peruíbe-Itanhaém, Itararé-Itapeva, Andradina-Araçatuba e Jales-São José do Rio Preto, que foram implantados pela TELESP
  • a implantação das centrais trânsito dos centros terciários de Jales[111] e Andradina, e a construção das centrais trânsito dos centros terciários de Caraguatatuba[112] e Registro[98][14], que foram implantadas pela TELESP

Área de cobertura[editar | editar código-fonte]

Área de cobertura da COTESP (1973).

A COTESP atuava em três grandes áreas distintas do estado de São Paulo:[41][27][113][114]

Também assumiu os serviços telefônicos de várias cidades localizadas fora dessas três regiões, mas por pouco tempo.

Localidades atendidas[editar | editar código-fonte]

Obras da central trânsito de Jales (1968).
Inauguração da central automática provisória de Registro (1971).
Inauguração da central automática de Ribeira (1974).
Inauguração da nova central automática de Caçapava (1975).

Localidades atendidas pela COTESP transferidas para a TELESP:[11]

Localidade Transf. Cotesp Tipo central Ano inst. Transf. Telesp
Adolfo 1973 PS 1973
Águas de Santa Bárbara [115] 1972 manual 1973
Álvares Florence 1971 manual 1975
Alvinlândia 1972 manual 1973
Américo de Campos 1973 manual 1975
Andradina 1968 automática 1957, 1975 1975
Angatuba [116] 1972 automática [nota 1] 1974 1975
Anhembi 1972 manual 1973
Aparecida [117] 1972 automática 1968 1975
Aparecida d'Oeste 1968 manual 1975
Apiaí [118][116] 1965 manual 1975
Araçoiaba da Serra 1971 manual 1973
Arealva 1972 manual 1973
Arujá [119][116] 1965 automática 1971 1975
Auriflama [116] 1971 automática [nota 1] 1974 1975
Balbinos 1972 PS 1973
Bananal [120][116] 1965 automática 1968 1975
Barão de Antonina 1973 manual 1975
Barbosa 1972 manual 1975
Barra do Turvo 1972 PS 1973
Bento de Abreu 1973 manual 1975
Biritiba Mirim 1971 PS 1973
Borá 1973 manual 1973
Boracéia [115] 1971 manual 1973
Braúna [115] 1972 manual 1975
Buri 1970 automática 1971 1975
Buritama [121][115] 1973 manual 1975
Caçapava [122][116] 1965 automática 1969, 1975 1975
Cachoeira Paulista 1972 manual [nota 2] 1975
Campina do Monte Alegre [115] 1972 manual 1975
Campo Limpo Paulista [123] 1972 manual 1973
Campos do Jordão [124] 1971 automática 1959, 1974 1975
Campos do Jordão - Emílio Ribas 1971 automática 1959, 1974 1975
Campos Novos Paulista [116] 1972 manual 1973
Cananéia [116] 1969 automática 1974 1975
Capão Bonito [16] 1969 automática [nota 1] 1955, 1971 1975
Capela do Alto 1972 manual 1973
Caraguatatuba [125][116] 1970 manual [nota 2] 1975
Cardoso [126][116] 1969 manual [nota 2] 1975
Castilho [115] 1968 manual 1975
Clementina [116] 1972 automática 1974 1975
Coroados 1973 manual 1975
Coronel Macedo 1972 manual 1973
Cosmorama [127][115] 1970 manual 1975
Cunha [119] 1964 manual 1975
Dolcinópolis 1969 PS 1975
Duartina 1972 manual 1973
Echaporã 1973 manual 1973
Eldorado [116] 1968 automática 1974 1975
Estrela d'Oeste [116] 1971 automática 1974 1975
Floreal [115] 1971 manual 1975
Gabriel Monteiro 1972 PS 1973
Gastão Vidigal [116] 1971 automática 1974 1975
General Salgado [128][116] 1968 automática 1974 1975
Getulina [116] 1972 automática 1974 1975
Guaimbê [115] 1972 manual 1973
Guapiara 1970 automática 1971 1975
Guarani d'Oeste 1971 PS 1973
Guareí 1971 manual 1975
Guzolândia 1968 PS 1975
Iacanga 1971 manual 1973
Ibiúna [116] 1972 manual [nota 2] 1975
Igaratá 1971 n/d 1973
Ilha Solteira 1968 automática 1971, 1973 1975
Ilhabela [119][116] 1964 automática 1973 1975
Indiaporã [116] 1969 automática 1974 1975
Iporanga [116] 1968 automática 1974 1975
Irapuã 1972 manual 1973
Itaberá [129][115] 1971 manual 1975
Itaporanga 1973 manual 1975
Itapura 1972 PS 1975
Itararé 1972 automática [nota 1] 1952, 1974 1975
Itariri [116] 1969 automática 1974 1975
Jaci 1972 manual 1973
Jambeiro [115] 1964 PS 1973
Júlio Mesquita [130] 1972 manual 1973
Juquitiba 1972 automática 1974 1975
Lagoinha 1972 PS 1973
Lavínia 1973 manual 1975
Lucianópolis 1973 manual 1973
Luiziânia 1972 manual 1975
Lupércio 1972 manual 1973
Lutécia 1973 manual 1973
Macatuba [131][115] 1972 manual 1973
Macaubal [132][116] 1969 automática 1974 1975
Macedônia [115] 1972 PS 1975
Magda [133] 1969 manual 1975
Marinópolis 1968 PS 1973
Mendonça 1971 PS 1973
Meridiano [116] 1971 automática 1974 1975
Mira Estrela [115] 1968 PS 1975
Miracatu [116] 1969 automática 1973 1975
Mirassolândia 1971 PS 1973
Mombuca 1973 manual 1973
Monções 1968 manual 1975
Monte Castelo 1971 manual 1973
Monteiro Lobato 1971 PS 1975
Murutinga do Sul 1973 manual 1975
Narandiba 1973 PS 1973
Natividade da Serra 1964 PS 1973
Nhandeara [134][116] 1972 automática [nota 1] 1965, 1974 1975
Nipoã [135] 1969 manual 1975
Nova Guataporanga 1972 PS 1973
Nova Independência [136] 1972 manual 1973
Nova Luzitânia 1971 manual 1975
Ocauçu 1973 manual 1973
Óleo [115] 1973 manual 1973
Oscar Bressane 1973 manual 1973
Ouro Verde 1972 manual 1973
Ouroeste [115] 1971 PS 1973
Paraibuna [119][116] 1964 automática 1973 1975
Paranapuã 1968 PS 1975
Paraty [119] 1964 manual 1973
Pariquera-Açu [120][116] 1965 automática 1967 1975
Pedranópolis 1969 PS 1973
Pedro de Toledo [137] 1964 automática 1974 1975
Pereira Barreto [116] 1968 manual [nota 2] 1975
Peruíbe [120][116] 1965 automática [nota 1] 1966 1975
Piacatu [115] 1972 manual 1975
Pilar do Sul 1969 manual 1975
Piquete [116] 1972 manual [nota 2] 1975
Planalto [115] 1971 manual 1975
Platina 1973 PS 1973
Poloni [115] 1971 manual 1975
Pongaí 1972 manual 1973
Pontes Gestal 1969 PS 1973
Populina [116] 1968 automática 1974 1975
Porangaba [115] 1972 manual 1973
Praia do Lázaro [119][116] 1964 automática 1971 1975
Redenção da Serra 1971 PS 1973
Reginópolis 1972 manual 1973
Registro [17][116] 1969 automática [nota 1] 1971 1975
Ribeira [116] 1968 automática 1974 1975
Ribeirão Branco [115] 1971 manual 1975
Riversul [115] 1972 manual 1975
Rubiácea 1972 manual 1975
Rubinéia 1968 PS 1973
Sabino 1972 manual 1973
Salesópolis [120][116] 1964 automática 1968 1975
Salmourão 1972 manual 1975
Salto de Pirapora 1971 automática 1974 1975
Sandovalina 1973 PS 1973
Santa Branca [119][116] 1964 automática 1971 1975
Santa Clara d'Oeste 1969 PS 1973
Santa Isabel [119] 1965 automática 1971 1975
Santa Rita d'Oeste [116] 1968 automática 1974 1975
Santana da Ponte Pensa 1968 PS 1973
Santo Antônio do Pinhal [115] 1971 manual 1975
Santópolis do Aguapeí 1969 manual 1975
São Bento do Sapucaí 1971 manual 1975
São Francisco 1968 PS 1973
São Francisco da Praia [119][116] 1964 automática 1971 1975
São Francisco Xavier 1972 PS 1973
São João das Duas Pontes 1969 PS 1973
São João do Pau d'Alho 1972 PS 1973
São Lourenço da Serra 1972 PS 1973
São Luiz do Paraitinga [119][116] 1964 manual 1975
São Miguel Arcanjo [116] 1971 automática 1974 1975
São Pedro do Turvo 1972 manual 1973
São Sebastião [119][116] 1964 automática 1971 1975
Sapucaí-Mirim [41] 1971 PS 1975
Sarapuí 1971 manual 1975
Sebastianópolis do Sul 1969 PS 1973
Sete Barras [120][116] 1965 automática 1967 1975
Sud Mennucci [116] 1972 automática 1974 1975
Taciba 1973 manual 1973
Taguaí 1973 manual 1973
Tapiraí [115] 1972 PS 1975
Tarabai 1973 PS 1973
Tejupá 1973 manual 1973
Timburi [115] 1972 manual 1973
Turiúba 1968 manual 1975
Turmalina [138] 1970 PS 1973
Ubatuba [119][116] 1964 automática 1971 1975
Ubirajara 1973 manual 1973
União Paulista [139] 1969 PS 1973
Uru 1972 PS 1973
Valentim Gentil [115] 1971 manual 1975

Fim da empresa[editar | editar código-fonte]

A COTESP encerrou suas operações em 13 de março de 1975, no governo Paulo Egydio Martins, quando foram transferidos para a TELESP os serviços urbanos das localidades que atendia[140][141], e o controle acionário da empresa[142], sendo incorporada definitivamente em 1º de abril de 1976[143].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

Notas

  1. a b c d e f g A Cotesp ativou a central automática decádica em prédio provisório e construiu o prédio onde foi instalada a central automática MFC, que foi ativada pela Telesp
  2. a b c d e f A Cotesp construiu o prédio onde foi instalada a central automática MFC, que foi ativada pela Telesp

Referências

  1. «Criada a Companhia de Telecomunicações do Estado de São Paulo – COTESP.». titochi. 3 de agosto de 2013. Consultado em 23 de julho de 2021 
  2. «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 22/02/1961» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 17 de junho de 2023 
  3. «O Estado de S. Paulo - 17/01/1971». Acervo. Consultado em 25 de fevereiro de 2023 
  4. «O Estado de S. Paulo - 27/07/1961». Acervo. Consultado em 23 de julho de 2021 
  5. «Lei Ordinária nº302 de 1962 – Câmara Municipal de Paraty – RJ». Consultado em 20 de julho de 2023 
  6. a b Departamento Estadual de Estatística (1957). Resumo Anual 1955. [S.l.]: Serviço Gráfico do D. E. E.; São Paulo. Consultado em 8 de abril de 2023 
  7. «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 25/06/1964» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 25 de julho de 2021 
  8. «Page 1261 - Telebrasil Noticiário». www.mfpaper.com.br. Consultado em 25 de fevereiro de 2023 
  9. a b «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 12/09/1964» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 24 de julho de 2021 
  10. a b c d «O Estado de S. Paulo - 07/01/1973». Acervo. Consultado em 24 de julho de 2021 
  11. a b c «IBGE | Biblioteca | Detalhes | Empresas telefônicas». biblioteca.ibge.gov.br. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  12. «O Estado de S. Paulo - 17/12/1967». Acervo. Consultado em 24 de julho de 2021 
  13. «O início da telefonia em Campos do Jordão - Crônicas - Campos do Jordão Cultura». www.camposdojordaocultura.com.br. Consultado em 26 de dezembro de 2022 
  14. a b «A Tribuna (SP) - Ano 1974\Edição 00338». memoria.bn.br. Consultado em 15 de dezembro de 2021 
  15. «O Estado de S. Paulo - 09/07/1975». Acervo. Consultado em 23 de julho de 2021 
  16. a b «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 20/06/1969» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 12 de fevereiro de 2023 
  17. a b «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 14/10/1970» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 12 de fevereiro de 2023 
  18. «O Estado de S. Paulo - 04/02/1971». Acervo. Consultado em 15 de agosto de 2021 
  19. «O Estado de S. Paulo - 29/01/1972». Acervo. Consultado em 15 de agosto de 2021 
  20. «O Estado de S. Paulo - 04/05/1971». Acervo. Consultado em 25 de fevereiro de 2023 
  21. «O Estado de S. Paulo - 21/11/1971». Acervo. Consultado em 25 de fevereiro de 2023 
  22. a b «Atividades da Administração Estadual - 1971» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 23 de julho de 2023 
  23. a b «PL 1414/1973 - AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A DESAPROPRIAR AS AÇÕES DA COMPANHIA DE TELECOMUNICAÇÕES DO ESTADO DE SÃO PAULO - COTESP». camara.leg.br. Consultado em 16 de setembro de 2019 
  24. «O Estado de S. Paulo - 25/10/1973». Acervo. Consultado em 28 de julho de 2021 
  25. «O Estado de S. Paulo - 26/10/1973». Acervo. Consultado em 28 de julho de 2021 
  26. a b c d e «Cotesp - Relatório Anual de 1973» (PDF). Diário Oficial do Estado de São Paulo 
  27. a b «Mapa da área de cobertura da Cotesp em 1974». O Estado de São Paulo 
  28. «O Estado de S. Paulo - 13/09/1964». Acervo. Consultado em 24 de julho de 2021 
  29. «O Estado de S. Paulo - 25/01/1968». Acervo. Consultado em 9 de janeiro de 2022 
  30. «O Estado de S. Paulo - 12/11/1971». Acervo. Consultado em 15 de agosto de 2021 
  31. «O Estado de S. Paulo - 05/10/1972». Acervo. Consultado em 25 de fevereiro de 2023 
  32. «Cotesp - Relatório Anual de 1964» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 28 de julho de 2021 
  33. «Cotesp - Relatório Anual de 1965» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 25 de julho de 2021 
  34. «O Estado de S. Paulo - 22/06/1966». Acervo. Consultado em 24 de julho de 2021 
  35. «Cotesp - Relatório Anual de 1966» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 28 de julho de 2021 
  36. «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 07/06/1967» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 5 de agosto de 2021 
  37. «Cotesp - Relatório Anual de 1970» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 28 de julho de 2021 
  38. «Page 31 - Telebrasil - Maio/Junho 1971». mfpaper.com.br. Consultado em 24 de julho de 2021 
  39. «Cotesp - Relatório Anual de 1972» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 28 de julho de 2021 
  40. «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 25/11/1971» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 30 de julho de 2023 
  41. a b c d «Cotesp - Relatório Anual de 1971» (PDF). Diário Oficial do Estado de São Paulo 
  42. «O Estado de S. Paulo - 29/03/1972». Acervo. Consultado em 30 de novembro de 2021 
  43. «O Estado de S. Paulo - 10/12/1972». Acervo. Consultado em 30 de novembro de 2021 
  44. «A Tribuna (SP) - Ano 1971\Edição 00195». memoria.bn.br. Consultado em 24 de julho de 2021 
  45. «Folha de S.Paulo - 01.jan.1972». Acervo Digital - Folha de S.Paulo. Consultado em 14 de dezembro de 2021 
  46. «A Tribuna (SP) - Ano 1972\Edição 00295». memoria.bn.br. Consultado em 14 de dezembro de 2021 
  47. «A Tribuna (SP) - Ano 1974\Edição 00140». memoria.bn.br. Consultado em 15 de dezembro de 2021 
  48. a b «O Estado de S. Paulo - 12/02/1971». Acervo. Consultado em 30 de novembro de 2021 
  49. «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 08/08/1972» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 23 de julho de 2023 
  50. a b «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 07/03/1968» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 16 de setembro de 2019 
  51. «Atividades da Administração Estadual - 1968» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 23 de julho de 2023 
  52. a b c «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 12/10/1973» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 23 de julho de 2023 
  53. «Campos do Jordão Cultura - Telefônica - Inauguração - 1959». www.camposdojordaocultura.com.br. Consultado em 24 de julho de 2021 
  54. «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 24/04/1959» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 16 de setembro de 2019 
  55. «Atividades da Administração Estadual - 1970» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 23 de julho de 2023 
  56. «Atividades da Administração Estadual - 1972» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 23 de julho de 2023 
  57. a b «Atividades da Administração Estadual - 1973» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 17 de setembro de 2020 
  58. «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 28/08/1968» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 16 de setembro de 2019 
  59. a b «O Estado de S. Paulo - 14/03/1972». Acervo. Consultado em 25 de fevereiro de 2023 
  60. a b «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 02/02/1968» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 16 de setembro de 2019 
  61. «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 17/12/1966» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 16 de setembro de 2019 
  62. «Cruzeiro do Sul - 01/04/1973» (PDF). digital.jornalcruzeiro.com.br. Consultado em 15 de julho de 2023 
  63. «O Estado de S. Paulo - 11/08/1967». Acervo. Consultado em 24 de julho de 2021 
  64. «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 29/07/1971» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 16 de setembro de 2019 
  65. «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 24/05/1969» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 16 de setembro de 2019 
  66. «O Estado de S. Paulo - 24/09/1971». Acervo. Consultado em 26 de abril de 2022 
  67. «Folha de S.Paulo - 26.set.1971». Acervo Digital - Folha de S.Paulo. Consultado em 30 de junho de 2021 
  68. «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 20/10/1970» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 30 de julho de 2023 
  69. «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 07/07/1971» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 16 de setembro de 2019 
  70. «O Estado de S. Paulo - 07/12/1969». Acervo. Consultado em 16 de outubro de 2023 
  71. «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 25/06/1971» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 16 de setembro de 2019 
  72. a b «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 15/11/1968» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 17 de setembro de 2020 
  73. a b «O Estado de S. Paulo - 07/07/1970». Acervo. Consultado em 16 de outubro de 2023 
  74. a b «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 27/11/1974» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 30 de julho de 2023 
  75. a b «Cruzeiro do Sul - 28/11/1974» (PDF). digital.jornalcruzeiro.com.br. Consultado em 15 de julho de 2023 
  76. a b «Atividades da Administração Estadual - 1974» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 23 de julho de 2023 
  77. «Cruzeiro do Sul - 17/08/1974» (PDF). digital.jornalcruzeiro.com.br. Consultado em 15 de novembro de 2021 
  78. «Cruzeiro do Sul - 18/08/1974» (PDF). digital.jornalcruzeiro.com.br. Consultado em 15 de julho de 2023 
  79. «Cruzeiro do Sul - 17/09/1974» (PDF). digital.jornalcruzeiro.com.br. Consultado em 15 de julho de 2023 
  80. a b «Page 27 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1974». mfpaper.com.br. Consultado em 24 de julho de 2021 
  81. a b «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 04/04/1975» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 4 de março de 2024 
  82. a b «O Estado de S. Paulo - 02/04/1972». Acervo. Consultado em 16 de fevereiro de 2023 
  83. «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 09/07/1974» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 16 de setembro de 2019 
  84. «Cotesp - Relatório Anual de 1974» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 4 de março de 2024 
  85. «Cruzeiro do Sul - 10/05/1974» (PDF). digital.jornalcruzeiro.com.br. Consultado em 15 de julho de 2023 
  86. «Companhia de Telecomunicações do Estado de São Paulo (COTESP): Central Telefônica Modulada · FAU». acervos.fau.usp.br. Consultado em 5 de agosto de 2021 
  87. «Central Telefônica de Campos do Jordão | Arquivo Arq». arquivo.arq.br. Consultado em 12 de fevereiro de 2024 
  88. a b «EDIFÍCIOS PARA USOS COMERCIAIS - Lume UFRGS» (PDF). lume.ufrgs.br 
  89. «POSTO TELEFÔNICO DE ABERNÉSSIA». www.arquiteturabrutalista.com.br. Consultado em 7 de agosto de 2021 
  90. «Central Telefônica de Ibiúna | Arquivo Arq». arquivo.arq.br. Consultado em 12 de fevereiro de 2024 
  91. «Prefeitura de Ibiúna revitaliza antigo prédio da Telesp para futuras instalações culturais - Jornal da Economia». jeonline.com.br. Consultado em 7 de agosto de 2021 
  92. «Prédio da Telesp em Cachoeira Paulista». Minube. Consultado em 20 de outubro de 2021 
  93. «O Estado de S. Paulo - 22/04/1976». Acervo. Consultado em 7 de agosto de 2021 
  94. «O Correio Regional - 25 de janeiro de 1976». Revista Vitrine Online. 25 de maio de 2016. Consultado em 9 de junho de 2022 
  95. «O Estado de S. Paulo - 27/06/1978». Acervo. Consultado em 30 de junho de 2021 
  96. «Prédio da Telesp – Visite Ibiúna». Consultado em 16 de outubro de 2022 
  97. a b «A Tribuna (SP) - Ano 1973\Edição 00258». memoria.bn.br. Consultado em 14 de dezembro de 2021 
  98. a b «A Tribuna (SP) - Ano 1973\Edição 00139». memoria.bn.br. Consultado em 14 de dezembro de 2021 
  99. «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 16/08/1974» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 17 de setembro de 2020 
  100. «A Tribuna (SP) - Ano 1978\Edição 00026». memoria.bn.br. Consultado em 9 de janeiro de 2022 
  101. «Continuidade do STFC em Regime Público». Agência Nacional de Telecomunicações. Consultado em 30 de março de 2022 
  102. «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 30/05/1974» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 29 de fevereiro de 2024 
  103. «Telesp - Ano 5». Folha de S.Paulo 
  104. «Torre da COTESP - Despraiado - Juréia». Wikiloc | Trilhas do Mundo. Consultado em 15 de dezembro de 2021 
  105. «Dedo de Deus Paulista | Puro Montanhismo». Consultado em 15 de dezembro de 2021 
  106. «A reconquista do Pico dos Itatins». AltaMontanha. 26 de agosto de 2016. Consultado em 15 de dezembro de 2021 
  107. «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 14/12/1960» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 15 de dezembro de 2021 
  108. a b «A Tribuna (SP) - Ano 1970\Edição 00305A». memoria.bn.br. Consultado em 15 de dezembro de 2021 
  109. «A Tribuna (SP) - Ano 1974\Edição 00140». memoria.bn.br. Consultado em 15 de dezembro de 2021 
  110. «A Tribuna (SP) - Ano 1977\Edição 00270». memoria.bn.br. Consultado em 14 de dezembro de 2021 
  111. «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 23/11/1968» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 8 de novembro de 2021 
  112. «A Tribuna (SP) - Ano 1974\Edição 00318». memoria.bn.br. Consultado em 15 de dezembro de 2021 
  113. «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 10/10/1974» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 23 de julho de 2023 
  114. «Page 38 - Telebrasil - Março/Abril 1977». mfpaper.com.br. Consultado em 12 de fevereiro de 2023 
  115. a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z «Imóveis (terrenos) incorporados pela Telesp» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 25 de fevereiro de 2023 
  116. a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z aa ab ac ad ae af ag ah ai aj ak al am an ao ap aq ar «Imóveis (prédios) incorporados pela Telesp» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 8 de abril de 2023 
  117. «Lei Ordinária Nº 1525 - 26/04/1972» (PDF). www.camaraaparecida.sp.gov.br. Consultado em 26 de dezembro de 2022 
  118. «Lei Ordinária 0346 - 01/07/1965». www.cmapiai.sp.gov.br. Consultado em 19 de fevereiro de 2023 
  119. a b c d e f g h i j k l «Page 1162 - Telebrasil Noticiário». www.mfpaper.com.br. Consultado em 25 de fevereiro de 2023 
  120. a b c d e «Atividades da Administração Estadual - 1965» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 19 de fevereiro de 2023 
  121. «Lei Ordinária 638 - 05/04/1973» (PDF). sapl.buritama.sp.leg.br. Consultado em 24 de fevereiro de 2023 
  122. «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 18/02/1965» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 19 de fevereiro de 2023 
  123. «Lei Ordinária nº 294 - 11/05/1972». Gestão de Normas Jurídicas. Consultado em 15 de fevereiro de 2023 
  124. «Lei de 16/09/1971». www.al.sp.gov.br. Consultado em 26 de dezembro de 2022 
  125. «Lei nº 788 - 06/04/1970» (PDF). www.camaracaragua.sp.gov.br. Consultado em 26 de dezembro de 2022 
  126. «Page 406 - Telebrasil Noticiário». www.mfpaper.com.br. Consultado em 25 de fevereiro de 2023 
  127. «Lei Ordinária 0490 - 10/04/1970». cmcosmorama.sp.gov.br. Consultado em 25 de fevereiro de 2023 
  128. «LEI MUNICIPAL Nº 605 - 22/11/1968». camarageneralsalgado.sp.gov.br. Consultado em 25 de fevereiro de 2023 
  129. «Lei Ordinária 632 - 20/09/1971». leismunicipais.com.br. Consultado em 25 de fevereiro de 2023 
  130. «Lei Ordinária 261 - 16/03/1972». camarajm.sp.gov.br. Consultado em 15 de fevereiro de 2023 
  131. «Lei Ordinária 717 - 31/05/1972». leismunicipais.com.br. Consultado em 15 de fevereiro de 2023 
  132. «Lei Ordinária Nº 102 - 16/05/1969» (PDF). camaramacaubal.sp.gov.br. Consultado em 25 de fevereiro de 2023 
  133. «Lei Municipal nº 17 - 13/04/1969». magda.sp.gov.br. Consultado em 26 de fevereiro de 2023 
  134. «Lei Ordinária Nº 904 - 02/06/1972» (PDF). www.camaranhandeara.sp.gov.br. Consultado em 24 de fevereiro de 2023 
  135. «Lei Ordinária Nº 23 - 05/09/1969». Consulta. Consultado em 26 de fevereiro de 2023 
  136. «Lei Ordinária 0121 - 19/04/1972» (PDF). cmnindependencia.sp.gov.br. Consultado em 23 de fevereiro de 2023 
  137. «LEI Nº 134 - 25/10/1964». camaradepedrodetoledo.lawsystem.com.br. Consultado em 25 de fevereiro de 2023 
  138. «Lei Ordinária 36 - 18/08/1970». camaraturmalina.sp.gov.br. Consultado em 15 de fevereiro de 2023 
  139. «Lei Municipal Nº 1 - 20/05/1969» (PDF). camarauniaopaulista.sp.gov.br. Consultado em 14 de fevereiro de 2023 
  140. «O Estado de S. Paulo - 06/02/1975». Acervo. Consultado em 23 de julho de 2021 
  141. «Telesp vai servir mais 86 cidades do estado». Acervo Folha de S.Paulo 
  142. «Diário Oficial do Estado de São Paulo - 19/04/1975» (PDF). www.imprensaoficial.com.br. Consultado em 28 de julho de 2021 
  143. «Ata da Reunião Extraordinária da Diretoria da TELESP para incorporação definitiva da COTESP realizada em 31 de março de 1976» (PDF). Diário Oficial do Estado de São Paulo 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Media relacionados com Companhia de Telecomunicações do Estado de São Paulo no Wikimedia Commons