Compaq

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Compaq Computer Corporation foi um fabricante norte-americano de computadores pessoais fundada em 1982 que se tornou uma marca da HP.

A empresa foi criada por Rod Canion, Jim Harris e Bill Murto — ex gerentes seniores da Texas Instruments. O nome Compaq foi derivado de "Compatibility and Quality" (compatibilidade e qualidade em inglês) uma vez que a Compaq produziu um dos primeiros computadores IBM PC compatível.

Tendo sido o maior fornecedor de sistemas computacionais pessoais no mundo[1], Compaq foi uma corporação independente até 2002 quando foi fundida com a Hewlett-Packard.

História[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 1982, três ex-funcionários da Texas Instruments criaram a Compaq Computer Corporation com o objetivo de criar um computador portátil compatível com o PC. Cada um dos três investiu 1.000 dollares na Compaq e Ben Rosen e a Sevin Rosen Funds investiram mais dinheiro. Em novembro de 1982 a Compaq lança o seu primeiro produto um computador portatil compativel com a plataforma da IBM. Como quase todas as partes do microcomputador podiam ser compradas em qualquer loja especializada, o principal desafio era copiar o chip da BIOS do IBM-PC sem violar a lei de patentes. Foi usada uma técnica conhecida como engenharia reversa e com isso a empresa contribui para criação de um mercado de PCs Clones (que eram bem mais barato que o da IBM, e venderiam mais) e ajudou a Intel e a Microsoft a crescerem exponencialmente já que eram os fornecedores do Processador e Sistema Operacional respectivamente para os PCs.

Em 1997 a Compaq adquiriu a Tandem. Em 1998 a Compaq adquiriu a Digital Equipment Corporation (DEC). Em 2002 ocorreu uma fusão entre a Compaq Computer Corporation (CPQ) e a Hewlett-Packard (HWP) e formaram a HPQ.

Referências

  1. Rivkin, Jan W. and Porter, Michael E. Matching Dell, Harvard Business School Case 9-799-158, junho 6, 1999.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.