Componente eletrônico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Vários componentes.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Componente eletrônico

Os componentes electrónicos são a estrutura de um circuito eletrônico, isto é, são os componentes que fazem parte de qualquer circuito eléctrico ou electrónico (desde os mais simples aos mais complexos) e que estão interligados entre si. Pode também ser definido como componente electrónico todo dispositivo eléctrico que transmite a corrente eléctrica através ou de um condutor ou semicondutor.

Uma válvula termoiônica é um dispositivo formado por uma ampola de vidro onde internamente é criado um vácuo. Um transistor é um dispositivo inteiramente sólido onde internamente existe um semicondutor. Assim, por definição, ambos são componentes eletrônicos.

Qualquer dispositivo que utilize outros meios que não o vácuo ou semicondutores para transmitir a corrente elétrica é denominado componente elétrico.

Componentes podem ser passivos ou ativos:

Podem ser empregados componentes que atuam de diversas maneiras, como a retificação com o emprego dos diodos e a conversão da energia elétrica para a energia térmica com o uso dos resistores de potência. O silício é muito usado para a fabricação desses componentes.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre eletrônica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.