Compromisso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo álbum de Regis Danese, veja Compromisso (álbum).
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde maio de 2011).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Compromisso é a forma, pública ou não, de se vincular ou assumir uma obrigação com alguém, com algum objetivo. Há diversos tipos de compromissos, como por exemplo: compromisso religioso, compromisso amoroso, compromisso de negócios, compromissos familiares. Compromisso é, portanto, uma responsabilidade adquirida em virtude de uma afirmação verbal ou escrita, feita por nós mesmos.

A expressão "ter um compromisso" significa estar ocupado em uma data, ou ter um vínculo ou acordo com alguém.

A palavra deriva de "promessa", ou seja, "com promessa". Quer dizer que quando há um compromisso há uma promessa. Em inglês o termo commitment — o termo compromise é um falso cognato, cuja tradução mais próxima seria "meio-termo", como em "nenhum dos dois conseguiu exatamente o queria, e negociamos um meio-termo".

Compromisso, sendo acto ou acção de vincular o que está acordado por decisão, é um acto de liberdade relativa porque visa considerar aquilo que interessa as partes. compromisso quer dizer o mesmo que comprometimento, pese embora, a última tornou-se uma palavra de uso ampliado. Conforme as obrigações assumidas as partes poderão ser qualificadas como compromitente e compromissário, indicando assim o sujeito ativo e passivo de direitos. Porém há casos em que o compromisso gera direitos e obrigações para ambas as partes. Os compromissos podem ser expressos ou informais, a validade jurídica deste último dependerá de demonstração probatória.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.