Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização dos membros no continente africano.

A Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (em inglês: Economic Community of West African States, ECOWAS; em francês: Comunauté Économique des États de l’Afrique de l’Ouest, CEDEAO), cujo acrônimo é CEDEAO, é a organização de integração regional que engloba quinze países da África Ocidental:

O Tratado de Lagos, que estabeleceu a CEDEAO, foi assinado em maio de 1975 com o objectivo de promover o comércio regional, a cooperação e o desenvolvimento na região. Desde então houve apenas duas mudanças entre os membros: a entrada de Cabo Verde em 1976 e a saída da Mauritânia em 2002.

O tratado da CEDEAO foi revisto e assinado em julho de 1993, de forma a acelerar a integração econômica e aumentar a cooperação na esfera política, incluindo o estabelecimento dum parlamento oeste-africano, um conselho econômico e social e um novo tribunal para assegurar a execução das decisões da Comunidade. Este novo tratado dá formalmente à Comunidade a responsabilidade de evitar e resolver conflitos na região.

Sete países desta região formaram uma união econômica e monetária chamada de União Econômica e Monetária do Oeste Africano sob o compartilhamento do franco CFA, a moeda comum desses países.

Predefinição:Ligações externas e internas[editar | editar código-fonte]