Comunidade de São João

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Comunidade de São João
Communauté Saint-Jean
Logo da Comunidade de São João
Fundação 1975 (44 anos)
Filiação Igreja Católica Romana
Superior-geral Jean-Pierre-Marie
Fundadores São Francisco Caracciolo, Venerável Agostinho Adorno e Fabrício Caracciolo
Sítio oficial Site oficial
Um pequeno priorado da Comunidade de São João em Marchegg, na Baixa Áustria.

Comunidade de São João (em francês: Communauté Saint-Jean ) é um instituto religioso fundado pelo padre dominicano Marie-Dominique Philippe em 1975. Os irmãos da comunidade são chamados de "pequenos cinzas", uma referência ao hábito cinza (composto por uma túnica cinza e um escapulário, similar ao hábito negro dos beneditinos), com um rosário na cintura. As irmãs contemplativas usam também um véu branco e as irmãs apostólicas, um véu cinza.

Desde 1986, a Comunidade dos Irmãos de São João é um instituto religioso de direito diocesano dependente do bispo de Autun, na França, ou seja, sob a autoridade da Igreja Católica.

Sua igreja em Roma, desde 2006, é San Nicola dei Lorenesi.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1975, um grupo de cinco estudantes da Universidade de Friburgo pediram a Marie-Dominique Philippe que fosse seu pai espiritual. Seguindo um conselho de Marthe Robin, ele os acompanhou em seu desejo de seguir a vida monástica. Em 1978, este grupo foi experimentalmente ligado ao mosteiro cisterciense na Abadia de Lérins e foi depois batizado de "Comunidade de São João". Em 1982, o primeiro mosteiro próprio foi fundado em Rimont (Borgonha) e um noviciado foi aberto em 1983 em Saint-Jodard, na diocese de Lyon. Em 1996, a comunidade já tinha muitas fundações na França e em outros países.

Entre 1996 e 2004, a comunidade passou por muitas dificuldades, principalmente dissensões e a necessidade de uma reestruturação. Em 2000, o Collège Stanislas de Paris deixou de estar sob a direção da congregação após uma decisão do cardeal Lustiger. Em 2001, o padre Marie-Dominique Philippe passou a direção da comunidade para o padre Jean-Pierre-Marie e deixou de lecionar dois anos depois a pedido da hierarquia[1]. Em 2004, o monsenhor Joseph Madec passou a ser o assistente da comunidade. Em 26 de agosto de 2006, Marie-Dominique Philippe morreu in Saint-Jodard e foi homenageado pelo papa Bento XVI[2].

Organização[editar | editar código-fonte]

Estrutura[editar | editar código-fonte]

A comunidade é composta de três grupos: irmãos, irmãs apostólicas e irmãs contemplativas. Ela também organiza diversas sessões para jovens, famílias e muitos retiros espirituais que tratam de variados temas. Em fevereiro de 2006, a comunidade peregrinou a Roma para celebrar seus 30 anos de existência; Marie-Dominique Philippe participou e o grupo pôde se encontrar com o papa Bento XVI.

Em 2005, a comunidade contava com 930 membros nos três grupos e mais de 3 000 oblatos em 21 países e 91 priorados, 48 deles na França. Depois de um noviciado e período de treinamento de sete anos, os irmãos (e irmãs) vivem em pequenas comunidades chamadas "priorados" e todos os membros fazem seus votos religiosos.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Desde 1996, a Comunidade de São João tem sido criticada na França por diversas associações anticulto, incluindo a AVREF (Association Vie Religieuse et Familles), UNADFI e CCMM (Centre contre les manipulations mentales. Elas acusam a comunidade de proselitismo entre os jovens, forçando-os a abandonar os laços com a família através pressão psicológica, de abandonar tratamentos médicos e de utilizar métodos de treinamento para os noviços similares aos dos cultos[3][4][5].

O prior-geral da comunidade, os monsenhores Madec e Poulain, rejeitam as críticas[6][7].

Referências

  1. "Petits Gris, plus en odeur de sainteté", Témoignage Chrétien n°3077, 2003-10-09 Temoignagechretien.fr Arquivado em 12 de outubro de 2009, no Wayback Machine. Retrieved 24 de junho de 2009 (em francês)
  2. "Benoît XVI rend hommage au P. Philippe", Eucharistie Miséricorde eucharistiemisericor.free.fr (em francês)
  3. "Communauté Saint Jean — Les Petits Gris (Source : Communiqué de l'AVREF - Bulles n°81, 1er trimestre 2004)", Prevensectes, 26 May 2004 communiqué Prevensectes.com (em francês)
  4. Descrição da Comunidade Unadfi.com[ligação inativa] (em francês)
  5. Artigo sobre a morte de Marie-Dominique Philippe CCMM ccmm.asso.fr (em francês)
  6. "Lettre de frère Jean-Pierre Marie, Prieur général des Frères de Saint-Jean", St Jean Stjean.com Arquivado em 31 de março de 2010, no Wayback Machine. (em francês)
  7. "Communiqué de Monseigneur Madec et Monseigneur Poulain", St Jean Stjean.com Arquivado em 16 de julho de 2011, no Wayback Machine. (em francês)
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Comunidade de São João