Comunidade intencional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Comunidade intencional, também conhecida por associativismo voluntário, primeiramente apontada por Charles Fourier na constituição das comunidades intencionais conhecidas como falanstérios, é atualmente uma prática libertária, considerada por alguns como uma forma de ativismo, que visa criar espaços e comunidades autônomas dentro, mas principalmente fora dos centros urbanos, cujo objetivo principal e demonstrar a possibilidade do anarquismo enquanto prática cotidiana.

Pode ser também, simplesmente, denominado de comunalismo e tem origens anteriores[carece de fontes?] em comunidades cristãs, que também se autodenomiram "comunistas", embora estivessem muito distantes dos atuais conceitos marxistas e muito próximas dos conceitos do anarquismo, praticamente idênticos aos seus, a não ser no que diz respeito à crença religiosa.

Falanstério[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Falanstério

Falanstério era a denominação das comunidades intencionais idealizadas pelo filósofo francês Charles Fourier. Consistiam em grandes construções comunais que refletiriam uma organização harmônica e descentralizada onde cada um trabalharia nos conformes de suas paixões e vocações.

Origem[editar | editar código-fonte]

Mais que nenhum outro pensador de seu tempo, Charles Fourier tratou de resolver todos os problemas da sociedade através da elaboração de um complexo sistema de organização social no qual toda pessoa, atividade ou coisa ocupava antecipadamente um lugar bem determinado. Fourier partia da crença de que o ser humano é intrinsecamente bom, porque é o depositário de uma harmonia natural que reflete a própria harmonia do universo. O problema residia na sociedade existente, que impedia o desenvolvimento completamente livre das qualidades do ser humano.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um sociólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ícone de esboço Este artigo sobre Anarquismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.