Conceição de Jacareí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Conceição de Jacareí.

Conceição de Jacareí é o 2º distrito do município brasileiro de Mangaratiba, no estado do Rio de Janeiro. Situa-se na divisa com o município de Angra dos Reis. O distrito fica a 133 quilômetros da capital do estado e possui cerca de 3.000 habitantes. As atividades econômicas são o comércio e o turismo e o transporte. Conceição de Jacareí possui uma praia que tem cerca de 1 km de extensão. O local possui escolas de ensino fundamental e médio e uma creche municipal. Em Conceição encontra-se a cachoeira "Véu de Noiva". Uma queda de água com cerca de 6 metros.

Praia em Conceição de Jacareí.

Praias[editar | editar código-fonte]

O distrito de Mangaratiba, possui 2 praias: a Praia de Conceição e Conceição de Jacareí.

Religião[editar | editar código-fonte]

A padroeira do distrito Conceição de Jacareí é Nossa Senhora da Conceição. A data da festa da padroeira, é comemorada todos os anos em 8 de dezembro. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1847, por pescadores da região.

No mesmo dia, os candomblecistas celebram o dia de Oxum, que no sincretismo religioso, refere-se a Nossa Senhora da Conceição. A elaboração da festa em homenagem a Oxum fica por conta do Centro de Cultura Afro-Brasileira Abassá de Omolu Jussuanã, presidido por Pai Nelson Jussuanã. Alguns rituais são feitos na praia ou na cachoeira, os fiéis cantam e fazem oferendas à Iemanjá.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Conceição de Jacareí

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do Rio de Janeiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.