Condado (Lisboa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Condado (bairro de Lisboa))
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. Foi sugerido que adicionasse esta.


Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde fevereiro de 2013). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Bairro do Condado, antiga Zona J de Chelas, foi criado a partir da concepção do Conjunto Habitacional, Zona J (1975-1978), desenhado pelo arquitecto Tomás Taveira e concebido de origem para ser pintado com cores invulgares.

Ao longo dos anos, o Bairro do Condado tem sido uma zona da cidade de Lisboa com vários problemas de ordem social, sobretudo relacionados com a deliquência juvenil e o tráfico de droga.

Com o objectivo de reduzir o problema, a Câmara Municipal de Lisboa aprovou, no dia 4 de Março de 2009, a transferência de uma verba de 3 milhões de euros para a Gebalis, empresa que gere os bairros municipais da cidade, no sentido da demolição de oito lotes do Bairro do Condado.

A medida tem como objectivo eliminar o chamado "corredor da morte", uma espécie de rectângulo formado por prédios, com corredores estreitos e escuros, onde se pratica o tráfico de droga e onde já foram mortos jovens em alegados ajustes de contas entre "gangs" rivais.

Com as demolições, irá nascer no Bairro do Condado um espaço ajardinado, com bancos e outro mobiliário urbano, e será igualmente realizado um "projecto de inserção" para os jovens do bairro.

O referido projecto incidirá na prevenção da toxicodependência e deverá ser concretizado numa parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e instituições da freguesia de Marvila.

Ícone de esboço Este artigo sobre Lugares e Bairros, integrado no Projecto Grande Lisboa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.