Conde de Andrade e Vilalba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sartego de Fernán Pérez de Andrade, O Bom.

Conde de Andrade e Vilalba é um título de nobreza galego concedido pelos Reis Católicos a Diego de Andrade ou Fernán de Andrade.

História[editar | editar código-fonte]

A família Andrade, originária do lugar do mesmo nome começou a ter importância no século XII. O seu primeiro membro do que se tem notícia é Fortunio Bermúdez, o seu filho Pedro Bermúdez de Andrade (1182-1235) foi o primeiro chamado Senhor de Andrade e avô de Fernán Pérez de Andrade, que depois de apoiar ao herdeiro do trono Pedro I de Castela (que lhe deu o senhorio de Vilalba) se puxou da parte do usurpador Henrique de Trastámara frente a seu irmão Pedro. Quando aquele acedeu ao trono, concedeu-lhe importantes privilégios, entre eles o condado. O título passou aos seus sobrinhos e daí ao mais importante da família Fernán de Andrade. Teresa, a filha de Fernando de Andrade, casou com o Conde de Lemos e o título transmitiu-se desde então com o condado de Lemos. Hoje faz parte do conjunto de títulos da Casa de Alba.

Condes de Andrade[editar | editar código-fonte]

  1. Diego de Andrade, pai de
  2. Fernán de Andrade, pai de
  3. Teresa de Andrade c.c. Fernán Ruíz de Castro, primeiro Marquês de Sarria, f.d. Infante D. Dinis de Portugal e D. Beatriz de Castro, Condessa de Lemos, e neto de D. Fernando II, Duque de Bragança, pais de
  4. Pedro de Castro e Andrade, pai de
  5. Fernán de Castro e Andrade, pai de
  6. Pedro Fernández de Castro e Andrade

Literatura[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]