Lista de condes e príncipes de Cápua

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Conde de Cápua)

Esta é uma lista dos governantes do Principado de Cápua.

Os gastaldos (ou condes) de Cápua foram vassalos dos príncipes de Benevento, até o início de 840, quando o conde Landolfo I começou a clamar pela independência que Salerno havia declarado recentemente. Isso causou uma guerra civil em Benevento, que duraria cerca de dez anos e, no final do século Cápua tornou-se definitivamente independente.

Domínio Lombardo[editar | editar código-fonte]

Condes[editar | editar código-fonte]

Em 910, os principados de Benevento e Cápua foram unidos pelas conquistas de Atenolfo I e declararam-se inseparáveis. Isto, e a inevitável co-regência de filhos e irmãos, provocam uma incessante confusão em qualquer historiador do período, mais ainda aos seus leitores.

Príncipes[editar | editar código-fonte]

O Principado de Cápua, como era visto no Séc XI

Em 982, o principado foi completamente dilacerado pela divisão que Pandolfo IV fez em suas vastas propriedades e por decreto imperial, mas a cronologia não se torna menos confusa.

A partir de 1058, deu-se o domínio normando. Oriundos da linhagem de Ranulfo Drengoto de Aversa em (1041) e que fora uma espécie de contrapeso à Casa de Altavila, que havia perdido todo o poder. A cronologia aqui, também, pode ser um tanto confusa devido à rivalidade entre Roberto II e Rogério II da Sicília e seus filhos.

Domínio Normando[editar | editar código-fonte]

Príncipes[editar | editar código-fonte]

Passou para os domínios do Reino da Sicília, tornando-se um privilégio para o sucessores seguintes:

Ver também[editar | editar código-fonte]