Conde de Munster

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
George FitzClarence, 1.º Conde de Munster.

Conde de Munster foi um título criado duas vezes, uma vez no Pariato da Irlanda e outra vez no Pariato do Reino Unido. A primeira criação aconteceu em 1789 em favor do príncipe Guilherme, o terceiro filho do rei Jorge III. Ele foi nomeado Duque de Clarence e St. Andrews ao mesmo tempo. Quando Guilherme subiu ao trono como rei Guilherme IV em 1830, os títulos se reverteram para a coroa.

A segunda criação aconteceu no Pariato do Reino Unido em 12 de maio de 1831 em favor de George Augustus Frederick FitzClarence, o filho ilegítimo mais velho de Guilherme IV. Ele foi nomeado Visconde FitzClarence e Barão Tewkesbury no condado de Gloucester ao mesmo tempo.[1] O viscondado foi usado como um título de cortesia pelo herdeiro aparente do condado. Os títulos foram criados com o restante para seus irmãos Frederick, Adolphus e Augustus.

O bisneto de Lorde Munster, o quinto conde (que sucedeu a seu tio), era um político conservador proeminente e ocupou um cargo ministerial sob cinco primeiros-ministros. Ele foi sucedido por seu primo em segundo grau, o sexto conde. Ele era filho do general de brigada Charles FitzClarence, filho do capitão George FitzClarence, terceiro filho do primeiro conde. Com a morte de seu filho, o sétimo Conde, em 2000, os títulos foram extintos.

Condes de Munster (primeira criação, 1789)[editar | editar código-fonte]

Condes de Munster (segunda criação, 1831)[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «No. 18803». The London Gazette. 13 de maio de 1831. p. 923 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Kidd, Charles, Williamson, David (editors). Debrett's Peerage and Baronetage (1990 edition). New York: St Martin's Press, 1990, [falta página]