Condado de Nevers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Conde de Nevers)



Comté (Duché) de Nevers
Condado (Ducado) de Nevers
1026 – 1798

Brasão de Nevers

Brasão



Localização de Nevers
Localização de Nevers
Continente Europa
Região França
País França
Capital Nevers
Governo Condado
(Ducado desde 1521)
História
 • 1026 Fundação
 • 1521 Elevação a Ducado
 • 1798 Dissolução

O Condado de Nevers (em francês: Comté de Nevers) foi um condado histórico do centro da França. A sua capital era a cidade de Nevers, e correspondia sensivelmente à antiga província do Nivernais e ao moderno departamento de Nièvre.

Em 1521, o condado foi elevado a Ducado de Nevers (em francês: Duché de Nevers).

História[editar | editar código-fonte]

o condado data, aaproximadamente, do início do século X. O condado foi frequentemente associado ao vizinho Ducado de Borgonha; fazia parte das terras e dos títulos detidos por Henrique I da Borgonha.

Em 1032, o Condado de Nevers é junto ao Condado de Auxerre mas, rapidamente, estalou um conflito com o bispo de Auxerre[1]. O primeiro conde titular foi Reinaldo I de Nevers.

Nevers passou para a domínio dos condes de Flandres no século XIV e, a partir daí, tornou-se possessão de Filipe II, o Ousado, Duque de Borgonha, que o reune, por um breve período, aos seus estados. Filipe de Borgonha, o filho mais novo de Filipe, o Ousado, recebeu o condado de Nevers que se tornoumais tarde uma possessão dum ramo cadete dos duques de Cleves. A partir de 1521, os governantes de Nevers fizeram-se chamar duques de Nivernais. O ducado sobreviveu até à Revolução francesa, o último duque foi Luís Júlio Mancini-Mazarini (Louis Jules Mancini-Mazarini), que perdeu o seu título durante o período revolucionário, mas sobreviveu ao período do Terror, morrendo de causas naturais em 1798.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em francês cujo título é «Comté de Nevers».

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • (em francês) Alain Bataille, Pascal Dibie, Jean-Pierre Fontaine, Jean-Charles Guillaume, Jean-Paul Moreau, Ferdinand Pavy, Line Skorka, Gérard Taverdet, Marcel Vigreux - "Yonne", Editions Bonneton, Paris, 1992, ISBN = 2-86253-124-3