Conde de Penafiel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Conde de Penafiel
Matta penafiel.png
Brasão de armas dos Condes de Penafiel
Duração Vitalício
Criado em 1798
Primeiro titular D. Maria I

Conde de Penafiel é um título nobiliárquico de juro e herdade criado em 17 de dezembro de 1798 por D. Maria I, rainha de Portugal, a favor de D. Manuel José da Maternidade da Mata de Sousa Coutinho (5 de maio de 1782 – 5 de setembro de 1859).

Este deve-se principalmente por ter sido extinto o ofício de Correio Mor do Reino, em 1797, e como este cargo era hereditário e o qual referido D. Manuel José detinha, foram-lhe dadas várias compensações, entre as quais este título nobiliárquico.

Era filho do 7º Correio-mor do Reino, José Antônio da Maternidade de Sousa Coutinho, oficial-mor da Casa Real, e de sua mulher D. Catarina da Câmara.

Contraiu matrimônio a 2 de maio de 1824 com D. Maria José de Castelo Branco, filha dos primeiros marqueses de Belas, com geração.

Foi o 8º Correio-mor do reino de Portugal, dando prosseguimento a este ofício que há quase dois séculos esteve sob os cuidados da família.

Seguiu carreira militar, combatendo na Guerra Peninsular.

Brasão d´Armas[editar | editar código-fonte]

Usou as seguintes armas: esquartelado; o I de ouro, três matas floridas de sua cor; chefe de vermelho, carregado de uma cruz de prata (Matta); o II e o III, esquartelado: o I e o IV, de prata, cinco escudetes de azul em cruz, carregados cada um de cinco besantes de campo, orla de vermelho carregada de sete castelos de ouro e por diferença um filete de negro sobreposto em barra, o II e o III, de vermelho, caderna de crescentes de prata (Sousa); e o IV, de ouro, cinco estrelas de cinco pontas de vermelho (Coutinho). Coroa de conde.

Reivindicações pós-Monarquia[editar | editar código-fonte]

Reivindicaram, também, o título de Conde/Condessa de Penafiel:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.