Confederação Brasileira de Golfe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Outubro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

A Confederação Brasileira de Golfe é uma entidade oficial que regulamenta o golfe no Brasil.

Em 1957, representantes do Royal & Ancient Golf Club of Saint Andrews – considerado o berço do golfe – e da United States Golf Association, reuniram-se em Washington para organizar o primeiro campeonato mundial por equipes. O Brasil foi convidado a participar através de Seymour G. Marvin, na época único brasileiro sócio de Saint Andrews.

Para garantir a participação do Brasil, Seymour criou no Rio de Janeiro, em 1958, com auxílio dos Drs. Oswaldo Aranha Filho e Carlos Borges, a ABG – Associação Brasileira de Golfe. Borges assumiu a presidência e Seymour foi o primeiro vice-presidente. Em 1960, a ABG foi transferida para São Paulo, por ser o Estado com o maior número de campos. Nessa época, a ABG foi presidida por Júlio da Cruz Lima e era responsável pela organização das equipes que representavam o País, além da importação de tacos e bolas de golfe com isenção alfandegária, conforme a legislação vigente.

Após Júlio da Cruz Lima, a entidade foi presidida por Seymour Marvin, seguido por Jesse Rinehart Jr., que teve papel importante na alteração da ABG, em 1976, para a atual CBG – Confederação Brasileira de Golfe, com a criação da terceira Federação Estadual, no Rio de Janeiro, após a fusão dos Estados do Rio de Janeiro e Guanabara. A CBG passou a agregar as federações Paulista, Sul-riograndense e do Rio de Janeiro.

Jesse permaneceu na presidência até 1979, sucedido por Luiz Nardy, Hélio Andrade, Luiz Arthur Caselli Guimarães, Waldir Ribeiro de Lima, D. Eudes de Orleans e Bragança, Luiz Arthur Caselli Guimarães Filho, Pedro Cominese, Álvaro Almeida, Rachid Orra e Paulo Cezar Pacheco.

O atual Presidente da entidade é Euclides Antonio Gusi.

A CBG agrega atualmente oito federações:


Federação Paulista de Golfe

Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro

Federação Paranaense de Golfe

Federação Riograndense de Golfe

FECONG – Federação Centro-Oeste / Nordeste de Golfe

Federação Norte de Golfe

Federação Pernambucana de Golfe

Federação Baiana de Golfe

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.