Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

As Nações Unidas coordenaram uma Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD) no Cairo, Egipto, de 5 a 13 de setembro de 1994. O seu Programa de Acção resultante é o documento orientador do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

Cerca de 20.000 delegados de vários governos, agências da ONU, ONGs e a mídia se reuniram para discutir uma variedade de questões populacionais, incluindo imigração, mortalidade infantil, controlo de natalidade, planeamento familiar, educação de mulheres e protecção para mulheres contra aborto inseguro.

Contexto e história[editar | editar código-fonte]

A primeira Conferência Mundial de População, organizada pela Liga das Nações e Margaret Sanger, foi realizada na Salle Central em Genebra, Suíça, de 29 de agosto a 3 de setembro de 1927.

A primeira Conferência Mundial de População patrocinada pelas Nações Unidas foi realizada em 1954 em Roma, a segunda em 1965 em Belgrado, a terceira em 1974 em Bucareste, a quarta em 1984 na Cidade do México.

Metas[editar | editar código-fonte]

De acordo com o comunicado oficial da ICPD, os delegados da conferência alcançaram consenso sobre as quatro metas qualitativas e quantitativas a seguir:[1]

  • Educação Universal;
  • Redução da mortalidade infantil;
  • Redução da mortalidade materna;
  • Acesso a serviços relativos à sexualidade, reprodução e planeamento familiar.

Referências