Conferência de Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas Ibero-americanas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Conferência de Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas Iberoamericanas (CAACI) é uma organização internacional criada no Foro de Integração Cinematográfica, realizado em Caracas em 1989.

Integrada pelas autoridades cinematográficas da região ibero-americana, seu objetivo é promover o desenvolvimento do setor audiovisual nos países-membros, além de fortalecer uma identidade cultural comum incentivando o intercâmbio cinematográfico[1].

A Secretaria Executiva da Cinematografia Ibero-Americana (SECI), órgão técnico e executivo da entidade, tem sede em Caracas. As reuniões da Conferência acontecem uma vez por ano, alternadamente em cada um dos países-membros.[2]

Países-membros[editar | editar código-fonte]

Plenos[editar | editar código-fonte]

Observadores[editar | editar código-fonte]

Acordos[editar | editar código-fonte]

Durante o Foro que criou o CAACI, em 1989, foram assinados mais dois acordos entre os fundadores da entidade. O primeiro foi o Acordo Ibero-americano de Co-Produção, que permite a co-produção financeira e técnico-artística entre os países-membros. O outro foi o Acordo para a Criação do Mercado Comum do Cinema Ibero-americano. Este documento permite que qualquer filme de um Estado-membro seja considerado uma produção nacional por outro Estado-membro.

Programas[editar | editar código-fonte]

Ibermedia[editar | editar código-fonte]

O Ibermedia é um fundo de apoio à produção e distribuição de filmes latino-americanos. Foi aprovado na V edição da Conferência Ibero-americana, na cidade argentina de Bariloche, em 1995, e iniciou sua atuação dois anos depois, na Cúpula de 1997, na Ilha de Margarita, na Venezuela. Além de estimular a coprodução de filmes para cinema e televisão, conta com linhas de ação para financiar a elaboração de projetos, a distribuição e promoção de filmes e a formação de recursos humanos.

O programa abre duas convocações anuais para apresentação de projetos de coprodução, desenvolvimento e formação[3].

DOCTV América Latina[editar | editar código-fonte]

Inspirado no Programa DOCTV do Ministério da Cultura do Brasil, tem como objetivo estimular a produção de documentários latino-americanos e a sua veiculação em emissoras de televisão dos países-membros[4].

Participam da iniciativa emissoras de TV pública dos integrantes da CAACI. O programa é financiado por aportes da Argentina, Brasil, México e Venezuela.

Morelia Lab[editar | editar código-fonte]

As oficinas Morelia Lab acontecem durante o Festival Internacional de Cinema de Morelia, no México. São encontros entre produtores latino-americanos, para troca de experiências e intercâmbio profissional[5].

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • [1] Site oficial
  • [2] Programa Ibermedia

Referências

  1. Cinema Ibero-Americano Arquivado em 9 de abril de 2012, no Wayback Machine.. Ministério das Relações Exteriores
  2. Programa Ibermedia e Caaci Arquivado em 25 de maio de 2013, no Wayback Machine.. Cultura e Mercado
  3. Ibermedia Arquivado em 20 de agosto de 2011, no Wayback Machine.. Agência Nacional do Cinema
  4. 18ª Reunião do CAACI Arquivado em 21 de dezembro de 2009, no Wayback Machine.. Ministério da Cultura do Brasil
  5. «CAACI - Programas». Consultado em 1 de julho de 2011. Arquivado do original em 10 de julho de 2011