Confrontos étnicos em Târgu Mureş

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tropas romenas nas ruas de Târgu Mureş

Os confrontos étnicos em Târgu Mureş (também chamado de Março Negro)[1] referem-se a incidentes violentos entre os grupos étnicos romeno e húngaro na Transilvânia, Romênia, no início da década de 1990. Esses confrontos foram os incidentes interétnicos mais sangrentos da era pós-comunista na Transilvânia. [2] Târgu Mureş é uma cidade romena, com uma população etnicamente mista que estava quase igualmente dividida entre romenos e húngaros após a queda do regime comunista em dezembro de 1989. Era um importante centro cultural e político para a minoria húngara na Transilvânia. [3]

Em março de 1990, confrontos de curta duração, porém violentos, ocorreram entre os dois grupos étnicos na cidade, envolvendo romenos étnicos de aldeias vizinhas. Esses confrontos deixaram seis pessoas mortas e trezentas feridas. [2] Os tumultos foram transmitidos a nível nacional na televisão romena e foram cobertos por meios de comunicação em todo o mundo.

Ainda é amplamente contestado o que desencadeou os tumultos. A natureza do envolvimento da mídia e do governo romeno também é questionada.

Referências

  1. Ildikó Lipcsey, Sabin Gherman, Adrian Severin, Romania and Transylvania in the 20th Century, Corvinus Pub., 2006, p. 193
  2. a b Anamaria Dutceac Segesten (2011). Myth, Identity, and Conflict: A Comparative Analysis of Romanian and Serbian Textbooks (em inglês). [S.l.]: Lexington Books. ISBN 9780739148679 .
  3. Guntram Henrik Herb; David H. Kaplan (1999). Nested Identities: Nationalism, Territory, and Scale (em inglês). [S.l.]: Rowman and Littlefield .