Congresso Geral do Povo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Não confundir com Congresso Geral do Povo (Líbia).
Congresso Geral do Povo
المؤتمر الشعبي العام
Presidente Ali Abdullah Saleh
Fundação 24 de agosto de 1982
Sede Sanaa, Iêmen
Ideologia Nacionalismo árabe

O Congresso Geral do Povo (em árabe: المؤتمر الشعبي العام; transliterado: Al-Mo'tamar Ash-Sha'abiy Al-'Aam) é o partido político no poder no Iêmen. Foi fundado em 24 de agosto de 1982, em Sanaa, por Ali Abdullah Saleh. O partido é dominado por uma linha nacionalista, e sua ideologia oficial é o nacionalismo árabe, buscando a unidade árabe.

História[editar | editar código-fonte]

República Árabe do Iêmen[editar | editar código-fonte]

Fundado em 1982 para servir como um único partido[1] , liderou a República Árabe do Iêmen (comumente chamado de "Iêmen do Norte"), presidido por Ali Abdullah Saleh até 1990, enquanto que o Partido Socialista Iemenita liderou a República Democrática Popular do Iêmen (comumente chamado de "Iêmen do Sul"), um regime marxista que existiu de 1967 a 1990, presidido por Ali Salim al-Beidh.

República do Iêmen[editar | editar código-fonte]

Se tornou o partido majoritário no país, após a reunificação dos dois Estados em 22 de maio de 1990. Nas últimas eleições legislativas de 27 de abril de 2003, o partido obteve 59% dos votos e 238 dos 301 assentos na Assembleia de Representantes do Iêmen. O atual líder do partido é Abd Rabbuh Mansur Al-Hadi, o Presidente do Iêmen.

Referências

  1. Collectif, Le Yémen contemporain, Karthala, 1999, page 165

Ligações externas[editar | editar código-fonte]