Conjunto Estrela d'Alva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Conjunto Estrela d'Alva

Estrela Dalva

—  Bairro do Brasil  —
Distritos
Área
 - Total 0,154
População
 - Total Cerca de 10,000
Domicílios 1381
Energia elétrica (%) 100
Água encanada (%) 100
Coleta de lixo (%) 100
Fonte: Não disponível
Conjunto Habitacional Estrela D'alva.

Conjunto Habitacional Cercadinho, antigo Paineiras, popularmente conhecido como Conjunto Estrela D'alva, é um grande condomínio da região Oeste de Belo Horizonte.

É formado por 154 mil m², 1381 apartamentos de 2 ou 3 quartos e prédios de 4 ou 10 andares, padrão BNH. O Conjunto Estrela D'alva é a maior área verde urbanizada de Belo Horizonte. Sua área total soma 154.000 metros quadrados.[1] O Conjunto conta ainda com uma Igreja Católica (Paróquia Santa Maria Estrela do Amanhã), um Centro Comercial, um parque (Parque Estrela D'alva), um Posto de Saúde,Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Havaí e uma escola pública (Escola Municipal Prefeito Aminthas de Barros), uma Sociedade de Condomínios (Sociedade de Condomínios do Conjunto Habitacional Paineiras) que substitui a associação comunitária, sendo que foi um dos primeiros projetos no Brasil.

Há, inclusive um movimento comunitário que defende o tombamento do conjunto para que seus aspectos arquitetônicos originais não sejam modificados[carece de fontes?]. O projeto arquitetônico e paisagístico do conjunto já foi objeto de destaque em revistas especializadas[carece de fontes?].

O Estrela D'alva firmou-se, passados mais de 20 anos da sua inauguração, como uma agradável exceção à regra, manteve a essência da sua concepção arquitetônica e urbanística original e ainda consegue emocionar muitos dos seus habitantes, que se manifestaram espontâneamente .[1]

História[editar | editar código-fonte]

O conjunto foi construído no final da década de 1970 pela Inocoop Centrab e oficialmente entregue em 1981, sendo portanto mais antigo que o vizinho Buritis.

No início do bairro era muito difícil o transporte devido as poucas saídas, característica que marca até os dias de hoje, vide o Buritis, tendo saída pelo antigo bairro Cercadinho que posteriormente foi absorvido pelo bairro Estoril. Nesta época o ônibus era chamado de “Poerinha” e passava pelo Jardim América.

Nos primeiros anos o comércio se limitava ao Mercado do Português, um mercadinho pequeno que usou a edificação do alojamento dos pedreiros da obra que ficava onde hoje e a entrada do Parque Estrela Dalva. E depois passou para onde seria construído o centro comercial. [2]

Na década de 1990, para evitar desavenças entre os moradores, principalmente por causa dos estacionamentos, passou-se a cercar as quadras e separar as áreas menores para melhor organizar a questão de condomínio da área e a segurança das mesmas.

A Quadra 89 foi a primeira a fazer o cercamento interno em virtude da segurança,sendo que aconteceu na Rua Deputado Sebastião Nascimento fundos com Rua Havana, foi no final dos anos 80. O projeto original do arquiteto Joel Campolina não previa cercamento externo e interno.

Centro Comercial
Posto de Saúde do Bairro

Parques[editar | editar código-fonte]

  • Parque Estrela Dalva.

Ruas e Avenidas[editar | editar código-fonte]

  • Avenida Costa do Marfim;
  • Rua Manila;
  • Rua Áustria;
  • Rua Georgia;
  • Rua San Salvador;
  • Rua Havana;
  • Rua Deputado Sebastião Nascimento;
  • Rua Paulo Diniz Carneiro.

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Conjunto Estrela d'Alva


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.