Conjunto Túnel de Ibirité

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Conjunto Túnel de Ibirité (Belo Horizonte)
—  Bairro do Brasil  —
Fonte: Não disponível

Conjunto Túnel de Ibirité é um bairro da região administrativa do Barreiro, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

O Conjunto Túnel de Ibirité é um conjunto habitacional de classe alta e classe média, criado no início da década de 70. Está localizado no Bairro Tirol. A via de acesso era a "Antiga Estrada Velha de Ibirité". No bairro, passa a linha ferroviária que liga o Barreiro a cidades como Ibirité e Brumadinho. A princípio, as casas foram construídas em estilo popular, distribuidas de forma padrão aos moradores, em sua maioria, pela COHAB. As ruas do Conjunto foram nomeadas por letras, para facilitar o acesso e localização dos moradores e estabelecimentos. O transporte público era feito pela antiga linha 1143 ( Tirol/Centro ) Hoje, poucos moradores mantém a arquitetura antiga em seus imóveis, realizando obras de melhoria, valorizando-os. O Conjunto Túnel de Ibirité possui posto de saúde, supermercados, padarias, bares, armarinhos, a Escola Municipal Helena Antipoff, a Escola Municipal Antônio Salles Barbosa, 02 campos de futebol sendo um deles todo cercado e uma futura área de lazer e cultura construída ao lado do Antigo Galpão, atual Sede da Associação de Bairro. O Conjunto é atendido por 03 linhas de ônibus ( 308 - Tirol/Estação Barreiro, 32 - Itaipú/Cardoso e 1220 - Sol Nascente/Água Branca ). É um dos bairro mais valorizados da região. Apresenta baixo índice de criminalidade, é bem arborizado, agradável para se viver e apresenta como principal característica, a semelhança com cidades do interior.

As principais vias do Conjunto Túnel de Ibirité são:

Avenida Bráulio Gomes Nogueira, Rua Francisco Jonas Santana, Rua Abelardo Chacrinha Barbosa

Faz limites com os bairros: Itaipú, Tirol e Lindéia.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.