CONLANG

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Conlang)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

CONLANG (de CONstructed LANGuage em inglês, ou "língua construída") é o nome de uma lista de correio eletrônico devotada à discussão de línguas artificiais de todos os tipos (exceto que o "evangelismo" de linguagens auxiliares, tais como o Esperanto, é desaprovado), e lingüística em geral. A lista da CONLANG é uma comunidade estabelecida, com mais de 600 membros, incluindo muitos contribuintes regulares que postam em grande quantidade, tanto lingüistas profissionais quanto amadores. Seus arquivos estão localizados num servidor da Brown University.

Esta lista iniciou e popularizou o uso do termo CONLANG para línguas artificiais, o qual, agora escrito em caixa baixa (conlang) acabou por tornar-se mais disseminado e conhecido do que a lista postal epônima. Os ideolingüistas (ou conlangers ) que postam ou postaram na lista incluem Sally Caves, que criou Teonaht, e Andrew Smith, criador de Brithenig.

Também, sítios tais como Zompist.com e Langmaker ganharam grande popularidade entre a comunidade de construção lingüística em tempos recentes. Grandes discussões e listas de línguas construídas podem ser encontradas nestes sítios, tornando-os ferramentas essenciais para o iniciante neste passatempo bastante curioso.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.