ConocoPhillips

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2012).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
ConocoPhillips
Tipo Pública
Cotação NYSE: COP, BM&F Bovespa: COPH34
Indústria Empresa de energia e petrolífera
Fundação 30 de Agosto de 2002 (fusão)
1875 (Conoco)
1917 (Phillips) [1]
Sede Houston, Texas
Pessoas-chave James Mulva, CEO & Chairman
Empregados 39 000
Produtos Produtos petroquímicos
Faturamento $230,7bilhões (USD) (2008)
Website oficial www.conocophillips.com

ConocoPhilips é uma multinacional norte-americana e trabalha com energia como: exploração de petróleo, Gás natural, produção e transporte químico e de plástico, cuja sede fica localizada em Houston, no Texas. É a maior empresa exploradora e produtora do mundo e também consta no ranking anual da Fortune Global 500[1]. A ConocoPhilips foi criada com a fusão entre Conoco Inc. e a Philips Petroleum Company em 30 de agosto de 2002.

História[editar | editar código-fonte]

Conoco Inc. foi uma empresa petrolífera norte-americana fundada em 1875 com o nome de Continental Oil Transportation Company. Com sede em Utah, a empresa era uma distribuidora de carvão, petróleo, querosene, graxa e velas no oeste americano. Marland Oil Company (fundada pelo explorador pioneiro E. W. Marland) mais tarde adquiriu um espólio (sujeito a obrigações) de Companhia Petrolífera Continental, como uma consideração por suas 2.317.266 ações em estoque. Em 26 de junho de 1929, a Marland Oil mudou seu nome para Continental Oil Company e também deslocou sua sede para Oklahoma. A aquisição deu à Conoco o logotipo de uma barra e um triângulo vermelhos. A Conoco usou-o entre os anos 1930 e 1970, quando o atual logotipo de cápsula vermelha foi adotado.

Em 2005, a ConocoPhilips começou a remarcar seus 76 postos de gasolina os quais a Philips adquiriu da Tosco antes da fusão com a Conoco. A mudança proporcionou uma campanha de petição por parte de fãs na esperança de salvar o histórico símbolo laranja.

Em 2006, a ConocoPhilips comprou Wilhelmshavener Raffineriegescellschaft mbH na Alemanha e a Burlington Resources nos EUA. No mesmo ano, Richard Armitage, vice-secretário do Departamento de Estado dos EUA, foi eleito para o Conselho de Administração da companhia petrolífera ConocoPhilips.

Em 2007, a Chevron comprou todos os postos de gasolina da ConocoPhilips e mudou sua marca para a Texaco.

Em 2012, a parte de refinaria da Phillips voltou a ser uma companhia independente, batizada "Phillips 66" em homenagem a uma gasolina que a companhia vendia desde 1927.[2]

Referências

  1. «ConocoPhillips». Consultado em 19 de novembro de 2012 
  2. «Conoco says refining co will be Phillips 66». "Conoco says refining co will be named Phillips 66". Reuters. November 10, 2011. Consultado em November 10, 2011  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.