Conquistador (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portugal "Conquistador"
Festival Eurovisão da Canção 1989
Grupo Da Vinci
Línguas Português
Compositor(es) Ricardo Landum
Letrista(s) Pedro Luís Neves
Maestro Luís Duarte
Resultado da final 16.º
Pontos da final 39
Atuações cronológicas
◄ Voltarei (1988)   
Há Sempre Alguém (1990) ►

"Conquistador" foi a canção selecionada para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção 1989, interpretada em língua portuguesa pela banda Da Vinci. Foi a nona canção a ser interpretada na noite do evento, a seguir à canção norueguesa Venners nærhet, interpretada por Britt Synnøve e antes da canção sueca En Dag, interpretada por Tommy Nilsson. A canção ficou classificada em 16º, com 39 pontos.

Autores[editar | editar código-fonte]

Letra[editar | editar código-fonte]

A canção fala-nos dos descobrimentos portugueses/expansão portuguesa, a aventura dos portugueses em descobrir ou achar novas terras : "Foram mil epopeias, Vidas tão cheias, Foram oceanos de amor". Faz-se referência que a expansão portuguesa não foi fruto de apenas uns aventureiros, mas de todo um povo (das várias classes sociais: clero, nobreza e povo) que se espalhou pelo mundo, deixando vestígios culturais: "Era todo um povo Guiado pelos céus Espalhou-se pelo mundo Seguindo os seus heróis E levaram a luz da cultura Semearam laços de ternura".

Na letra só se revelam os aspetos positivos da expansão portuguesa, ignorando-se os negativos, como a escravatura. A vocalista da banda (Iei Or) põe-se na pele de uma conquistadora diz que já tinha ido ao Brasil, Praia (Cabo Verde), Angola, Goa, Macau e Timor (referência a Timor-Leste). Todos aqueles locais foram antigas possessões portuguesas

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portugal "Conquistador", canção de Portugal no Festival Eurovisão da Canção 1989.

Portal A Wikipédia possui o
Portal da Música
Ícone de esboço Este artigo sobre uma canção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.