Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Itapipoca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Itapipoca

Emblema
Autarquia
Fundador(es) Governo do Estado do Ceará
Sede Itapipoca, CE,  Brasil
Área(s) servida(s) Microrregião de Itapipoca
Website oficial cpsmitapipoca.ce.gov.br [1]

O Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Itapipoca (CPSMIT) é um consórcio intermunicipal de saúde formado pelos municípios de Amontada, Itapipoca, Miraíma, Trairí, Tururu, Umirim e Uruburetama. É mantido com Recursos Públicos dos Municípios participantes e ainda com recurso do Governo do Estado do Ceará [1] sendo incorporado como ponto de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto, a população de 272.517 habitantes dos 7 municípios da Região de Saúde de Itapipoca é beneficiada com esse serviço de forma gratuita.

Instalações[editar | editar código-fonte]

Conta com uma policlínica e um Centro de Especialidades Odontológicas o CEO-R Itapipoca.

A policlínica Dr. Francisco Pinheiro Alves localiza-se na Av. Anastácio Braga, 2405 e oferta atendimento nas áreas de oftalmologia, ginecologia e obstetrícia, clínica médica, otorrinolaringologia, cardiologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia e traumatologia com serviços técnicos de enfermagem, farmácia clínica, fisioterapia, assistência social, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição e psicologia.

Já o CEO-R Itapipoca localiza-se na Av. Esaú Alves Aguair, S/N e oferta gratuitamente atendimento especializado em odontologia para a população dos municípios que compõem a 6ª CRES (Amontada, Itapipoca, Miraíma, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama). O CEO-R Itapipoca está estruturado com uma clínica integrada, destinada ao atendimento das especialidades de endodontia, prótese, dor orofacial, periodontia e ortodontia, e mais dois consultórios odontológicos destinados aos atendimentos de cirurgia oral menor e pacientes com necessidades especiais. Além dessas especialidades, o CEO Regional de Itapipoca possui um Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico onde são realizadas radiografias panorâmicas, cefalométricas e periapicais através de aparelhos de radiografia digitais.

Referências

  1. DANTAS, Daniel do Vale. ANDRADE, Giovana de Albuquerque. CONSÓRCIOS PÚBLICOS EM SAÚDE NO ESTADO DO CEARÁ: A QUEM PRESTAR CONTAS? . V Congresso CONSAD de Gestão Pública. Brasília, jun. 2012