Conselheiro Paulino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde janeiro de 2017).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Conselheiro Paulino é o 6º distrito (e o segundo mais industrializado) do município de Nova Friburgo, na região serrana fluminense, localizando-se a 140 km da capital e a 7 km da sede do município.[1] Localidade foi levada a condição de distrito em 1952 e hoje desponta como força econômica de Nova Friburgo.

Com uma população estimada de 60 mil habitantes, está conurbado com o centro de Nova Friburgo, e apresenta uma tendência desta conurbação em direção norte, ao distrito de Riograndina. É responsável por uma significativa parte do PIB da cidade e é também o distrito que mais apresenta crescimento, devido, principalmente, à concentração de indústrias,[2] em sua maioria metalúrgicas/siderúrgicas e confecções (principalmente do setor de moda íntima), e também à presença de depósitos/revendas atacadistas e varejistas de pequeno e médio porte.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Conselheiro Paulino foi formado de terras desmembradas dos 1º, 2º e 4º distritos, tendo sido criado pela Lei nº 1428, de janeiro de 1952 ate então com o nome de Fazenda da ponte de tábuas.

A denominação do distrito foi dada em homenagem a Paulino José Soares de Sousa, conhecido como Paulino de Sousa, proprietário rural e político brasileiro. Filho de Paulino José Soares de Sousa, visconde do Uruguai.

O distrito é formado por vários loteamentos e bairros: Alto do Catete, Fazenda da Laje, Floresta, Jardim Califórnia, Jardinlândia, Prado, Santa Terezinha, Santo André, São Jorge, entre outros .

A 7 km do Centro de Nova Friburgo, Conselheiro Paulino é uma extensão da urbe de Nova Friburgo com vários bairros residenciais populosos, um pequeno comércio disperso, pequenos clubes sociais e esportivos, alguns educandários e muitas micro empresas.

Econômico[editar | editar código-fonte]

Hoje Conselheiro Paulino é composto por cerca de 40 bairros e uma área de aproximadamente 52 quilômetros quadrados. O distrito é um dos mais populosos de Nova Friburgo, com mais de 60 mil moradores, e responsável por grande parte da economia friburguense; Isso porque a maioria das industrias da cidade estão localizadas ao longo de sua extensão.

Além de Fábricas do setor metalmecânico ( Stam, união Mundial e a 3F) cujo carro chefe são as fechaduras, em Conselheiro Paulino há também importantes empresas na área de transporte, como a Faol, alimentação e confecção, com destaque para a moda íntima.

Outra questão que também chama atenção é o comércio diversificado. são lojas de moveis, materiais de construção, auto peças, venda de carros, oficinas, postos de combustível, padarias, supermercados, restaurantes, lanchonetes, bancos, lojas de roupas, floricultura, farmácia entre tantos outros estabelecimentos. Por este motivo, não há como negar que, Conselheiro Paulino responde por uma parte bastante significativa do PiB municipal. Há quem diga inclusive que o distrito é o pilar da economia da cidade sendo hoje a principal fonte para composição da receita de Nova Friburgo.

Ás áreas de lazer são outro ponto forte do distrito. O haras Kaylua, ponte de ferro localizada na fazenda da laje, o véu das noivas, o cão sentado e o tradicional festival de folia de reis, que reúne diversos visitantes, são alguns deles.

É responsável pela segunda parte do PIB de Nova Friburgo. Compõe uma participação nos impostos e gera a terceira arrecadação municipal, contribuindo para a cidade através do comercio local. Tendo em 1996, cerca de 25 mil habitantes, Conselheiro Paulino tem um parque industrial metalúrgico significativo e pequeno comércio, bancos, clubes esportivos e sociais.

Referências

  1. «Distritos de Nova Friburgo». Prefeitura de Nova Friburgo. 2011. Consultado em 20 de abril de 2012 
  2. STAM, HAGA e Ferragens 3F são algumas das indústrias friburguenses mais conhecidas.

[1]

  1. jornal a voz da serra www.avozdaserra.com.br